Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Preterismo Parcial
... Saiba mais...
Preterismo Completo
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
   A visão de Ed Stevens é baseada em sua suposição de que a “ressurreição dos mortos” aconteceu, ou se cumpriu, quando os romanos e judeus foram para a guerra nos anos 66-70 d.C. (esta suposição foi amplamente compartilhada com a audiência que ele está falando aqui em sua Palestra da qual eu tomo este material). Stevens também acredita, explicitamente, que todos, se não a maioria daqueles que professavam Jesus como Senhor naquele tempo, aqueles que estavam vivos, desapareceram em Corinto, Jerusalém, Roma, Tessalônica, Egito, Éfeso e, em toda parte em que outros cristãos professos foram encontrados. Para pessoas de fora desse ponto de vista, chamado 'Preterismo Completo, isso pode (e tem de) lhe parecer bastante bizarro. Não será o foco desta crítica argumentar contra tal implausibilidade histórica. Em vez disso, creio neste momento, que é necessário analisar o que Stevens faz do texto em questão, 1ª Coríntios 15, o qual demonstra uma mudança literal dos “vivos” no tempo da ressurreição dos mortos.

   É, naturalmente, a visão do cristianismo ortodoxo, que "Jesus virá novamente para julgar os vivos e os mortos" (Credo Niceno), como é confessado em praticamente todo encontro cristão em todo o mundo aos domingos. Este será o fim da história como a conhecemos, para ser introduzido por um "novo céu e uma nova terra" - ou, em resposta à Oração do Senhor, "venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, na terra e no Céu. A última vinda do Reino de Deus na terra (como no Céu) é a grande e professante esperança cristã desde a sua fundação até os dias atuais. A opinião de Stevens, no entanto, acredita que essa esperança foi cumprida no ano 70 d.C., Jesus voltou a surgir invisivelmente, trazendo um reino invisível, com uma ressurreição invisível dos mortos, mas um visível desaparecimento dos cristãos vivos. A grande esperança cristã, portanto, é derrotada; nunca para ser realizado em um novo céu e nova terra consumados.

   Para sustentar esse argumento, Stevens precisa fazer várias "exceções" à regra. Obviamente. Eu tenho a tendência de fugir dos argumentos que têm que fazer exceções à própria regra que eles tentam manter. Pode-se dizer que quanto mais exceções são feitas para que a regra geral se aplique, mais fraco se torna o argumento. A razão pela qual exceções devem ser feitas nesses tipos de tratamentos é para evitar contradições para outro material que é necessariamente ser trazido para sustentar a regra geral. Em suma, se não se pode apresentar um argumento claro e consistente de todo o material relevante, então começa-se a fazer uma série de exceções para afastar as aparentes inconsistências. Esse tipo de argumento é o material dos políticos.

Observações preliminares

   É minha contenda, e a contenção da Ortodoxia, que a ressurreição dos mortos é exibida pela primeira vez na ressurreição do próprio Jesus. De fato, Paulo observa isso em 1ª Coríntios 15 quando ele começa sua discussão sobre esse assunto naquele capítulo. Lá ele chamou Jesus de, 'a primícia dos mortos' (1ª Coríntios 15:20). Em outro lugar, Jesus é chamado de "o primogênito dos mortos" (Colossenses 1:18). Em outro lugar ainda, Jesus é "o primeiro a ressuscitar dos mortos" ( Atos 26:23). O que isto significa é que Jesus, o homem, o ser humano, 'morreu' e 'foi sepultado' (1ª Coríntios 15:3). Após Sua ressurreição "no poder" ( Romanos 1:4), o homem, Jesus Cristo, ressuscitou para que "nós sabemos que Cristo sendo ressuscitado dos mortos nunca mais morrerá; a morte já não tem domínio sobre ele" (Romanos 6:9). Para Jesus, a morte está 'destruída' (2ª Timóteo 1:10), isto é, não tem mais domínio sobre Ele. Hebreus descreve-o como tendo agora uma 'vida indestrutível' (Hebreus 7:16). Isto é, então, bastante distinto de todos os milagres anteriores nas Escrituras que atestam as ressurreições, incluindo o milagre da ressurreição de Lázaro. Lázaro morreu novamente, assim como todos os outros. Sabemos disso deduzindo dos textos que Jesus é chamado de "o primeiro".  Jesus é o primeiro homem a ser ressuscitado dentre os mortos e a permanecer ressuscitado dos mortos por toda a eternidade (isto é, na verdade, a força do verbo 'ele ressuscitou' - que é uma forma Perfeita na linguagem grega de Paulo, enfatizando o ato passado com a continuação presente).

   Paulo liga a ressurreição aos mortos diretamente com a ressurreição de Jesus, o que Stevens corretamente nota que é futura desde o dia em que Paulo escreveu aos coríntios. Ele não faz nenhuma mudança de linguagem. 'Se os mortos não são ressuscitados, então nem Jesus foi ressuscitado', disse ele (1ª Coríntios 15:13). Não há uma sugestão, nem sugestão, de que a vinda da "ressurreição dos mortos" não seja da mesma natureza que a "ressurreição de Jesus dentre os mortos", que é chamada de "primícias dos mortos". No entanto, é aqui que as "exceções" de Stevens começam a se acumular. 

   Stevens entende que ele não pode ter uma ressurreição exatamente como a de Jesus com a ressurreição vindoura dos mortos. Para ele se tivéssemos essa conexão exata, sua colocação no cumprimento da ressurreição dos mortos no ano 70 d.C. simplesmente entraria em colapso. Como já observamos, Stevens tem que ter uma ressurreição invisível no ano 70 d.C. pela mesma razão que ainda podemos ver todos os ossos de escavações daqueles que morreram antes do ano 70 d.C. No entanto, quando pedimos para ver os ossos de Jesus, não existem nenhum porque Stevens acredita que Jesus, o homem, foi literal e visivelmente "ressuscitado dos mortos", e foi visto depois. Stevens, para seu crédito, mantém o "túmulo vazio" de Jesus. Mas, como demonstrarei, esse fato desvenda todo o seu paradigma.

Considerações Exegéticas 1

   Em primeiro lugar, Stevens define a frase "carne e sangue" (1ª Coríntios 15:50) como normalmente significa. De fato, é difícil ter um argumento contra esse significado quando Paulo acaba de mencionar "a carne dos homens" (1ª Coríntios 15:39). Supor que ele mude o significado do versículo 39 é altamente improvável. E, Stevens observa que Jesus usa a frase "carne e osso" em Sua aparição pós-ressurreição (Lucas 24:39). Alguns tentaram notar uma diferença entre 'carne e osso' e 'carne e sangue', mas isso tem sido largamente ignorado como coar um mosquito. A partir disso, Stevens escreve que, para que o corpo de carne e sangue herde o reino de Deus, ele “deve ser mudado primeiro”. Tudo isso está correto.

   O problema para Stevens é que a carne e o sangue do corpo, que, mais uma vez Stevens define como o 'corpo corruptível', não mudou, mas sim é alterado. É totalmente está colocada e não está organizada ou transformada. Permita-me ilustrar. Se o assunto X for substituído, não será mais X, mas Y. Se o assunto X for transformado, ele se tornará x. O X maiúsculo é transformado em x minúsculo, mas não é substituído. É reformado. Mas, com a visão de Ed, o assunto X (em pé para o corpo) é inteiramente substituído por outro corpo. Assim, é enganoso sugerir que isso é uma mudança de corpos. É, antes, uma troca de corpos.

   Stevens continua: “Para fazer parte do reino celestial, eles teriam que obter novos corpos, ou ter uma mudança corporal”. Tudo isso é bom, mas o significado não é uma mudança do mesmo corpo, mas uma troca de corpos, e é precisamente aí que a visão de Stevens pode se tornar bastante confusa. Por exemplo, “Eles não teriam seus antigos corpos corrompidos e decaídos erguidos do chão. Em vez disso, eles obteriam novos corpos imortais como o corpo de Cristo ”. Isso é totalmente enganador, pois o corpo de Cristo não foi substituído. Lembre-se, Stevens afirma o túmulo vazio. Se o corpo de Jesus fosse trocado ou substituído por sua ressurreição, teria havido dois corpos: um no túmulo, e outro que a Ele foi dado. Pelo contrário, o corpo de Jesus foi mudado quando o apóstolo diz que ele foi criado 'no poder' (Romanos 1:4), usando a mesma frase em 1ª Coríntios 15:43. Os mortos são elevados "no poder" por uma transformação do corpo anterior.

   Agora, anteriormente, Stevens tenta entrar na mente dos negadores da ressurreição dos mortos. Lá ele observa que, em alguns círculos gregos, a ideia de um corpo físico real entrando no céu era um anátema para eles. No entanto, o que parece não aparecer em Stevens é que Paulo começa seu argumento com esse mesmo sentimento: Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitado e visto, e agora "deve reinar" à direita de Deus. Jesus não trocou Seu corpo a qualquer momento, e entrou no Céu com o mesmo corpo levantado que deixou o túmulo vazio. Assim, se a ideia de Stevens de os gregos estarem chocados com tal noção, então eles igualmente teriam ficado chocados com a ideia de Jesus ter esse status no Céu!

   De fato, encontramos este mesmo testemunho em Atos 17, onde Paulo visita um dos maiores centros da filosofia grega, Atenas. Eles o ouvem, mas quando ele vem para a ressurreição de Jesus, eles imediatamente zombam dele.  Jesus não é uma exceção. Agora, Stevens está ciente deste ponto. Argumentando contra a visão ortodoxa, ele escreve:

   “Eles acham que, porque Jesus tem o Seu próprio corpo (sem pecado) de volta, nós também temos que recuperar nossos próprios corpos (pecaminosos). Mas você vê a falácia aqui? Jesus é o único que conseguiu o mesmo corpo SEM SACOS de volta. Desde que pecamos, nossos corpos voltam ao pó, e nós temos que obter novos corpos imortais que são exatamente como o corpo imortal de Cristo ”(p.4).

   Em outras palavras, Jesus é a exceção . Bandeira vermelha.

Stevens tem a impressão de que os corpos, em si e por si mesmos, são sem pecado ou pecaminosos. Corpos não pecam, no entanto. O que é feito ' através do corpo' ( dia -  2 Coríntios 5.10) é pecado. O pecado vem do coração. Em uma mistura com 'apetites corporais', a luxúria forma e comete pecado. No entanto, pode-se falar do corpo sendo afetado pelo pecado, que é exatamente o que Paulo tem em mente. O corpo, sendo afetado pelo pecado e pela morte, tornou-se "corrupto", "fraco" e "sem glória". Ele morre'. E esta é a força da morte de Jesus. O salário do pecado é a morte. E Jesus tomou sobre si mesmo'nossos pecados' (1C15.3). Paulo é bastante claro: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, tornando-se uma maldição para nós, porque está escrito:" Maldito todo aquele que está pendurado sobre uma árvore "( Gálatas 3:13). O corpo de Jesus, o corpo de sua carne, o corpo do homem que era a palavra carne, morreu - não de causas naturais, mas porque Deus colocou sobre ele nossos pecados. Não havia pecado nele, mas nossos pecados foram postos sobre ele, e por isso ele morreu. Não só ele tomou sobre si os nossos pecados, mas pelo fato da morte, tomou sobre si o nosso corpo corruptível. Jesus, o filho do homem, foi colocado em um túmulo, morto. O horror.

No entanto, porque ele estava em si mesmo, sem pecado (ele não pecou, ​​mas 'se tornou pecado'), Paulo explica sua obediência à morte na cruz como uma oferta voluntária pelo pecado. Jesus sabia que ele iria morrer, e ele sabia que se ele que estava sem pecado morreria, então ele sabia que deveria aceitar o salário do pecado: a morte. Durante três dias e noites seu corpo estava no túmulo, corrompido pela própria morte.

Mas lhe foi prometido que ele não permaneceria em corrupção, que não seria permitido “ver a corrupção” em termos de seus efeitos contínuos. Pelo contrário, Pedro e Paulo citam o Salmo 16.10. Jesus não foi “abandonado na sepultura” ( At 2.31), e seu corpo, ao contrário do corpo de Davi, foi ressuscitado. Paulo faz o mesmo ponto em Atos 13.36. David adormeceu e foi sepultado, e assim foi Jesus. No entanto, Davi ainda está em seu túmulo, em estado de decadência, enquanto que Jesus não está. Jesus foi ressuscitado da corrupção, que é o que significa ressurreição. De fato, aludindo à passagem em Gálatas 3.13, Paulo observa que Jesus foi tirado da árvore e sepultado ( Atos13,29). Jesus conhecia todo o efeito do pecado e da morte, mas porque ele aceitou que este fosse colocado sobre ele em obediência, Deus o ressuscitou dentre os mortos, transformou seu corpo morto, e fez dele 'o primogênito dos mortos'.

Há uma imagem bastante gloriosa do filho do homem ( Apocalipse 1.13) diante de João. Ele proclama: “Eu sou o Vivente; Eu estava morto e eis que estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do inferno ”( Apocalipse 1.18). A morte que tirou a vida de Jesus, tendo domínio sobre seu corpo terreno, está agora em suas mãos! Ele venceu a morte e o domínio "não tem mais domínio sobre ele".

Digo tudo isso para dizer que Stevens quer fazer de Jesus a exceção do assunto que está sendo discutido. E ele tem que fazer isso porque sua definição de ressurreição não é a mesma que a ressurreição de Jesus. Se foi, então, obviamente, a ressurreição dos mortos não ocorreu em 70 dC

Considerações Exegéticas 2

Stevens também levou em consideração que todos os santos anteriores a 70 dC não foram para o céu, mas foram para um lugar do outro mundo que os gregos chamavam de 'hades'. Esta é uma contradição plana de Paulo, que afirmou claramente que "estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor" ( 2 Coríntios5,1-10). Nenhum discurso mais claro pode ser dado, e Paulo escreveu isto antes de 70 dC Em outras palavras, existe o que é chamado de um 'estado intermediário' do crente entre a sua morte e a ressurreição dos mortos; a ressurreição de seu corpo morto - quando seus corpos corruptíveis são ressuscitados, transformados, reformados, reorganizados ou o que você tem. Stevens, por exemplo, comete um erro quando escreve: “Paulo não está falando de pessoas mortas sem corpo no Hades que não tinham corpos para serem transformados” (p.6). Isso é enganoso. Dizer que os mortos "não tinham corpos" não é verdade. Seus corpos estão mortos, com certeza. O corpo de Jesus estava morto. Ele morreu. Mas seria correto dizer que Jesus "não tinha corpo" por três dias? Isso contradiz as Escrituras, “e eles colocaram seu corpono túmulo. Não era o corpo de Frank e não era o de Joe.  Assim, as Escrituras nos ensinam que, embora um corpo esteja morto, ainda é o corpo da pessoa que morreu . “O corpo de Davi” ou “e eles tomaram o corpo de Saul” e o colocaram para descansar aplica-se. Há identidade do corpo independentemente dos efeitos que a corrupção causou a ele. A promessa do Salmo 16.10 não é apenas para Jesus. Davi escreveu, e Davi disse de si mesmo: "meu corpo você não vai abandonar". Jesus é o primeiro a ser ressuscitado e a permanecer ressuscitado. David seguirá mais tarde quando seu corpo corrompido e decadente se revestirá de incorruptibilidade. A ressurreição não é uma doutrina do Novo Testamento, mas uma proclamação do Antigo Testamento. Jesus defineisto. Ele é o modelo disso. Ele é o primeiro fruto dele, e a colheita que se segue será igual à dele . Se você escolher uma maçã como primeira safra de uma colheita, a colheita será simplesmente  mais maçãs .

Há muito mais que pode ser dito sobre a visão de Stevens, mas apenas uma outra consideração será dada. Ele passa algum tempo com a citação de Murray Harris e o livro do autor, From Grave to Glory . Lá, da citação (página 5), ​​Harris comete um erro lógico em que ele equaciona o termo "morrer" com a frase "adormecer". Esses termos não são os mesmos. Morrer significa que o coração pára. Quando o coração pára, diz-se que o corpo "adormece". Paulo afirmou uma proposição universal: “todos em Adão morrem” (1C15.22). E, um pouco mais adiante, diz: “nem todos dormiremos” (15.51). Se "morrer" e "dormir" significa a mesma coisa, então Paulo se contradisse.

Harris escreveu: “Mas se a morte é um pré-requisito para a ressurreição, como se sairão os que nunca morrem? Paulo reconheceu esta importante exceção à sua "regra ..." (p.5). E aqui temos mais uma "exceção", esta cometida por Harris, e seguida por Stevens. Paulo não diz: “nem todos nós morreremos ”. Em vez disso, “nem todos dormiremos” . E o sono refere-se ao estado de repouso em relação ao corpo. Como muitos notaram, a metáfora "sono" refere-se ao corpo (não à alma), pois a própria palavra pode se aplicar aos vivos. A reclinação do corpo, ainda, calma, em repouso é o significado do termo. Ele é usado inúmeras vezes nas Escrituras em referência ao corpo na morte em reclina. Paulo não édizendo que os vivos que são mudados ignoram a morte. Eles ignoram o estado do corpo em reclinação que segue a morte (sono).

De fato, este deve ser o caso, como Agostinho há tanto tempo apontou, que se os corpos daqueles que estão vivos na descida do Senhor forem mudados , então o coração deve parar, mesmo que por um mero “flash ou cintilante”. de um olho ”! Se não fosse esse o caso, então Stevens e Murray teriam que postular que o coração vivo e pulsante do corpo pré-transformado de 'carne e sangue' continua ininterrupto à medida que é transformado em um novo corpo espiritual! Se o coração parar, o corpo morre. Período. Se o velho coração de carne e osso parar, ou for "mudado" (o que deve ser), então um coração parou, com um novo coração transformado começando a pulsar.

Em segundo lugar, aqueles adormecidos significam que seus corpos foram enterrados (ou o que quer que seja). Suas almas estão no céu e, assim, seus corpos são separados de suas almas. Para os vivos, suas almas, já regeneradas, permanecem em seus corpos quando são transformados “num piscar de olhos, num abrir e fechar de olhos” da morte para a vida, da corrupção para a incorrupção. Stevens, no entanto, quer fazer a diferença entre a “vida” e os mortos, dizendo que os vivos não são levantadas em tudo , mas, em vez estão “mudou.” Os mortos são ressuscitados e mudou, mas a vida só são alteradas . “Porque a vontade do meu Pai é que todo aquele que olha para o Filho e nele crê tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” ( João6,40). “Todo mundo” que acredita está “levantado” no último dia. A ressurreição se aplica a todos precisamente porque “em Adão todos morrem”. “Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai que me enviou o atraísse, e eu o ressuscitarei no último dia” ( João 6.44). “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” ( João 6.54). Não importa, então, se alguém está vivo durante a descida de Jesus; eles também “serão ressuscitados no último dia” - num piscar de olhos. Os mortos também serão ressuscitados de seus corpos tendo “adormecido”. Nem todos dormirão, mas todos morrerão e, portanto, todos serão ressuscitados da morte para a vida.

Conclusão

Quando é entendido corretamente que Jesus, o homem, demonstra e define a ressurreição dos mortos, e é o modelo, não a exceção, então a impossibilidade deste evento ocorrer em 70 dC é vista pelo erro que é. O que Stevens tem a fazer, então, é fazer várias “exceções” para que sua doutrina dos 70 AD funcione, apesar do fato de que Paulo não faz exceções. Jesus "morreu". Nós morremos. Jesus foi ressuscitado em poder, glorificado e exaltado não quarenta dias depois, mas como Paulo claramente afirma, “quando o corruptível se prostitui”. O corpo de Jesus deitado em um túmulo e foi levantado "no poder" ( Romanos1.4). Os crentes devem ser conformes à sua semelhança e morte, e serão ressuscitados igualmente. Quaisquer objeções que possam ser levantadas contra tal ponto de vista podem ser simplesmente combatidas apontando-se para o próprio exemplo da ressurreição: Jesus.

   Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org

 

......................
* Título original em inglês: Critique of Stevens’ View of Resurrection

** Saiba mais sobre Samuel M. Frost, clique aqui

Site: https://bookofjobblog.wordpress.com/2018/01/23/critique-of-stevens-view-of-resurrection/
Acessado Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

 

 

 

 

 

Crítica da Visão de Ressurreição de um Preterista Completo*
_________________

Por Samuel M. Frost, Th.M**

Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo