Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Preterismo Parcial
... Saiba mais...
Preterismo Completo
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

   Epifânio de Salamina (320 a 403 d.C.) foi um bispo de Salamina, Chipre. Ele ganhou uma reputação como um forte defensor da ortodoxia. Ele é mais conhecido por compor o chamado Panarion, um compêndio muito grande das heresias até o seu próprio tempo, cheio de citações que muitas vezes são os únicos fragmentos sobreviventes desses textos. Ele também foi um crítico inicial contra os usos contemporâneos da iconografia na Igreja.

   Eu postei este texto especialmente para aqueles que estão interessados ​​no Preterismo Completo (ou Hiper-Preterismo). Alguns dos meus conhecidos preteristas completos objetaram que a doutrina de Himineu se refere apenas ao ensino de que a “ressurreição é passada” por volta do tempo em que Paulo escreveu suas duas epístolas a Timóteo no início e meados dos anos 60 d.C. Eles insistem que isso não pode se referir à ressurreição dos santos ou à Segunda Vinda de Jesus no ano 70 d.C. - que é quando muitos preteristas completos afirmam que esses eventos ocorreram. Como Paulo estava escrevendo antes do ano 70 d.C., eles alegam que essa heresia não pode se aplicar aos Preteristas Completos de hoje que dizem que a Segunda Vinda e a Ressurreição ocorreram no passado.

   Pelo contrário, em Panarion, Epifânio fornece algumas informações úteis sobre como a Igreja primitiva via a heresia de Himineu como uma forma de gnosticismo docético. A seita Docética abraçou a pseudo-espiritualidade, negando qualquer coisa boa no mundo material e sustentava que Cristo teve um nascimento, morte e ressurreição apenas na aparência, e não real.

   Os preteristas completos repetem elementos desse erro gnóstico docético - pelo menos da maneira como Epifânio registrou os pontos do Himeneanismo [que é uma referência a Himineu 2ª Timóteo 2:16-17]:

   "E novamente, para sugerir que haverá uma ressurreição dos mortos, o Filho de Deus disse: "Destrua este templo, e em três dias eu o levantarei". Mas por "templo" Ele quis dizer Seu próprio corpo, que seria "destruído" pelas mãos dos homens - isto é, morto. Mas algo que não era um corpo, mas uma aparição - como dizem essas pessoas - não poderia ter caído nas mãos de alguém e ter ressuscitado no terceiro dia, como prometera. Por tal provisão está claramente provado que a ressurreição dos mortos é inegável, e a alma não precisa de um discurso de defesa para dar diante de cada autoridade - isso também é uma invenção deles, como já dissemos -, mas precisa do ato de bondade do Senhor, sustentado por obras e fé. Assim diz São Paulo, escrevendo a Timóteo com estas palavras: “Para que saibas como deves te comportar na casa do Senhor, a qual é a igreja do Deus vivo, a coluna e a base da verdade, que os que desertaram tornaram-se fábulas e palavras de insensatez, não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam, dos quais são Figelo e Hermógenes ”.

   Em sua segunda epístola, além disso, ele diz que Himeneu e Fileto se enganaram sobre a verdade. Eles eram seguidores dessa seita, proclamando outro deus e genealogias sem fim, implantando novos erros nos homens, dizendo que o mundo não foi feito por Deus, mas pelos principados e autoridades, e que a ressurreição já ocorreu nas crianças que são geradas por Deus em cada um de seus pais, mas que não haverá ressurreição dos mortos. E veja o caráter da verdade, irmãos, e a refutação de sua desordem!".                                                      
                                            (Epiphanius of Salamis, Panarion 8,1-6)

   Observe os seguintes pontos no resumo da Epifânio:

1. Jesus foi corporalmente ressuscitado dentre os mortos. Embora este fosse Seu corpo glorificado, Ele não era um fantasma ou uma aparição.

2. Da mesma forma, a futura ressurreição corporal dos mortos é inegável (1ª Coríntios 10:12-58).

3. Os proto-gnósticos, como Figelo e Hermógenes, aparentemente ensinaram que as almas dos que partiram precisam ascender através de uma série de Aeons, dando uma defesa de suas obras e fé diante de cada autoridade. Os seguidores dessa seita se afastaram da Igreja como hereges. Eles se afastaram do verdadeiro Evangelho que ensina que as almas dos mortos precisam apenas da obra consumada da graça, que foi “sustentada por” (ou confirmada por) suas boas obras e fé (Tiago 2:14-26).

4. Himeneu e Fileto também faziam parte dessa seita proto-gnóstica. Eles ensinaram “genealogias sem fim” (1ª Timóteo 1:4) significando essa corrente de autoridade composta de “deuses menores”, ou Éons, que ascendem no reino espiritual.

5. Como os gnósticos posteriores, Himeneu e Fileto proclamaram outro deus que era o Pai de muitos deuses menores, e que o próprio mundo sendo uma matéria má não foi criado por Deus, mas sim por esses principados e autoridades.

6. Himeneu e Fileto ensinaram que a ressurreição dos mortos era um evento passado e que os filhos nascidos de pais crentes receberam esta ressurreição espiritual. Portanto, não haverá futura ressurreição corporal dos mortos.

   Embora os Preteristas Completos gostem de dizer que a heresia de Himineu se refere apenas à ressurreição dos mortos como passado no tempo da escrita de Paulo, a descrição de Epifânio mostra o contrário. O credo dos Pais da Igreja era fielmente ortodoxo. Para eles, a ressurreição era um evento futuro e ligado inextricavelmente à Segunda Vinda de Cristo. É como os apóstolos e o Credo de Nicéia declararam: “Ele virá novamente em glória para julgar os vivos e os mortos e Seu reino não terá fim”.

   Epifânio afirma esta verdade fazendo os seguintes pontos:

1. A ressurreição de Jesus dos mortos foi uma ressurreição corporal e assim também a ressurreição dos mortos justos "será" também uma ressurreição corporal no futuro.

2. A heresia de Himineu está ligada à negação gnóstica de que Jesus tinha um corpo físico e que Sua ressurreição era apenas espiritual.

   Epifânio também liga o erro de Himeneu ao erro gnóstico contemporâneo de que o mundo foi criado não por Deus, mas por uma cadeia do Ser - com numerosos Aeons - ou "principados e autoridades" que fizeram o mundo material do mal. Similarmente, muitos preteristas completos modernos negam uma Criação literal de seis dias, mas que Deus operou através dos estágios da evolução ao longo de várias eras. Eles também negam que a morte física veio ao mundo através do pecado de Adão, mas a morte existia como parte da ordem natural por milhões de anos.

   Em contraste, o Credo Niceno afirma:

   "Cremos em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado do Pai antes de todos os mundos (éons), Luz de Luz, Deus de Deus, gerado, não criado, sendo de uma substância com o Pai; por quem todas as coisas foram feitas; tanto no céu como na terra".

   Uma vez que os gnósticos ensinavam a ressurreição espiritual de Jesus e, assim, negavam a Segunda Vinda de Jesus e negavam a futura ressurreição corporal dos santos, eles acreditavam que o mundo continuaria em estado de morte e decadência até que fosse destruído. Para eles não haverá Novos Céus e Nova Terra, porque isso também existe apenas no reino espiritual.

   Assim, podemos ver que as ideias têm consequências. Os modernos preteristas completos cometem uma heresia muito semelhante ao antigo Himeneanismo. Os “Novos Céus e a Nova Terra” (que muitos preteristas parciais acreditam, como eu, que agora existem como realidade espiritual), no esquema do Preterismo Completo nunca se tornarão uma realidade física. Ao contrádio disto, sobre o mundo físico a Palavra de Deus ensina que a própria morte física, o último inimigo de Deus, um dia será derrotada (1ª Coríntios 15:24-26).

  

......................
Título original: Epiphanius of Salamis on the Hymenaean Heresy

Fonte:
http://www.forerunner.com/blog/epiphanius-of-salamis-on-the-hymenaean-heresy
Acessado Segunda-feira, 04 de Junho de 2018.

Epifânio de Salamina (320-403 d.C.) desmente o Preterismo Completo*
_________________

Por Jay Rogers*

Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo