Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Segunda Vinda
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

Satanás é o "deus deste mundo"?
Por Gary DeMar*

Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo

______________


 

...Os cristãos usarão todos os tipos de desculpas para se manterem fora das batalhas religiosas-culturais de hoje. Uma das desculpas mais diabólicas é afirmar que Satanás é o deus legítimo deste mundo. Isso se traduz em acreditar que este mundo é demoníaco. Vamos ver o que a Bíblia realmente diz sobre isso.

   Satanás é uma criatura. Como todas as criaturas, ele tem certas limitações. Mesmo sob a Antiga Aliança, Satanás teve que receber permissão de Deus antes que ele pudesse agir (Jó 1:6-12; 2:1-7). As limitações de Satanás foram multiplicadas desde a crucificação, ressurreição e ascensão de Jesus.

   A Bíblia nos mostra que, se “resistirmos ao diabo, ele fugirá” de nós (Tiago 4:7). O único poder que Satanás tem sobre o cristão é o poder que damos a ele e o poder concedido a ele por Deus (2ª Coríntios 12:7-12). As Escrituras nos dizem que Satanás é derrotado, desarmado e destruído (Colossenses 2:15; Apocalipse 12:7; Marcos 3:27). Ele "caiu" (Lucas 10:18) e foi "derrubado" (Apocalipse 12:9). Ele foi “esmagado” sob os pés dos primeiros cristãos e, implicitamente, sob os pés de todos os cristãos ao longo dos tempos (Romanos 16:20). Ele perdeu a "autoridade" sobre os cristãos (Colossenses 1:13). Ele foi "julgado" (João 16:11). Ele não pode "tocar" um cristão (1ª João 5:18). Suas obras foram destruídas (1ª João 3:8). Ele não tem "nada" (João 14:30). Ele deve "fugir" quando "resistido" (Tiago 4:7). Ele está "amarrado" (Marcos 3:27; Lucas 11:20). Por fim, as portas do inferno “não dominarão” a igreja que avança no Senhor Jesus Cristo (Mateus 16:18).[1] Finalmente, certamente Satanás está vivo, mas ele não está bem no planeta Terra.

   Então, o que Paulo quer dizer quando descreve Satanás como “o deus deste mundo", na verdade, "desta era"? (2ª Coríntios 4:4). Conforme algumas pessoas dizem, este versículo ensina que Satanás tem todo poder e autoridade nesta dispensação e no planeta Terra. Enquanto o Senhor é o Deus do céu e da era vindoura, Satanás é o deus do mal deste mundo e desta era presente. Essa visão dualista do universo pode fazer parte da filosofia grega, mas não tem lugar na teologia bíblica.

   Embora seja verdade que o diabo é considerado o deus desta era,[2] sabemos que Deus é "o Rei dos séculos” (1ª Timóteo 1:17). Paulo está simplesmente afirmando que Satanás é o deus escolhido daqueles que negam Jesus como o legítimo herdeiro de Deus de todas as coisas (Mateus 22:1-14). Estes são os verdadeiros anticristos (2ª João 2:7; 1ª João 2:18, 22). Jesus está na posse de "toda autoridade", no céu e na terra (Mateus 28:18-20). Além disso, sabemos que o poder de Satanás não tem aumentado desde o tempo de Jó. Ele ainda é uma criatura que pede permissão a Deus. Isto é especialmente verdade sob a nova e melhor Aliança inaugurada por Jesus Cristo. Como os versos acima esclarecem, Satanás é uma criatura de segunda classe que foi expulsa e julgada: "o governante deste mundo será expulso” (João 12:31); “o governante deste mundo foi julgado” (João 16:11).

   O que, então, o apóstolo quer dizer quando descreve Satanás como "o deus desta era"? Primeiro, nunca devemos permitir que uma passagem finalize nossa compreensão de um determinado doutrina. As Escrituras devem ser comparadas às Escrituras. Não há contradições. Portanto, não podemos ter a Bíblia dizendo sobre o único Deus verdadeiro: "Eu sou o SENHOR, e ali não é outro; além de mim não há Deus” (Isaías 45:5) e depois fazer de Satanás um deus rival.

    Paulo deve ter outra coisa em mente. Não podemos dizer que Satanás foi julgado e expulso, algo que não acontece aos deuses, e ainda manter que ele é o deus deste mundo semelhante ao modo como Jeová é Deus deste mundo. Paulo está fazendo uma teologia e ponto. Por exemplo, Jesus diz aos fariseus que o diabo é o pai deles (João 8:44). Nós saibemos que Satanás não é o pai biológico deles. Em vez disso, ele é o pai espiritual deles, pois eles rejeitaram seu verdadeiro Pai e Seu Filho, Jesus Cristo. Fisicamente, esses judeus, com certeza, são filhos de Abraão; mas espiritual e moralmente - e esse era o problema - eles são filhos do diabo.[3]

   Jesus está descrevendo o diabo como alguém que dá à luz uma cosmovisão, uma cosmovisão que inclui mentira e assassinato. Nesse sentido, Satanás é seu pai espiritual. Do mesmo jeito, Satanás é um deus para aqueles que se apegam à glória de Moisés, “o ministério da morte” (2ª Coríntios 3:7). Esta é a era sobre a qual ele é um deus, uma era que “não tem glória por causa da glória que a supera” (v. 10).

   Segundo, o diabo é escolhido como deus pelos “que estão perecendo” e ele deve cegar antes de segui-lo: “O deus deste mundo cegou a mente dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2ª Coríntios 4:4). Esta passagem ensina que os incrédulos são enganados ao acreditarem que “a antiga aliança”, onde o “véu permanece desapertado”, é o caminho para a vida (v. 14). Satanás é o deus do “ministério da morte”. O “deus desta era” os mantém em cativeiro, "mas sempre que um homem se volta para o Senhor, o véu é retirado” (v. 16). A libertação do ministério da morte só vem onde o Espírito do Senhor está: “Agora o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, há liberdade” (v. 17). Mas Satanás cegou os olhos dos incrédulos, para que não possam ver o véu levantado. Eles ainda estão confiando nas sombras da Antiga Aliança.

   Terceiro, como os ídolos em geral, o diabo não é "por natureza" um deus (Gálatas 4:8; cf. Deuteronômio 32:17; Salmo 96:5; 1ª Coríntios 8:4; 10:20). Em Filipenses 3:19, Paulo nos diz que aqueles que são “Inimigos da cruz de Cristo” adoram “seu apetite”: “Para muitos andam, dos quais eu frequentemente vos disse, e agora te digo até chorando, que eles são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a destruição, cujo deus é o apetite deles, e cuja glória está na sua vergonha, que decidem as coisas terrenas. ”O apetite não é um deus, mas pode ser escolhido como um deus.

   Quarto, a única maneira de Satanás se passar por deus é primeiro cegar suas vítimas. Manter em mente que Jesus descreveu o diabo como “mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Apesar que Satanás se disfarça de deus, isso não faz dele um deus. Satanás deseja, ainda que em vão, estabelecer-se como Deus, e o pecador, ao se rebelar contra o Deus verdadeiro, sujeita-se àquele que é o autor de sua rebelião. Os não regenerados servem a Satanás como se ele fosse o Deus deles. Entretanto, eles não podem escapar do domínio do único Deus verdadeiro. Pelo contrário, eles são trazidos sob Seu julgamento justo; pois Satanás é uma criatura e não um Deus a ser servido (cf. Romanos 1:18, 25). Assim como existe um evangelho no mundo e toda alternativa pretendida é um falso evangelho, então existe apenas um Deus do universo e todas as outras "divindades" que os homens adoram e servem é um falso deus.[4]

    Quando toda a evidência está presente, aprendemos que Satanás é o deus de uma era que estava passando longe. “Esta era” e “este mundo” são usados ​​“em um sentido ético”, denotando “o imoral reino da desobediência, em vez do escopo abrangente da criação" representando “a vida do homem à parte de Deus e ligada a impulsos pecaminosos, um mundo “eticamente separado de Deus”.[5] Chamar Satanás de “deus desta era” é mais um reflexo sob a condição de "nesta era" do que o status real do diabo. Os comentários de Crisóstomo dizem que “as Escrituras freqüentemente usam o termo deus, não em relação à dignidade que é tão designado, mas da fraqueza daqueles que a sujeitam; como quando ele chama mamom o senhor e deus do ventre: mas o ventre não é, portanto, nem Deus e nem mamom Senhor, salvo apenas daqueles que se curvam a eles”.[6]

    Quando a igreja faz de Satanás o "deus desta era", ela caiu para um dos esquemas demôníacos - dando a ele muito mais crédito e poder do que ele merece. Ele está bastante satisfeito em fazer alguém acreditar em uma de suas mentiras.

   É como Martinho Lutero disse:

    E embora este mundo, deva estar cheio de demônios, nos ameaçando a nos desfazer, não tenhamos medo, pois Deus quis que Sua verdade triunfasse através de nós. O Príncipe das Trevas, Sombrio, não trememos por ele; sua raiva podemos bloquear, pois eis que seu destino está certo, uma pequena palavra cairá sobre ele.

 

 

    Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org

Saiba mais sobre Gary DeMar clique aqui

Título original: Is Satan the ‘god of this world’?

Fonte: www.americanvision.org/6612/is-satan-the-god-of-this-world/


_____________________________
Notas:

1. The material on Satan was taken from Jay E. Adams, The Christian Counselor’s Manual (Grand Rapids, MI: Baker Book House, 1973), 126-27.

2. The Greek word in this passage is “age” (Gr. aion“).

3. William Hendriksen, Exposition of the Gospel According to John,, 2 vols. (Grand Rapids, MI: Baker Book House, 1953-54), 2:60.

4. Philip E. Hughes, Commentary on the Second Epistle of the Corinthians, The New International Commentary on the New Testament Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1962, 127.

5. Greg L. Bahnsen, “The Person, Work, and Present Status of Satan,” The Journal of Christian Reconstruction, Symposium on Satanism, ed. Gary North, 1:2 (Winter, 1974), 22.

6. Quoted in Hughes, Commentary on the Second Epistle of the Corinthians, 128.