Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Morte e Eternidade
... Saiba mais...
Segunda Vinda
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
Quem se Suicida Perde a Salvação?[1]
Por César Francisco Raymundo *
________________

 

 

 


...Quando se fala em suicídio, os religiosos de plantão são taxativos ao dizerem: “quem se suicida não tem perdão e a pessoa perde o benefício da salvação”. Tais idéias não levam em considerações algumas coisas importantes sobre o suicídio. A questão do suicídio é simples, mas é complicada para se explicar porque temos de ter cuidado para não pender para dois extremos, são eles:

1º - Não podemos dizer que a pessoa que se suicida perde o benefício da salvação, mesmo porque o suicídio não é um pecado imperdoável. Aqui entra o cuidado para o suicídio não ser uma carta aberta como saída ou solução de problemas.

2º - Por outro lado, não podemos dizer que quem se suicida será salvo, porque sair desse mundo através de suicídio, como Saul, Aitofel, Zimri e Judas Iscariotes, pode provar que a pessoa não estava em Cristo e com o julgamento de Deus sobre ela (1º Crônicas 10:13).

...Não podemos de maneira alguma julgar quem quer que seja em nenhum dos dois casos citados acima. Há dois tipos de suicídio: há o suicídio daqueles que por fraqueza, depressão não suportam viver mais e resolvem tirar a própria vida. E há aquele caso da pessoa que já havia rejeitado Cristo em vida. A perda do benefício da salvação não é por causa do suicídio em si, mas por causa da falta de fé em Cristo. O suicídio nunca foi e nunca será uma saída ou solução. Pelo contrário, pode ser a prova real da ausência de Cristo na pessoa. Mas, também o lado oposto é verdade, pois poderemos encontrar muitos suicidas no céu. O fato é que de uma forma ou de outra quem se suicída está fazendo um mal para si mesmo. “Aí o carcereiro acordou. Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido. Então puxou a espada e ia se matar, mas Paulo gritou bem alto: — Não faça isso! Todos nós estamos aqui!” (Atos 16:27,28)

...Também devemos lembrar que “Mas, enquanto se vive neste mundo, existe alguma esperança; porque é melhor ser um cão vivo do que um leão morto”. (Eclesiastes 9:4)

...Seja qual for o tipo de suicídio, jamais devemos julgar se um suicida foi ou não para o inferno. Primeiramente a base de se salvar ou não é Jesus Cristo e não o suicídio em si. O suicídio é pecado sim! Ninguém pode brincar com o pecado e achar que vai sair ileso. Por outro lado, é uma blasfêmia contra Deus dizer que um suicida se perdeu, pois só Deus sabe todas as coisas.

...Certa vez, alguém perguntou para o teólogo Marcel Malgo, o seguinte: “Durante uma reunião de oração, um irmão contou que um parente seu, ativo na igreja, havia cometido suicídio. Ele está convicto de que seu parente foi recebido na glória pelo Pai celestial, assim como Judas, o traidor. É coerente crer assim?”

...A resposta foi: “Judas Iscariotes não foi recebido no reino celestial! O próprio Jesus disse que ele se perdeu, e por isso chamou-o de filho da perdição: “Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura” (Jo 17.12). Mas Judas não se perdeu por causa de seu suicídio nem por ter negado a Jesus. Ele perdeu-se porque rejeitou a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor.

...Suicídio é pecado – e como a origem da palavra indica, é assassinato – uma interferência não-permitida no plano que Deus tem para o ser humano. Suicídio também é pecado porque provoca profundo sofrimento dos familiares. O lado mais trágico do suicídio é a impossibilidade do suicida se arrepender de seu ato. Mas um cristão renascido que, num momento de grande escuridão psíquica, sob pressão emocional ou em profundo desespero, põe fim à sua vida, não se perde. Jesus diz que “ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). Portanto, nem mesmo a própria pessoa pode arrancar-se da mão do Senhor através do suicídio.
O desespero, por maior que seja, é sempre uma expressão de falta de confiança no Deus vivo. Por isso, um renascido que age por desespero será “salvo, todavia, como que através do fogo”. Leia atentamente 1 Coríntios 3.11-15 e 2 Coríntios 5.10.[2]

 


* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.

 



___________________
Notas:


1. Livro Salvação Não se Perde... É Eterna!!! 4ª Edição Revista e Ampliada. Edição Final.
....Autor: César Francisco Raymundo.
....Site: www.revistacrista.org

2. Aconselhamento: Quem comete suicídio perde a salvação?
....(Marcel Malgo), revista Chamada da Meia Noite, pg. 20,
....Setembro de 2006, Ano 37, Nº 9.