Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Pós-Milenismo
... Saiba mais...
Reino de Cristo
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

Fundamentos Teológicos da Vitória
do Reino de Deus *

Por Kenneth L. Gentry, Jr.
__________

 


Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo

 

 

...O pós-milenista espera que, antes do fim da história, a grande maioria da população do mundo seja convertida a Cristo, como conseqüência da proclamação do Evangelho. No entanto, em função das condições atuais no mundo, muitos cristãos não-pós-milenistas ficam surpresos com a resistência da esperança pós-milenarista. Neste artigo vou mostrar brevemente que, embora a esperança de vitória do evangelho soe estranho para o evangélico moderno, a teologia básica da Escritura identifica-se com ela. Na verdade, esses fatores sugerem em primeira impressão à plausibilidade do pós-milenismo[1].

Criação e Propósito de Deus

...Em Gênesis 1, encontramos o registro da criação do universo, no espaço de seis dias. Como resultado do poder criativo de Deus, tudo é originalmente "muito bom" (Gênesis 1.31). É claro, esperamos num Deus que cria o mundo para sua própria glória: "Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém" (Romanos 11.36). "Todas as coisas foram criadas por ele e para ele" (Colossenses 1.16b). Freqüentemente, a Escritura reafirma o amor de Deus para com Sua ordem criada e sua reivindicação de propriedade sobre todas as coisas: "A terra é do Senhor, e tudo nela, o mundo, e todos os que nele vivem". O pós-milenista sustenta que o amor de Deus para com Sua criação solicita a Sua preocupação em trazê-la de volta ao seu propósito original, que era trazer glória positiva a Ele. Assim, a expectativa cheia de esperança do pós-milenista está enraizada na realidade criadora.

Poder Soberano de Deus

...Nossa tarefa evangelística no mundo de Deus deve ser encorajada pela certeza de que Deus "faz todas as coisas de acordo com o beneplácito de sua vontade" (Efésios 1.11). Temos confiança e fé de que Deus controla a história por meio de seu decreto, pelo qual ele determina "o fim desde o princípio" (Isaías 46.10). Consequentemente, os pós-milenistas afirmam que a Palavra de Deus, como Ele mesmo diz, "não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" (Isaías 55.11), independentemente da oposição de homens ou dos demônios, apesar dos fenômenos naturais e circunstâncias históricas.

...Então, o cristão, não deveria usar o exemplo do passado com seus fatores históricos ou as atuais circunstâncias culturais para pré-julgar as perspectivas para o futuro sucesso do evangelho. Em vez disso, ele deve avaliar suas possibilidades apenas com base na revelação de Deus nas Escrituras - porque o sucesso do evangelho é "Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito" (Zacarias 4.6) Assim, a confiança final da pós-milenista é no Deus soberano.

A Prestação Santíssima de Deus

...Além disso, o Senhor dos senhores amplamente prepara sua igreja para a tarefa de sucesso evangelístico no mundo. Entre as disposições divinas abundantes para a igreja, são os seguintes:

(1) Temos conosco a presença de Cristo ressuscitado (João 6.56; 14.16-20, 23; 15.4-5.; 17.23, 26; Romanos 8.10; Gálatas 2.20; 4.19; Efésios 3.17, Colossenses 1.27; 1ª João 4.4). Ele é Aquele que nos ordena a "ir e fazer discípulos de todas as nações", enquanto mantém a promessa de estar conosco até o fim (Mateus 28.19-20). "Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai aperfeiçoa-la até o dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1.6).

(2) Somos habitados pelo Espírito Santo (João 7.39; 14.16-18; Romanos 8.9; 1ª Coríntios 3.16; 2ª Coríntios 6.16). Assim, acreditamos que "o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo" (1ª João 4.4b). Entre seus muitos ministérios Ele faz com que o novo nascimento, capacite os crentes para uma vida justa, e abençoa a sua proclamação do evangelho em trazer os pecadores para a salvação (João 3.3-8.; 1ª Coríntios 6.11; Tito 3.5; 1ª Pedro 1.11-12, 22).

(3) O Pai se deleita em salvar os pecadores (Ezequiel 18.23; 33.11; Lucas 15.10; 2ª Coríntios 5.19; 1ª Timóteo 1.15; 2.5). Na verdade, o Pai "não enviou o seu Filho para condenar o mundo, mas para salvar o mundo por meio dEle" (João 3.17).

(4) Nós temos o evangelho que é o "poder de Deus para a salvação" (Rm 1.16; 15.19; 16.25; 1ª Coríntios 1.18, 24; 1ª Tessalonicenses 1.5). Nós também empunhamos a poderosa palavra de Deus, a nossa arma espiritual: "As armas com que lutamos não são as armas do mundo. Pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2ª Coríntios 10.4-5; 2ª Coríntios 6.7; Efésios 6.17; 1ª Tessalonicenses 2.13; Hebreus 4.12).

(5) Para embasar e capacitar-nos a vitória do evangelho, temos acesso total a Deus em oração através do nome de Jesus (Mateus 7.7-11; 21.22; Efésios 2.18; Filipenses 4.6; Hebreus 4.16 ; 10.19-22; 1ª João 3.22; 5.14-15; João 14:13, 14; 15: 7, 16; 16:23, 24, 26; 1ª João 3.22; 5.14, 15). Cristo mesmo nos ensina a orar ao Pai: "Venha o teu reino. Sua vontade seja feita na terra como no céu" (Mateus 6.10).

(6) Embora tenhamos à oposição sobrenatural de Satanás, ele é um inimigo derrotado, como resultado do primeiro advento de Cristo. "Desde que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte - isto é, o diabo" (Hebreus 2.14; cp. Mateus 12.28-29; Lucas 10.18; João 12.31; 16.11; 17.15; Atos 26.18; Romanos 16.20, Colossenses 2.15; 1ª João 3.8; 4.3-4; 5.18). Consequentemente, podemos assim resistir-lhe que ele fugirá de nós, (Tiago 4.7; 1ª Pedro 5.9.); podemos esmagá-lo sob os nossos pés (Romanos 16.20). Na verdade, a nossa missão dada por Deus é transformar os homens "das trevas para a luz, e do poder de Satanás a Deus" (Atos 26.18). Assim, os amplos equipamentos da igreja são dados por um Salvador misericordioso.

...Portanto, uma vez que Deus cria o mundo para a sua glória, e governa por sua onipotência, e prepara seu povo para vencer o inimigo, o pós-milenista pergunta: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8.31). Nossa confiança está a serviço do Senhor Jesus Cristo, "o príncipe dos reis da terra" (Apocalipse 1.5). Ele está assentado à "mão direita de Deus nos lugares celestiais, acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que pode ser dado, não só no presente século, mas também no vindouro. E Deus colocou todas as coisas debaixo dos seus pés e nomeou-o para ser o cabeça sobre todas as coisas para a igreja" (Efésios 1.20-22). Temos confiança de que a ressurreição de Cristo é mais poderosa do que a queda de Adão.

 

Fonte: www.postmillennialismtoday.com
Data: Acessado Terça-feira, 31 de Março de 2015

* Título original: Theological Foundations of Postmillennialism


_____________________________
Notas:

1. Pós-Milenismo - é aquela visão das últimas coisas que sustenta que o Reino ....de Deus está sendo agora estendido no mundo através da pregação do ....Evangelho e da obra salvadora do Espírito Santo; que o mundo será finalmente ....Cristianizado, e que o retorno de Cristo ocorrerá no término de um longo ....período de justiça e paz freqüentemente chamado o Milênio.