Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Vida Eterna
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
   Uma das implicações práticas de uma teologia pós-milenarista robusta é a necessidade de transformar a nossa sociedade de acordo com a Palavra de Deus. Para o grande detrimento da nossa nação, na Igreja da América foi amplamente adotada uma visão pessimista do futuro e, portanto, se abandonou o esforço para construir uma sociedade cristã. Uma objeção de muitos cristãos sinceros é que o Novo Testamento "não se concentra em questões políticas". De fato, o apóstolo Paulo é frequentemente citado como o principal exemplo de alguém que realmente não se envolveu com questões políticas. O raciocínio de Paulo foi simplesmente focado em "pregar o evangelho" e não passar o tempo tentando mudar a cultura ou sociedade (que inclui leis, instituições, etc.). No entanto, o meu argumento é que o apóstolo Paulo não só tentou mudar o panorama social e político, mas ele conseguiu!

   O Apóstolo Paulo descreveu a essência de sua pregação como Jesus Cristo crucificado:

   "E eu, irmãos, quando fui ter convosco, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria, anunciando-vos o testemunho de Deus. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado".
                                                                                            (1ª Coríntios 2:1-2)

   Usando a analogia da fé, sabemos que Paulo não quis dizer com isso que ele não estava interessado em outras coisas. Paulo ensinou claramente sobre ética sexual, ordem da igreja, dons espirituais, qualificações de presbíteros e diáconos, relacionamentos entre maridos e esposas, famílias e crianças, o governo, a oração, a escatologia, e muito mais. No versículo um, Paulo está contrastando o seu discurso com a dos oradores gregos que se concentraram na eloqüência e persuasão. Paulo não confiava na retórica extravagante, mas sim sobre a verdade de Deus e sua pregação era "em demonstração do Espírito e de poder" (1ª Coríntios 2:4). Quando Paulo disse que decidiu nada saber, mas somente sobre "Jesus Cristo, e este crucificado", ele estava se referindo ao núcleo e substância de todos os seus ensinamentos. Tudo que ele ensinou (da família para o governo e à escatologia) foi enraizado em Jesus Cristo e sua obra de redenção. Seu desejo de mudar a cultura (e seu sucesso) também foi enraizado em Cristo crucificado.

   Então, Paulo tentou mudar a sociedade? Em seu dicionário de 1828, Noah Webster define "sociedade" como se segue:

   "A união de uma série de seres racionais; ou um número de pessoas unidas, seja para um fim temporário ou permanente. Assim, os habitantes de um estado ou de uma cidade constituem uma sociedade com interesses comuns; e, portanto, ela é chamada de uma comunidade. Em um sentido mais alargado, toda a raça ou a família do homem é uma sociedade e chama-se a sociedade humana. A fundação verdadeira e natural da sociedade são os desejos e medos dos indivíduos".

   Paulo ensinou que "Deus... manda que todos os homens em todo lugar se arrependam" (Atos 17:30, ênfase adicionada). Paulo procurou trazer a mudança mais fundamental na sociedade: o coração mudado do indivíduo. A fé cristã reorienta drasticamente o "desejos e medos" de indivíduos (cf. Salmos 37:4; Provérbios 29:25; Lucas 1:74; Hebreus 2:15). A mudança do indivíduo é a base para qualquer mudança que acontecerá na sociedade. Não há dúvida de que a pregação do Evangelho e seu apelo para a obediência muda radicalmente indivíduos (cf. 1ª Coríntios 6:11).

   O próximo nível da sociedade é a família. Paulo ensinou muito sobre a família, buscando mudar a forma como as pessoas operam no reino do governo da família (1ª Coríntios 5:1, 7:1-9, 11:2-16; Efésios 5:21; 6:4; Colossenses 3:18-21; 1ª Tessalonicenses 4:3-7; 1ª Timóteo 3:2, 4; Tito 1:6).

   Um terceiro nível da sociedade é a igreja. Claramente, Paulo ensinou em profundidade sobre o ensino da igreja sobre anciãos, diáconos, a disciplina da igreja, a Ceia do Senhor, o batismo, cuidar das viúvas na igreja, e assim por diante.

   O quarto nível da sociedade pode ser rotulado como o governo civil. Esta é a única área que muitos cristãos dizem que Paulo não fez nada para procurar mudar. No entanto, Paulo fez ensinamento especificamente sobre o governo civil (Romanos 13:1-7). Ele ensinou que o governo civil foi ordenado por Deus para "castigar o que pratica o mal" (Romanos 13:4). É inegável que a referência de Paulo sobre o mal é aquilo que é contrário à lei moral de Deus (cf. 1ª Timóeo 1:8-11). Ao ensinar isso, Paulo estava tentando mudar a opinião de que o governo civil não é necessário para governar de acordo com o padrão de Deus sobre o bem e o mal. Os governantes civis nos dias de Paulo, muitas vezes, não castigavam "aquele que pratica o mal", mas sim sobre aquele fazia o que é bom (Mateus 14:1-14; Lucas 23:33). Noah Webster define "ensino" como comunicação "de conhecimento para outro que era antes ignorante". Portanto, quando Paulo ensina sobre o governo civil ele está tentando transformar a visão da sociedade.

   É claro que cada nível da sociedade era dirigido por Paulo (para não mencionar os autores do Velho Testamento e o resto do Novo Testamento). A próxima objeção pode ser que, se Paulo estava tentando mudar a sociedade através do indivíduo, da família, da igreja e do governo civil, ele falhou. Será que Paulo falhou?

   A primeira coisa a notar é que grande transformação social não é o mesmo que transformação social total. Os pós-milenistas não acreditam que cada membro da sociedade serão convertidos na história. Em vez disso, o "pós-milenista espera que, eventualmente, a grande maioria dos homens vivos serão salvos. Haverá gradualmente um crescente sucesso do evangelho antes do retorno de Cristo que irá produzir uma vez na história o fato de que a fé, a justiça, a paz e a prosperidade vão prevalecer nos assuntos dos homens e das nações" (Gentry). Além disso, não devemos medir o sucesso de Paulo apenas em termos de resultados imediatos durante sua vida. Quando tomamos uma visão de longo prazo, que se refira a civilização ocidental, é inegável que Paulo (através do poder de Deus) foi bem sucedido em transformar drasticamente a sociedade.

   Por exemplo, a transformação da Inglaterra a partir de um remanso, de uma nação corrupta em uma força missionária incrível para o cristianismo pode ser atribuída à introdução da Bíblia de Genebra (e com ela, o ensinamento de Paulo).

   A Inglaterra de 1557 foi uma sociedade atormentada por contradições, opressões e mesmo barbáries. Mais de 300 homens tinham sido queimados na fogueira pelo tirano católico, "Bloody Mary" Tudor, meramente para promover a reforma inglesa. Muitos clérigos, Católicos e Protestantes, ficaram exacerbados, ao invés de acalmar a aflição; como uma classe de semi-alfabetizados, receberam seus empregos na paróquia como pagamentos e muitas vezes foram dispostos a pregar, ou incapazes de compor sermões. As massas empobrecidas e espiritualmente privadas encontraram consolo em outros lugares - na indolência, na dissipação ou na bebida - enquanto a nobreza procurava riqueza, posição social e favores das cortes reais. Nessa cultura aparentemente desesperada de corrupção e erro, a luz da Palavra escrita de Deus - na Bíblia de Genebra recentemente traduzida, publicada e distribuída - começou inexoravelmente a libertar o povo de língua inglesa, penetrando corações e transformando mentes. Não é exagero dizer que a Bíblia de Genebra foi o catalisador mais significativo da transformação da Inglaterra, da Escócia e da América do feudalismo servil para as alturas da civilização cristã.
               (Foster, Introdução à Bíblia de Genebra, Tolle Lege Press, xiii)

   Até relativamente a pouco tempo a maioria das leis na cultura ocidental foram baseadas em princípios cristãos (até hoje muitas ainda são). O professor de direito australiano Augusto Zimmerman, em um artigo intitulado "A Lei acima da Lei: raízes cristãs do Direito Comum Inglês", observa:

   "A lei comum inglesa tem uma herança cristã incrivelmente rica. Os juristas mais célebres da Inglaterra - incluindo Blackstone, Coke e Fortescue - frequentemente extraíam fortemente sua fé cristã ao expor e desenvolver os princípios e doutrinas já bem estabelecidos do direito comum" (85).

   Faltaria espaço para citar todas as maneiras em que o cristianismo transformou a cultura ocidental (para não mencionar o mundo). Onde quer que se olha para a história da cultura ocidental, o Cristianismo teve um incrível poder transformador. O atual aumento do ataque aos valores cristãos na sociedade demonstra as raízes de nossa nação (e toda a cultura ocidental). As visões de mundo que vemos sendo promovidas hoje (humanismo, homossexualismo, feminismo, aborto, estatismo, ateísmo) estão em oposição direta à rica herança cristã da civilização ocidental - uma civilização com raízes que remontam ao Apóstolo Paulo (e mais adiante).

   Paulo procurou transformar a sociedade através do ensino de uma cosmovisão distintamente cristã para as quatro áreas da cultura:

(1) o Indivíduo;

(2) a Família;

(3) a Igreja;

(4) e o Governo Civil.

   É claro que Paulo não sabia os detalhes do que aconteceria nos anos seguintes. No entanto, não é anacrônico dizer que Paulo procurava ver nações transformadas. Afinal de contas, seu Senhor e Salvador ordenou aos cristãos a "Ide, pois, ensinai todas as nações" (Mateus 28:19). O grande comentarista Puritano Matthew Henry, ao comentar sobre este verso, dá o grito de guerra para missões cristãs: "Fazei o máximo para fazer das nações, nações cristãs".

   Não só Paulo tentou transformar a sociedade, ele foi realmente bem sucedido como evidenciado pela notável transformação da cultura que tem ocorrido desde o tempo de Cristo até hoje. Paulo não estava sozinho; a transformação inspirou-se em muitos outros trabalhadores. De Atanásio, passando por Agostinho até Calvino - para não mencionar milhares de outros indivíduos cujos nomes estão perdidos para a história - Deus tem usado cristãos para proclamar fielmente a verdade e ensinar todas as nações a obedecer. Há mais trabalho a ser feito. No entanto, o argumento de que Paulo não tentou transformar a sociedade deve ser silenciado por uma consideração cuidadosa das implicações da sua doutrina e a irrefutavelmente enorme influência do cristianismo na cultura ocidental. Os pós-milenistas acreditam que Deus é capaz de fazer ainda mais nos próximos dias.

 

............................
* Christopher Hume detém o mestrado em Literatura pela Clarks Summit University e é um seminarista no Seminário Batista Bíblica. Ele vive na Pensilvânia com sua esposa e quatro filhotes. Ele está actualmente a procurar plantar uma igreja postmillennial no leste da Pensilvânia. Você pode entrar em contato com ele pelo e-mail: hume227@gmail.com

Fonte: www.postmillennialismtoday.com
Acessado Terça-feira, 22 de Novembro de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

Será que o apóstolo Paulo tentou transformar a sociedade?
_________________

Por Christopher Hume*

Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo