Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Pós-Milenismo
... Saiba mais...
Reino de Cristo
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

Cristo: Nosso Salvador Pós-milenial*
Por Kenneth L. Gentry, Jr.
__________

 


Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo

 

 

...Um dos maiores professores pós-milenial foi a pessoa que fez esta esperança possível: nosso Salvador, Jesus Cristo, o Senhor. Embora - para alguns cristãos - o pós-milenarismo[1] pareça depender principalmente do Velho Testamento, o próprio Jesus tem muito a dizer para encorajar-nos à esperança de conversão do mundo.

...E este foi o caso até mesmo de como seu ministério começou.

Anunciou o Reino

...Cristo é apresentado a Israel e ao mundo através do ministério de João Batista, que foi profetizado no Antigo Testamento para ser precursor do Messias (Isaías 40:3; Mateus 3:3). João prepara o caminho para ele ao pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo" (Mateus 3:2).

...Jesus fala sobre esse tema em Marcos 1:14-15:

..."E, depois que João foi levado em custódia, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, e dizendo: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; se arrependam e creiam no evangelho".

...Vou observar três aspectos cruciais da presente declaração.

Primeiro, Cristo declara: "o tempo" chegou. Qual é "o tempo" a que Ele se refere? Ele certamente se refere ao tempo profeticamente antecipado, o tempo da vinda do maior Filho de Davi para estabelecer o seu reino, mas Ele imediatamente acrescenta: "o reino de Deus está próximo". Afinal, o Pai envia Cristo ao mundo na "plenitude dos tempos" (Gálatas 4:4; Efésios 1:10), para iniciar o "ano favorável do Senhor" (Lucas 4:16-21). Desta vez é o "tempo aceitável", "o dia da salvação" (2ª Coríntios 6:2). Os homens justos da antiga aliança haviam desejado muito ver esse dia (Mateus 13:17; Lucas 2:28-30; 10:24; João 8:56; Hebreus 11:13,39-40; 2ª Pedro 1:10-11).

Em segundo lugar, Cristo declara que o tempo "está cumprido". Ele não diz "o tempo será cumprido - se você receber a promessa". Ao contrário, Ele declara sem rodeios que o tempo ordenado por Deus está "cumprido". Devido a isto, mais tarde Paulo pôde chamar de "o tempo sobremodo oportuno [ou agora]" (2ª Cor 6:2; cf. Romanos 3:21-26; Efésios 3:10; 2ª Tm 1:9-10). Embora João e Jesus anunciem que o tempo "está cumprido", Jerusalém não reconhece a vinda deste "tempo" (Lucas 19:44; cf. Mateus 23:37).

Em terceiro lugar, Cristo declara que uma vez que "o tempo está cumprido", portanto, "o reino de Deus está próximo". Ou seja, porque o tempo ordenado por Deus agora está cumprido, o reino de Deus está finalmente na mão direita. A vinda do reino não espera por algum futuro distante no retorno de Cristo. Durante sua primeira vinda, no início do seu ministério, Jesus prega que "o reino de Deus está próximo".

...Então, no início da nova revelação da aliança do reino, é declarada sua proximidade no tempo, não sua proximidade potencial, e certamente não a sua distância. Por conseguinte, Jesus promete que alguns de seus ouvintes viveriam para ver a chegada do reino em grande poder na história: "Há alguns daqueles que estão aqui que não provarão a morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus" (Marcos 9:1). Assim, não só o reino é presente em Seu ministério, mas alguns de seus discípulos, na verdade, viveram o suficiente para ver a sua exposição e poder. Esta exposição não seria imediatamente, pois alguns de seus discípulos iriam morrer primeiro. No entanto, isso deveria ocorrer durante a vida de outras pessoas, para "alguns" que estavam lá e que iriam testemunhar isso. Aparentemente, este evento, refere-se ao dramático ano 70 d.C. quando ocorreu a destruição do templo e a remoção do sistema de adoração do Antigo Testamento (cf. Hebreus 8:13; 12:25-28). Isso ocorre como resultado direto das profecias de Jesus (João 4:21-23; Mateus 21:33-46; 22:1-7; 23: 31-34:34).

O Reino de Cristo Estabelecido

...Porque "o tempo" é "cumprido" e o "reino de Deus" está "próximo", devemos esperar o seu aparecimento no registro do Evangelho [...]. Talvez, uma das mais claras provas da presença do reino no evangelho é Mateus 12:28:

"Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, então o reino de Deus é chegado a vós".

...[...]

...O próprio fato de que Cristo invade o reino de Satanás e tira suas posses (os endemoniados, Mateus 12:25-29), prova que o reino veio durante Seu ministério.

...Em Lucas 17:20-21 lemos outro anúncio da presença do reino:

"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.
...Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós".

...Observe que Cristo responde a questão específica dos fariseus sobre "quando" o reino deveria vir. Ele responde a eles usando o tempo presente, informando-os de que o reino está presente agora. Ele não está à espera de uma visível futura manifestação da batalha do Armagedom; o reino existe espiritualmente agora e entre eles.

...Assim, mesmo durante Seu ministério os homens estavam entrando nele:

..."A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele".
.......................................................... (Lucas 16:16)

...Durante o seu julgamento sob Pilatos, o Senhor fala diretamente de sua realeza e reino:

..."Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
...Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz".

...
... ..(João 18:36-37; ver também: Mateus 27:11; Marcos 15:2; Lucas 23:3).

...Aqui Jesus define o seu reino como algo de outro mundo, ao invés de um reino político. Seu reino é diferente do reino político de César - e ele difere da concepção política do reino messiânico dos dispensacionalistas.[2] E, como tal, o seu reino já está presente: Ele fala de "meu reino" (João 18:36a). Ele alega ter seus próprios "servos" (mesmo que eles não lutem com a espada para defendê-lo, João 18:36b). Ele afirma ainda claramente "sou rei" (João 18:37a). E, como seria de esperar, dado o nosso estudo de Marcos 1:14-15, Ele afirma que veio ao mundo com o propósito de ser rei (João 18:37b).

...O próprio Cristo afirma que ele estava estabelecendo Seu reino messiânico durante sua primeira vinda. Esta é precisamente a posição do pós-milenismo, embora isso contradiz a posição atual do dispensacionalismo.

 

Fonte: www.postmillennialismtoday.com
Data: Acessado Quinta-feira, 30 de Abril de 2015

* Título original: Our Postmillenial Savior

 


_____________________________
Notas:

1. Pós-Milenismo - é aquela visão das últimas coisas que sustenta que o Reino de Deus
....está sendo agora estendido no mundo através da pregação do Evangelho e da obra
....salvadora do Espírito Santo; que o mundo será finalmente Cristianizado, e que o retorno de ....Cristo ocorrerá no término de um longo período de justiça e paz freqüentemente chamado ....o Milênio.

2. Dispensacionalismo - dispensacionalismo é uma doutrina escatológica que afirma que a ....segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o
....arrebatamento e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do ....Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra.