Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Vida Eterna
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
Introdução

   Sempre me perguntam como fica a situação do Pós-milenismo uma vez que Jesus fala da porta estreita para a salvação. Esta é certamente uma pergunta razoável, porque é bíblica.

   Os inquiridores frequentemente desafiam-me:

   "Eu simplesmente não posso imaginar o mundo presente se tornando uma maioria cristã em qualquer ponto da história, especialmente à luz das portas largas e estreitas referidas por Cristo e muitos sendo chamados, mas poucos escolhidos, etc. O mundo nunca foi um amigo de Deus e eu não vejo uma cena futura assim em tudo na Escritura".

   Esta é uma importante questão. Vamos considerar como podemos resolver esse problema teórico.

Complicação

   Essa certamente é uma passagem popular que parece minar as perspectivas pós-milenial. Essas palavras têm sido citadas para mostrar a escassez do número de salvos:

   O dispensacionalista Louis Barbieri escreveu no Bible Knowledge Commentary de Dallas Seminary (BKC, 02:34):

   "Mesmo o Senhor Jesus reconheceu que poucos encontram o caminho verdadeiro, o caminho que conduz à vida (ou seja, para o céu, em contraste com ruína no inferno)".

   A. B. Bruce escrevendo no curso Expositor’s Greek Testament (1:132) comenta sobre a nossa passagem:

   "A passagem em si não contém nenhuma pista para o caminho certo, exceto que ele é o caminho de poucos".

   Em seu controvertido The Gospel According to Jesus, o respeitado pastor dispensacionalista John MacArthur (191) afirmou que não pode haver um bilhão de cristãos no mundo porque "tais figuras certamente não se encaixam com o que Jesus disse sobre muitos na estrada larga e poucos na porta estreita".

   O estudioso Amilenista Reformado Herman Hanko concorda:

   "Há várias passagens das escrituras que se referem ao fato de que o número dos salvos, apesar de uma grande multidão, é, no entanto, relativamente falado como pequeno. Textos como Mateus 7:14 e 22:14 são referidos neste contexto... . É como um caminho estreito, e há apenas alguns que entram neste caminho".
                        (Hanko,"An Exegetical Refutation of Postmillennialism", 15.)

   Em sua altamente considerada Teologia Sistemática, o estudioso pré-milenista Wayne Grudem escreveu sobre esta passagem:

   "Jesus parece aqui estar dizendo que aqueles que são salvos serão 'poucos' em contraste com a "muitos" que caminham para a destruição eterna".

   Sem dúvida, o princípio distintivo do Pós-milenismo é a convicção de que a grande maioria dos homens serão salvos. Como podemos responder a este comentário de nosso próprio Senhor?

Resolução

   Devemos notar que em outros lugares, a Bíblia fala do grande número dos redimidos. Curiosamente, apenas alguns versos mais tarde - e, aparentemente, logo depois de declarar as palavras de Mateus 7:13-14 - o Senhor fala palavras aparentemente contraditórias em Mateus 8:11:

   "E eu vos digo que muitos [polus, a mesma palavra grega em Mateus 7:13 usada para os perdidos] virão do oriente e do ocidente, e sentar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus ".

   Apocalipse 7:9 fala corajosamente de um grande número dos redimidos:

   "Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas suas mãos".

   É, claro, devemos também lembrar aquelas profecias que falam de "todas as nações" entrando no reino (Isaías 2:2-4; Miquéias 4:1- 4).

   Obviamente, para os evangélicos a Escritura cristã não contém contradições. Como, então, podemos conciliar tais passagens aparentemente contraditórias? E mais importante, como o pós-milenista pode lidar com Mateus 7:13-14 à luz de suas expectativas otimistas?

   Para resolver a questão devemos entender que há dois fatos importantes. Em primeiro lugar, esta é uma declaração sobre as condições atuais em que Cristo fala. Isso, na verdade, era a situação: muito poucos vinham ao Pai para a salvação; o vasto mundo ia até o portão de destruição. Esta não é uma profecia do futuro, mas uma declaração da situação presente.

   Em segundo lugar, como Warfield observou há muito tempo:

   "O propósito do nosso Senhor é uma impressão bastante ética do que uma revelação profética". Ou seja, ele está pedindo aos seus discípulos para considerarem a situação atual que eles testemunharam ao redor deles. Eles são chamados a olhar ao seu redor e ver que muitas almas estão atualmente perecendo e tão poucos homens estão buscando a justiça e a salvação. O que eles vão fazer sobre essa triste situação? Será que eles o amam o suficiente para buscar sua reversão? O desafio de Cristo para com eles é ético.

   Em João 4:35 Jesus exorta os discípulos de visão turva, para ver como o trabalho deve ser feito:

   "Vocês não dizem: 'Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa".

   Em Mateus 7, ele adverte contra os falsos profetas que surgirão entre as pessoas (Mateus 7:15-20)! Em seguida, ele adverte que um homem deve ouvir e agir de acordo com suas palavras (Mateus 7:21-27). Seus discípulos deve sentir o horror dos presentes grandes números de pessoas que entram no largo caminho da destruição.

   Certamente a porta para o Céu é estreita: Cristo é o único caminho, a única verdade, e a única vida (João 14:6). "Não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). Por "ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1ª Coríntios 3:11). Mas a declaração do Senhor em Mateus 7:13-14 não implica que sempre e para sempre, ele só irá poupar algumas pessoas em cada época. Na verdade, a Escritura frequentemente indica que grandes multidões serão salvas, que todas as nações serão discipuladas, que o mundo como um sistema orgânico vai experimentar a obra redentora de Cristo, que todos os seus inimigos vão ser subjugados - junto com as "extremidades do terra".

 

............................
* Saiba mais sobre Kenneth L. Gentry, Jr. clique aqui

Fonte: www.postmillennialismtoday.com
Acessado Terça-feira, 22 de Novembro de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

A Porta estreita e a
Esperança Pós-milenial

_________________

Por Kenneth L. Gentry, Jr.*

Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo