Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Morte e Eternidade
... Saiba mais...
Segunda Vinda
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

Não Seria a Vida Eterna Invenção de uma Mente que não Suporta
à Idéia da Morte?
Por César Francisco Raymundo *
_____________

 

 


..."Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento"
.
.............................................................................(Eclesiastes 9.5)

...Dizem que o ser humano é o único animal que sabe que vai morrer. É verdade que todo animal tem o instinto de preservar a vida. Os animais não sabem ao certo quanto tempo irão viver, mas como no caso dos elefantes, eles podem saber que sua morte está próxima dias antes.

...Todavia, o ser humano é o único que tem a crença na vida eterna ou vida após a morte. Não seria essa crença fruto de uma mente que não suporta a finitude? Não seria a idéia da vida eterna um meio de tentar explicar o mistério da morte? Também não seria a idéia de vida após a morte uma forma de manipulação e poder da parte de alguns? A idéia de vida após a morte não teria sido fruto da evolução do cérebro humano?

...Essas questões parecem fazer sentido. Parecem ser explicações lógicas, de uma mente racional. Mas, estariam certas? Não tenho dúvidas que embora possam parecer lógicas, tais explicações carecem de melhor fundamentação. Vamos começar pela ciência.

...Primeiro, a ciência não pode provar que não existe vida após a morte física. Também não pode provar que há vida eterna. A ciência depende de inúmeros testes em experimentos de laboratório. A questão da vida eterna é metafísica e não está palpável materialmente.

...Alguns dados científicos curiosos, são às descobertas da física quântica. Hoje os cientistas admitem que possam haver diversos universos paralelos, mundos estes invisíveis aos nossos sentidos que podem estar bem ao nosso redor. Tais ideias de mundos paralelos sempre esteve no domínio dos místicos e religiosos. Agora é a ciência que toma à frente admitindo essa possbilidade.

...Alguém dirá que os universos paralelos não são provas da existência do mundo espiritual, mas, todavia, o espiritual não é necessariamente o oposto do físico e quem primeiramente admitiu a ideia de universos paralelos, não foram os cientistas. Seja como for, à atual física quântica tem nos revelado um universo além das possibilidades materialistas, um universo quase transcendental, além da imaginação humana.

...Vamos agora para a Bíblia. A idéia de imortalidade, segundo a Bíblia, quebra totalmente qualquer hipótese de que a vida eterna seja uma invencionice. Quando a Bíblia fala em imortalidade, não é simplesmente viver para sempre, mas a ênfase está na qualidade da vida e na restauração de tudo no universo. O "substantivo "vida" em grego pode ser bíos ou zoê. Bíos significa a vida física, biológica e zoê aquela qualidade espiritual de vida eterna que só Jesus é capaz de oferecer".[1]

O Problema é a Ressurreição de Jesus Cristo

...O grande obstáculo para aqueles que tentam dizer que a vida eterna seria uma invenção da mente humana, é a ressurreição de Jesus Cristo. As "escrituras não fazem tentativas em “provar” que Jesus levantou dos mortos, mas apesar disso, apresenta provas conclusivas de que Ele de fato ressuscitou".[2]

...Sobre a ressurreição de Jesus Cristo, o escritor Josh McDowell escreveu que "depois de mais de 700 horas estudando este assunto e analisando em todos os detalhes o seu fundamento, cheguei à conclusão de que a ressurreição de Jesus Cristo é uma das "fraudes mais maldosas, depravadas e insensíveis já maquinadas pela mente humana, ou então é o fato mais fantástico da história".[3]

...Josh cita em seu livro, o depoimento interessante de George Hanson, observe:

..."A fé simples do cristão que crê na Ressurreição não é nada em comparação com a credulidade do cético que é capaz de aceitar as fantasias mais absurdas e improváveis para não admitir o testemunho claro de fatos históricos confirmados. As dificuldades da fé podem ser grandes; os absurdos da incredulidade são maiores".[4]

...Por último, Josh cita o grande testemunho do ex-cético Frank Morison que é de grande ajuda para quem não crê na ressurreição de Cristo e na vida eterna:

..."Frank Morison foi um jornalista inglês que se lançou a provar que a história da ressurreição de Cristo não passava de um mito. No entanto, suas investigações o levaram ao ponto de pôr sua fé no Cristo ressurreto. Morison passou a escrever um livro em que narra suas descobertas, livro que leva o título de Who Moved the Stone? (Quem Moveu a Pedra?).

..."Eu desejava apanhar essa última etapa da vida de Jesus, com todo seu drama movimentado e vibrante, com seu contexto bem antigo e claramente definido, e com seu enorme interesse psicológico e humano — e desvencilhá-la dessas crenças primitivas e suposições dogmáticas que tomaram conta da história, para então poder enxergar essa pessoa supremamente grande tal como era.

...Não é preciso descrever aqui como, depois de mais de dez anos, surgiu a oportunidade de estudar a vida de Cristo tal como, havia muito tempo, eu desejava fazer; investigar as origens da literatura que trata dessa história, examinar pessoalmente algumas provas e formar meu próprio juízo sobre o problema que a vida de Cristo apresenta. Apenas direi que esse estudo operou uma revolução em minhas idéias. Daquela história muito antiga surgiram coisas que anteriormente eu julgara impossíveis. Lenta mas bem claramente cresceu dentro de mim a convicção de que o drama daquelas semanas inesquecíveis da história humana era mais estranho e de significado mais profundo do que parecia. Foi a singularidade de muitas coisas notáveis na história que primeiramente atraiu e manteve meu interesse. Somente mais tarde foi que a lógica irresistível do significado dessas coisas veio a aparecer"".[5]

...Resumindo: embora possa parecer convincente que a ideia de vida eterna tenha sido inventada por uma mente que não suporta a finitude da vida, nada supera uma análise mais detalhada dos fatos, seja contra ou a favor da vida eterna. E, por último, é importante que conheçamos os fatos sobre a ressurreição de Jesus Cristo. Convido ao meu leitor que leia o e-book de minha autoria, intitulado "A Ressurreição de Jesus Cristo é Ficção ou Fato Histórico Irrefutável" disponível para download gratuito no site da Revista Cristã Última Chamada, cujo endereço se encontra abaixo.

 

..................................
*
César Francisco Raymundo é editor
...da Revista Cristã Última Chamada.
Site:
www.revistacrista.org
Email:
ultimachamada@bol.com.br


_____________________________
Notas:


1. Artigo: A vida eterna segundo o Evangelho de João
...Autor: Rev. Josivaldo de França Pereira
...Site: http://www.idbpa.net
...Acessado Domingo, 21/9/2014

2. Artigo: É verdadeira a ressurreição de Jesus Cristo?
...Autor: gotquestions.org
...Site: www.gotquestions.org
...Acessado Domingo, 21/9/2014

3. Livro: EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO
...Evidências históricas da fé Cristã
...Autor: Josh McDowelI
...EDITORA E DISTRIBUIDORA CANDEIA

4. Idem nº 3.

5. Idem nº 3.