Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Morte e Eternidade
... Saiba mais...
Segunda Vinda
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
Porque não Creio em um "estado intermediario" entre a Morte e a Ressurreição?*
Por Joe Haynes [1]
___________

Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo

 

 

...Minha dúvida sobre qualquer tipo de estado intermediário são fundadas sobre a ausência de qualquer ensinamento direto sobre isso na Bíblia.

...Como não há Escritura afirmativa de que podemos aprender sobre o Estado Intermediário, devemos então tentar juntar o que a Escritura tem a dizer.

...A esperança de Jó quando olhou para a frente para ver o seu Redentor (Jó 19:25-27) não era estar em algum lugar, em um estado intermediário, mas em um tempo em que "em minha carne verei a Deus" e "no fim se levantará sobre a terra". Ou seja, o dia da ressurreição final!

...Em João 14:3, quando Jesus estava confortando seus discípulos, Ele não disse: "E, quando eu for e vos preparar lugar, vocês virão a mim quando morrerem, para que, onde eu estou, estejais vós também". Ao contrário, Ele disse: "...voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também". Assim, a esperança dos discípulos não era ver Jesus após a morte, mas na Sua volta.

...Em Romanos 8:22, a esperança de Paulo após a morte não era estar com Jesus no céu, mas ele disse: "gememos interiormente, esperando ansiosamente para a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo". Isso só pode significar a ressurreição no último dia.

...Em 2ª Coríntios 5:6-10 Paulo diz que, se estamos longe do corpo estaremos presentes com o Senhor. Assim, aprendendo com os versos acima, se estamos com o Senhor, parece que deve ser o momento da ressurreição. Na verdade, no versículo 10, Paulo parece colocar as frases "estar longe do corpo" e "estar habitando com o Senhor", em estreita ligação com o Dia do Juízo Final e a ressurreição.

...Em 1ª Coríntios 15:44, Paulo aponta que a nossa esperança não é um futuro em que estaremos sem um corpo, mas sim aquele em que possuiremos sobrenaturais, corpos espirituais. Não a carne natural, mas a carne espiritual. No versículo 46, Paulo parece indicar que a nossa próxima experiência depois que deixamos esses corpos naturais, não é para sermos desencarnados, mas sim para termos um corpo espiritual. Nos versículos 51-54, ele é claro que essa transformação acontece na ressurreição.

...Em 1ª Tessalonicenses 4:14-18, Paulo ensina aos tessalonicenses que a razão para que não se entristeçam como os incrédulos é que vamos todos ser ressuscitados dentre os mortos na vinda de Cristo. O pensamento que perturbou os tessalonicenses foi que aqueles que morreram perderiam a volta de Cristo, enquanto aqueles que têm a sorte de estarem vivos nesse evento serão mais honrados ou estarão em situação melhor do que aqueles que morrem primeiro.

...Mas este não é o caso. No versículo 14, Paulo é claro que, quando Cristo voltar à Terra, trará com Ele os fiéis que já morreram. Mas note que Paulo não diz que Cristo lhes trará com Ele do céu, em vez disto, o versículo 16 mostra que Cristo descerá do céu, em seguida, levantará dos mortos todos os crentes já falecidos, irá levantá-los para estar com Ele nos ares. O próximo passo é o arrebatamento de todos os crentes que ainda não morreram (que serão então transformados como em 1ª Coríntios 15:51-54), de modo que estaremos todos reunidos no Céu não para esperar a ressurreição, mas no céu acima dessa terra ressuscitados.

...Devemos notar também que esta passagem não diz em qualquer parte dela que Cristo então nos levará para o Céu após a morte, pois todo o contexto da passagem é sobre a "vinda do Senhor", quando Cristo "descer do céu", elevando-nos para recebê-lo em seu caminho para a Terra (cf. Jó 19:25-27; João 14:3, 1 Coríntios 15:23-26).

...De todos estes versos, parece-me que a Bíblia ensina claramente que quando um crente morre, não há razão para acreditar em qualquer estado intermediário, mas podemos supor que a sua próxima experiência vai ser o momento da ressurreição, quando ele é unido com Cristo sobre a Terra.


Sites: www.Historicism.com
..........www.Keruxai.com
..........www.Beaconcommunities.ca

Acréscimos do Editor

 

...Gostaria de acrescentar ao texto acima, o versículo de Hebreus 9.27 que diz: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo...".

...Este versículo é taxativo, morremos uma só vez, logo não há reencarnação. A segunda parte do versículo igualmente verdadeira diz claramente que o próximo evento após a morte é o Juízo. Que Juízo é este? É claro que é o Juízo Final. Quando acontece este juízo? Após a ressurreição conforme nos ensinou Jesus: "Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo". (João 5.28, 29 - o grifo é meu)

...Baseando-se em Hebreus 9.27 é digno de nota que entre a morte e o juízo "não há hiato entre os dois eventos.

...Ao deixarmos essa vida, somos transportados ao Tribunal de Cristo, e à Sua presença imediata. [...]

...Não há estado intermediário entre a morte e a ressurreição, ou entre a morte e o juízo. Foi a doutrina do estado intermediário que proveu um terreno fértil para o surgimento de doutrinas como a do purgatório, e da intercessão dos santos, que não possuem qualquer respaldo bíblico consistente".[2]

...Para esclarecimento de todas as dúvidas sobre este tema, sugiro à leitura dos artigos no final desta página.

 

____________________
Notas:

* Título do Editor.

1. Joe Haynes. E-mail recebido em 07/02/2013 às 01:15 h. O Texto original em inglês segue abaixo:

"Dear Cesar,

Thanks for your question. Bon Dia!

My doubt about any sort of Intermediate State are founded on the absence of any direct teaching regarding it in the Bible.

Since there is no affirmative Scripture from which we can learn about the Intermediate State, we should then try and piece together what the Scripture has to say.

Job 19:25-27 places Job's hope, not in an intermediate state when he looked forward to seeing his redeemer, but to a time when "in my flesh I shall see God" and "at the last he shall stand on the earth."
In John 14:3 when Jesus was comforting his disciples, he did not say, "If I go and prepare a place for you, you will come to me there when you die and so be where I am." Rather he said, "...I will come again and will take you to myself." So the hope of the disciples was not to see Jesus when they die, but when he comes again.
In Romans 8:22, Paul's hope is not in going to be with Jesus in Heaven when he dies, but "we groan inwardly as we wait eagerly for adoption as sons, the redemption of our bodies." This can only mean the resurrection at the last day.
In 2 Corinthians 5:6-10 Paul says that if we are away from the body we will be present with the Lord. So, learning from the verses above, if we are present with the Lord, it sounds like that must be the time of the resurrection. Indeed, in verse 10, Paul seems to place "being away from the body" and "being at home with the Lord" in close connection with the Judgement Day and the resurrection.
In 1 Corinthians 15:44, Paul points out that our future hope is not one in which we are without a body, but rather one in which we possess supernatural, spiritual bodies. Not natural flesh, but spiritual flesh. In verse 46, Paul seems to indicate that our next experience after we leave these natural bodies, is not to be disembodied, but rather to have a spiritual body. In verses 51-54, he is clear that this transformation happens at the resurrection.
In 1 Thessalonians 4:14-18 Paul teaches that the reason we don't grieve like unbelievers is that we will all be raised from the dead at the coming of Christ. The thought that troubled the Thessalonians was that those who died already might miss out while those who are lucky enough to be alive when Christ returns are more honored or better off than those who die first. But this is not the case. Paul is clear that in verse 14, when Christ comes back to earth he will bring with him those believers who died already. But notice that it does not say Christ will bring them with him from Heaven: rather, verse 16 shows that Christ will descend from Heaven, then raise from the dead all the previously deceased believers, lift them up to be with him in the air, then lift up all those believers who did not yet die (who are then transformed as in 1 Corinthians 15:51-54), so that we are all reunited not in Heaven to wait for the resurrection, but in the sky above this earth at the resurrection. Also notice that this passage does not say anywhere that Christ will then take us to Heaven, rather the whole context of the passage is about the "coming of the Lord" when Christ will "descend from heaven" to Earth, lifting us up to meet him on his way down to Earth (c.f. Job 19:25-27; John 14:3; 1 Corinthians 15:23-26).
In Revelation 19:11-21, Jesus is pictured as returning to Earth, not to leave again with his resurrected people, but to do battle and conquer the earth. Moreover, the resurrection is not separate from that event, but is closely connected with that event, though the details are unclear: notice in Revelation 20:1-4, the very next passage after the coming of Christ, John sees resurrected believers joining Christ and reigning on the Earth for a thousand years.
From all these verses it seems to me that the Bible clearly teaches that when a believer dies, there is no reason to believe in any intermediate state, but rather we can assume that his next experience will be at that time of the resurrection when he is together with Christ on the Earth.

For the glory of God,

Joe Haynes
Historicism.com
Keruxai.com
Beaconcommunities.ca"
.........

2. Artigo: Afinal, pra Onde Vamos ao Morrer (parte 1,2 e 3). Autor: Hermes C. Fernandes. Site: www.hermesfernandes.com .....Data: 03/11/2011