Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Morte e Eternidade
... Saiba mais...
Segunda Vinda
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
Do Estado do Homem depois da Morte
e da Ressurreição dos Mortos
Postado por César Francisco Raymundo[1]
____________

 

 


...Confissão de Fé Batista “Capítulo 31: Do Estado do Homem depois da Morte e da Ressurreição dos Mortos.

1._____ Os corpos dos homens após a morte retornam ao pó para ver a corrupção, mas suas almas, que nem morrem nem dormem, têm uma existência imortal, retornam imediatamente para Deus que as deu. As almas dos justos, sendo então aperfeiçoadas em santidade, são recebidas no paraíso, onde eles estão com Cristo e contemplam a face de Deus em luz e glória, esperando a plena redenção de seus corpos e as almas dos ímpios são lançadas no inferno, onde permanecem em tormentos e completa escuridão, reservadas para o juízo do grande dia, além desses dois lugares, para as almas separadas de seus corpos, a Escritura não mostra nenhum outro. (Gênesis 3:19, Atos 13:36; Eclesiastes 12:7, Lucas 23:43, 2 Coríntios 5:1, 6,8, Filipenses 1:23, Hebreus 12:23; Judas 6, 7, 1 Pedro 3: 19, Lucas 16:23, 24)”.[2]

Nota do site Historicism.com:

...“Nosso parecer sobre o estado do homem após a morte difere significativamente da Confissão, capítulo 31, que afirma: “Os corpos dos homens após a morte retornam ao pó, para ver a corrupção, mas suas almas, que nem morrem nem dormem, têm uma existência imortal, retornam imediatamente a Deus, que lhes deu”.

...No entanto, a Escritura não é explícita sobre se há um estado intermediário entre a morte e a ressurreição do corpo. Ou crença no transporte da alma desencarnada para o Paraíso, ou a crença no chamado “sono da alma”, para tais conclusões requer acreditar, imaginar e fornecer o que a Bíblia não define explicitamente.

...Em João 14:1-3, Jesus ao abordar à angústia dos discípulos porque estava prestes a deixá-los, os tranquiliza dizendo que Ele voltará para recebê-los para que eles possam estar com Ele novamente. Jesus não diz aqui que se reunirá com o crente quando este morrer, mas só no dia de Sua Volta.

...O retorno do Senhor é explicitamente descrito como o encontro do crente com o Senhor. No entanto, Paulo diz explicitamente em 2ª Coríntios 5:1-10, que:

a) estar fora deste corpo terreno é estar presente com o Senhor (verso 8),

b) quando morremos nós não seremos desencarnados, mas revestidos com um corpo celeste (em oposição a este corpo terrestre), que é descrito como “eterno” e, portanto, permanente, não temporário (versos 1-3).

...Além disso, Paulo explicitamente coloca o momento da nossa ressurreição para receber nossos imortais ou corpos celestes com a segunda vinda de Cristo em 1ª Coríntios 15:20-23: “...então na sua vinda, os que pertencem a Cristo”.

...O testemunho da Escritura é simples e claro:

1) Os cristãos serão reunidos com Cristo em sua Segunda Vinda;

2) Quando os cristãos morrem, e são separados deste corpo terrestre, eles são imediatamente reunidos com Cristo;

3) Os cristãos não serão desencarnados com a morte, mas ressuscitados em permanentes corpos sobrenaturais;

4) a ressurreição dos cristãos ocorre na segunda vinda de Cristo. Exatamente como isso funciona e quais as implicações deste ensinamento bíblico são, não é tornado claro nas Escrituras. Os apóstolos não parecem ter se interessado em satisfazer a nossa curiosidade, mas sim em nossa edificação com a esperança de nossa vida eterna e ressurreição no retorno de Cristo. No entanto, uma vez que Jesus foi capaz de dizer em João 8:58: “...antes que Abraão existisse, Eu Sou”, então certamente Ele é capaz de fazer com que a alma do falecido transcenda o próprio tempo e seja criada em um corpo de ressurreição simultaneamente:

a) imediatamente após a morte do corpo físico;

b) no retorno de Cristo à Terra. Certamente, não é impossível para Cristo preencher o intervalo de tempo entre a morte dos cristãos e seu retorno à Terra?”[3]



____________________
Notas:

1. César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.
Site: www.revistacrista.org
E-mail: ultimachamada@bol.com.br

2. Site www.historicism.com

Texto original em inglês:

Chapter 31: Of the State of Man after Death and Of the Resurrection of the Dead

1._____ The bodies of men after death return to dust, and see corruption; but their souls, which neither die nor sleep, having an immortal subsistence, immediately return to God who gave them. The souls of the righteous being then made perfect in holiness, are received into paradise, where they are with Christ, and behold the face of God in light and glory, waiting for the full redemption of their bodies; and the souls of the wicked are cast into hell; where they remain in torment and utter darkness, reserved to the judgment of the great day; besides these two places, for souls separated from their bodies, the Scripture acknowledgeth none. ( Genesis 3:19; Acts 13:36; Ecclesiastes 12:7; Luke 23:43; 2 Corinthians 5:1, 6,8; Philippians 1:23; Hebrews 12:23; Jude 6, 7; 1 Peter 3:19; Luke 16:23, 24 )

{Historicism.com note: Our opinion of the state of man after death differs significantly from the Confession, Chapter 31. We affirm, “The bodies of men after death return to dust, and see corruption; but their souls, which neither die nor sleep, having an immortal subsistence, immediately return to God who gave them.” However, Scripture is not explicit on whether there is an Intermediate state between the death and resurrection of the body. Either belief in the transportation of the disembodied soul to Paradise , or the belief in so-called “Soul-Sleep,” requires the believe to imagine and supply what Scripture does not explicitly define. Rather, John 14:1-3, addressing the disciples’ distress that Jesus was about to leave them, reassures the disciples that Jesus will come again to receive them so that they can be with Him again. Jesus does not say here that He and the believer will be reunited when they die, but only on that day that He comes again. The return of the Lord is explicitly described as the reunion of the believer with the Lord. However, Paul says explicitly in 2 Corinthians 5:1-10, that a) to be apart from this earthly body is to be present with the Lord (verse 8); b) when we die we will not be disembodied, but clothed with a heavenly body (as opposed to this earthly body) which is described as “eternal” and therefore, permanent, not temporary (verses 1-3). Furthermore, Paul explicitly places the timing of our resurrection to receive our immortal, heavenly bodies at the second coming of Christ in 1 Corinthians 15:20-23, “…then at His coming, those who belong to Christ.” The testimony of Scripture is simply and plainly, 1) Christians will be reunited with Christ next at His second coming; 2) When Christians die, and are separated from this earthly body, they are immediately reunited with Christ; 3) Christians will not be disembodied at death, but resurrected in permanent, supernatural bodies; 4) the resurrection of Christians occurs at the second coming of Christ. Exactly how this works and what the implications of this biblical teaching are, is not made plain in Scripture. The Apostles do not seem to have been interested in satisfying our curiosity, but rather in edifying us with proper hope in the eternal life and resurrection at the return of Christ. However, if Jesus is able to say, in John 8:58, “…before Abraham was, I AM,” then surely He is able to cause the soul of the deceased to transcend time itself and be raised in a resurrection body simultaneously, a) immediately after the death of the earthly body, and, b) at the return of Christ to Earth. Surely it is not impossible for Christ to bridge the interval of time between the death of Christians and His return to Earth?}

3. Idem nº 2

 

 

.