Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Segunda Vinda
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

A Bíblia Ensina Sobre Dois Tipos
de "fim" do Mundo?
Por César Francisco Raymundo *
________________

 


..."Estando ele sentado no monte das Oliveiras, seus discípulos aproximaram-se dele em particular, dizendo: Dize-nos quando essas coisas acontecerão e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo".
............................ (Mateus 24.3 - Almeida Século 21 - o grifo é meu)

..."E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim".

..."E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim".
.........................................................(Mateus 24.6, 14 - o grifo é meu)

..."E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder".
................................................ (1ª Coríntios 15.24 - o grifo é meu)

...A grande maioria dos crentes quando exposta diante desses versículos dirá que os mesmos tratam do fim do mundo, do último dia ou da segunda vinda de Cristo. No entanto, uma análise mais minuciosa mostrará que Mateus 24 e 1ª Coríntios 15, são contextos diferentes.

...O capítulo 24 do evangelho de Mateus trata da vinda de Cristo em juízo contra a nação de Israel. Aquela geração dos dias de Jesus experimentou esse juízo. Todos aqueles sinais descritos tais como terremotos, guerras, rumores de guerra e evangelho sendo pregado a todas as nações, eram sinais que precediam a vinda de Jesus em juízo naquela geração. Portanto, Mateus 24 - bem como Lucas 21 e Marcos 13 - tratam do mesmo assunto, e não nos ensina acerca da Segunda Vinda de Cristo.

...A expressão “fim do mundo” é muito mal entendida como "fim do mundo físico", ou seja, do kosmos. Na verdade, essa expressão não significa um grande evento profético tal como o Armagedom, a Segunda Vinda de Cristo, ou a inauguração dos novos céus e nova terra.

...A expressão “fim do mundo” com o significado de "fim do mundo físico", não é encontrada na Bíblia. Se a Bíblia ensinasse sobre o fim do mundo físico, seria de esperar encontrar a palavra grega "kosmos" que significa mundo.

...O escritor Gary DeMar nos informa que "as traduções modernas não traduzem as passagens como o “fim do mundo”, porque a palavra grega usada é aion e não kosmos. A Nova tradução King James consertou o erro de tradução da KJV original ao traduzir aion como “idade” e não “mundo” (Mateus 13:39, 40, 49; 24:3; 28:20;. Hb 9:26). Aion refere-se a um período de tempo, não ao mundo físico (1 Coríntios 10:11;. Hebreus 9:26)".[1]

...Uma vez que é assim, então, o que realmente significa a expressão "fim do mundo"? O que é o “fim da idade”? Veremos sobre isto no próximo tópico.

O Fim do Mundo em Mateus 24.3

"Estando ele sentado no monte das Oliveiras, seus discípulos aproximaram-se dele em particular, dizendo: Dize-nos quando essas coisas acontecerão e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo".

...Preste bastante atenção no comentário abaixo:

..."Assim, novamente, "essas coisas" - a destruição do templo - estão associadas ao fim do mundo. Agora, permita-me explicar isto. A versão da bíblia que usamos, a ACF [Almeida Corrigida Fiel], assim como outras versões, traduz Mateus 24:3 como fim do “mundo”. Isso está errado. A palavra grega usada aqui é aeon, que significa "idade". Não é a palavra grega "kosmos" ou "oikoumene", que pode significar o mundo e seus habitantes. Os discípulos não questionam sobre o fim do mundo físico, a palavra aeon significa idade, era, ou um período de tempo.

...A expressão "fim da idade" se refere ao "fim da idade judaica" ou “idade da lei e dos profetas”. Os discípulos sabiam que a queda do templo e a destruição da cidade significavam o fim da idade da Antiga Aliança e a inauguração de uma nova era. William Barclay diz: "O tempo foi dividido pelos judeus em dois grandes períodos – esta presente idade, e a idade vindoura. A idade atual é totalmente ruim e longe de qualquer esperança de reforma humana. Se pode ser restaurada, é apenas pela intervenção direta de Deus. Quando Deus intervir e trouxer a idade de ouro, a idade vindoura chegará. Mas entre as duas idades virá o Dia do Senhor, que será uma época de terrível e temível turbulência, como as dores de parto de uma nova idade." Lembre-se de Zacarias 14, onde o "Dia do Senhor" e a destruição de Jerusalém foram associados".[2]

...Conforme já disse no início deste artigo, todos aqueles sinais descritos em Mateus 24 precediam a vinda de Cristo em juízo contra aquela geração de seus dias. Dos sete sinais descritos em Mateus 24 apenas um indicava definitivamente o fim daquela era conforme vemos no versículo 14: "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim". (Mateus 24.14 - o grifo é meu)

...O evangelho foi pregado por todo o mundo ainda dentro daquela geração dos discípulos? Sim! É exatamente isto que você leu. Mas como poderia ser? Veja isto no comentário de Hermes C. Fernandes:

...“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações (etnias). Então virá o fim” (Mt.24:14). Será que esta profecia aponta realmente para um futuro ainda distante? Ou será que ela, de alguma maneira, já teve o seu cumprimento também no primeiro século? Primeiro, precisamos nos inteirar acerca do significado do termo “mundo” aqui. A palavra traduzida do grego é Oikumene que quer dizer mundo habitado. Esta palavra era comumente usada para referir-se à extensão do império romano. Por exemplo, em Lucas 2:1, lemos que César Augusto decretou o “recenseamento de todo o mundo habitado”. É lógico que ele não queria que se fizesse um censo que abrangesse todo o planeta. O que estava em foco era a totalidade de territórios dominados pelo império romano. Quando se referia ao mundo como um todo, geralmente se usava a palavra kosmos, e não Oikumene. Por exemplo, “Deus amou o kosmos que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”(Jo.3:16)".[3]

...Se você ainda dúvida de que o evangelho do reino foi pregado totalmente no primeiro século - dentro dos limites do império romano - veja o que vários versículos da Bíblia diz sobre essa pregação:

...“Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé”. (Romanos 1:8 - o grifo é meu)

...“Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo”. (Romanos 10:18 - o grifo é meu)

...“Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade” (Colossenses 1:5-6 - o grifo é meu).

...“Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro”. (Colossenses 1:23 - o grifo é meu)

...“Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão”. (2 Timóteo 4:17 - o grifo é meu)

...Observe outros usos da expressão mundo inteiro:

...“Esses homens que viraram o mundo de cabeça para baixo, chegaram também aqui” (Atos 17:6 b)

...“Temos achado que este homem é uma peste, aquele que atiça tumultos entre todos os judeus e em todo o mundo” (Atos 24:5)

..."Pode-se sugerir que tais acusações eram exageradas, no entanto, são consistentes com as alegações do próprio Paulo. Ele admitiu que ele havia pregado em todo o mundo (Romanos 1:8). Esta maneira de falar não era nova, no
primeiro século. Cinco séculos antes, Daniel previu o surgimento do Império GregoMacedônio dizendo que iria governar sobre toda a terra (Daniel 2:39).

...Ninguém acha que os gregos governaram todo o planeta; Daniel estava se referindo ao seu mundo. Em Gênesis, fala sobre uma fome que cobria toda a terra (Gênesis 41:57). Isso provavelmente não incluiu todo o planeta, apenas o mundo conhecido da época. Fontes extra-bíblicas refletem a mesma visão do mundo limitado. Em meados dos anos sessenta, como Herodes Agripa II proclamou aos judeus para evitar uma guerra com os romanos, ele descreveu o império várias vezes como abrangendo a terra habitável (oikoumene) implicando que o resto da terra era inconseqüente. Ele disse, porque todos os que estão na terra habitável são Romanos, e argumentou: Agora, quando quase todas as pessoas que estão sob o sol submeterem-se as armas romanas, vocês irão ser as únicas pessoas a proclamarem guerra contra eles?[4]

O Fim do Mundo em 1ª Coríntios 15

..."E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder".
................................................................................. (1ª Coríntios 15.24)

...Aqui em 1ª Coríntios, o contexto muda completamente, pois o "fim" só vem quando Cristo "entregar o reino ao Deus e Pai". Devemos ter em mente que o Reino de Deus foi inaugurado com a primeira vinda de Cristo ao mundo, ainda no primeiro século. Esse Reino cresce progressivamente a mais de dois mil anos e assim continuará conquistando às nações até que se cumpra o Salmo que diz: "Lembrar-se-ão do SENHOR e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações". (Salmos 22.27)

...Várias partes das Escrituras dizem que todo o mundo será conquistado pelo evangelho. A maioria esmagadora da população do planeta será cristã e, por isto, o mundo desfrutará de um longo período de paz e prosperidade. Por fim, após derrotar todos os seus inimigos no decorrer da história, restará apenas um, a morte.

...Leia 1ª Coríntios 15.20-28 e veja como Cristo vai progressivamente reinando na história. Quando tudo estiver restaurado, Cristo voltará outra vez: "...a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade". (Atos 3.20, 21)

Conclusão

...Temos, portanto, nas Escrituras Sagradas, dois tipos de fim, o primeiro tem a ver com o fim da era judaica através da destruição do templo e da cidade de Jerusalém no 70 d.C. Esse fim é chamado de "fim do mundo" em algumas de nossas traduções.

...O outro fim acontece quando Cristo vem pela segunda vez. Este evento também chamado de "fim dos dias" ou "último dia" está ligado a ressurreição dos mortos quando finalmente a morte física é vencida (Daniel 12.13; João 6.39, 40, 44, 54; 11.24; 12.48). Não é um "fim" destrutivo contra o planeta terra e o Universo, mas é o clímax da restauração de todas as coisas e o fim definitivo da era do pecado e da morte para sempre. O que o primeiro Adão perdeu, Cristo, o segundo Adão, agora restaura.

 

.......................
* César Francisco Raymundo é editor
...da Revista Cristã Última Chamada.
...Site: www.revistacrista.org
...E-mail: ultimachamada@bol.com.br

_____________________________
Notas:

1. Artigo: Por que Isso Não é o Fim do Mundo.
Autor: Gary DeMar.
Site: www.revistacrista.org

2. Artigo: A Questão dos Discípulos (Mateus 24:3).
Autor: Pastor David B Curtis)
Tradução: Paulo Tiago Moreira Gonçalves
Blog: Profetas e Profecias.

3. Autor: O Evangelho pregado em todo Mundo
Autor: Hermes C. Fernandes
Postado por Hermes C. Fernandes
Site: www.escatologiareinista.blogspot.com

4. Artigo: Evangelho Pregado em Todo o Mundo.
Autor: Remanescentes da Graça
Adaptação: Daniel Plautz