Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Preterismo Parcial
... Saiba mais...
Preterismo Completo
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

   “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”.
                                                                                                  (Atos 17:11)

   Os crentes bereanos praticaram o que chamamos hoje de “dialética”. Praticar a dialética é analisar ao mesmo tempo duas ideias contraditórias entre si. É só através dessa prática que podemos chegar a verdade dos fatos. No caso em questão, quando Paulo e Silas chegaram na cidade de Beréia, foram direto para uma sinagoga judaica.

   Como judeus, os bereanos já conheciam de cor e salteado o Antigo Testamento. A questão é que ao ouvir pela primeira vez o evangelho, eles partiram para analisar o outro lado da moeda, se utilizando das Escrituras do Antigo Testamento, as quais eles já conheciam. Fazendo esse exame “todos os dias”, eles puderam analisar, comparar e tirar todas às dúvidas possíveis. Por isto, foram chamados de “mais nobres do que os tessalonicenses”!

   A grande questão é que essa nobreza está em falta hoje em dia. A maioria esmagadora das pessoas religiosas não praticam a dialética, não estudam o outro lado da moeda e, quando o estudam, o fazem apenas superficialmente, tirando aquilo que lhes interessa.

   Este é o caso que me deixou perplexo nesses dias. Há um blog na internet, aonde se defende o “Preterismo Completo”, chamado Escatologia Plena. Meu objetivo aqui não é expor o nome de seu principal articulista, mesmo porque ainda ele mantém seu bom nível de discordância sem me citar pelo nome, pelo menos no blog.

   O articulista do blog Escatologia Plena escreveu um artigo intitulado “PARCIAL PRETERISMO E O RETORNO DE CRISTO NO CORPO FÍSICO”[1], em que ele refuta não só a Segunda Vinda corporal de Cristo, mas também a ideia de que Jesus ainda possui no Céu o mesmo corpo físico que foi ressuscitado no terceiro dia.

   Nas próximas linhas, vou citar todo o artigo, me intercalando entre a DECLARAÇÃO do articulista do blog Escatologia Plena e, sempre em seguida, acompanhada de uma REFUTAÇÃO de minha parte. Antes de começarmos, que fique claro que tenho documentado todos os Prints da tela do blog Escatologia Plena sobre o artigo que aqui será refutado.

Declaração

   “O grande problema da maioria dos Preteristas Parciais não é comprovar que as definições escatológicas segundo o parcial preterismo estejam corretas. Não, esse não é o grande problema. O grande problema deles é colocar na mente dos incautos que as definições escatológicas segundo o Preterismo Completo sejam heresias!”

Refutação

   Desde 2009 tenho me empenhado no estudo exaustivo da questão do Preterismo. Já produzi - segundo contabilidade feita no final do ano passado - perto de vinte mil páginas de artigos e e-books sobre o Preterismo Parcial e o Preterismo Completo. Portanto, tenho sim como comprovar que o Preterismo Parcial está correto e, como veremos até o final deste artigo, as questões levantadas pelo Preterismo Completo o coloca sim como uma heresia destruidora.

   O que falo aqui não é uma questão de ódio, dureza de coração ou qualquer outra coisa que a nossa geração de religiosos “mimimi” se utilizam para se fazerem de vítimas, mas, o que escrevo aqui é com conhecimento de causa. De alguém que realmente conhece os dois lados da moeda. Eu estudei sim o Preterismo Completo e suas implicações. Fui a fundo na matéria para ter certeza se de fato tal sistema de interpretação é herético ou não. Como veremos, o autor do blog Escatologia Plena não fez o mesmo, ou não entendeu o que leu.  

Declaração

   “Enquanto os Preteristas Completos comprovam que tudo se cumpriu em 70 d.C, Os Parciais Preteristas dizem que não! Que há profecias a serem cumpridas! E uma dessas profecias se diz respeito ao retorno de Cristo.

   A vinda de Jesus pelos parciais preteristas acontecem em duas etapas:

- A Primeira vinda aconteceu em destruição de Jerusalém.

- A Segunda vinda acontecerá em um futuro que nunca chegará! Pois eles não concordam que a vinda de Jesus em 70 d.C seja a mesma que foi pregado pelos Apóstolos em suas cartas e descrita no Livro do Apocalipse. Pra eles nessa segunda etapa, o Senhor Jesus tem que vir em um corpo físico e não espiritual como ocorrerá na parousia em 70d.c.”

Refutação

   Aqui está a GRANDE PROVA de que o autor aqui refutado de fato não sabe do que está falando em relação ao Preterismo Parcial. Das milhares de páginas que já estudei sobre o Preterismo Parcial, nunca vi nenhum autor defender que a vinda de Cristo “acontece em duas etapas”.

   Aliás, o autor do blog Escatologia Plena parece não conhecer os diferentes “TIPOS” de “vindas” de Cristo, ensino este explícito nas Escrituras. É exatamente o mesmo desconhecimento que ecnontramos nos crentes evangélicos em geral, bem como nos ateus que afirmam que Cristo fracassou na Sua promessa de Segunda Vinda ainda no primeiro século da era cristã.

   Não irei me aprofundar neste assunto, mas veja a seguir que as Escrituras ensinam que existem pelo seis tipos de "vindas" de Cristo:

1. A vinda em Teofanias (Gênesis 3:8; Gênesis 17:1);

2. A Vinda de Belém, sua manifestação humana (Mateus 2:6; 1ª João 3:5-8);

3. A última vinda no Fim do Tempo (Atos 1:11; 1ª Tessalonicenses 4:13-17);

4. A vinda ao Pai - A Ascensão (Daniel 7:13);

5. Vinda através do Espírito Santo no dia de Pentecostes (João 14:16-18);

6. Vindas em julgamento contra nações, igrejas e contra Israel (Apocalipse 2:5; Salmo 18:7-15; 104:3; Isaías 19:1; Joel 2:1, 2; Mateus 21:40-41, 43-45; Mateus 22:6-7; Mateus 23:33-39)

   Gostaria de dar destaque a “vinda” de Cristo através do Espírito Santo, no dia de Pentecostes. Leia abaixo o texto de João 14:16-18:

   “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
   Não os deixarei órfãos;
VOLTAREI para vocês”.
                                                                                      (o grifo é meu)

   O Senhor Jesus poderia ter sido mais claro? Observe o leitor que o Senhor considera o envio do Espírito Santo como Sua “volta” aos discípulos. Obviamente a NATUREZA ou o TIPO dessa “vinda” ou “volta” é diferente da “vinda” em julgamento contra Jerusalém no ano 70 d.C.

   Além das “vindas”, encontramos também as “idas” do Senhor. Diversas passagens das Escrituras, do Antigo e do Novo Testamento, nos mostram que na história da redenção Deus tem “vindo” ao homem, fazendo diversas visitações, e estas são aparições do próprio Cristo, conhecidas como “Teofanias”.

   A Segunda Vinda no fim é chamada de “segunda” porque é do tipo corporal e é contrastada com o nascimento físico de Cristo, também de natureza corporal.   

Declaração

   “Uma das tais passagem que eles utilizam é Atos 1:9-11. "Tendo dito estas coisas, foi Jesus elevado à vista deles, e uma nuvem o recebeu e ocultou aos seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que dois varões com vestiduras brancas se puseram ao lado deles, e lhes perguntaram: Galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus que dentre vós foi recebido no céu, assim virá do modo como o vistes ir para o céu. ”

   Alguém tem que manter a mesma forma do corpo para ser a mesma pessoa? Óbvio que não! O sentido do argumento de Atos 1:9-11 é que assim como Jesus estava indo NAS NUVENS Ele retornaria NAS NUVENS! (Mateus 24: 30, Daniel 7:13-14, Apocalipse 1:7)

   O que se deve levar em conta em Atos 1:9-11 é A FORMA COMO ELE FOI (NAS NUVENS) E NÃO O CORPO FÍSICO. O COPO FÍSICO SÓ ERA PARA DAR TESTEMUNHO DE SUA RESSURREIÇÃO A SEUS DISCÍPULOS E ELES PARA O MUNDO EM SUAS PREGAÇÕES”.

Refutação

   A questão não é “manter a mesma forma do corpo para ser a mesma pessoa”, mas é o fato de que antes da Encarnação Cristo não era humano, mas apenas o Logos Divino, Deus. A partir do momento de seu nascimento físico, Cristo além de ser o Logos, passou a ser também homem, veja:

   “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós”.
                                                                                               (João 1:14)

   “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se SEMELHANTE AOS HOMENS.
   E, sendo encontrado em FORMA HUMANA, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”

                                                                                       (Filipenses 2:5-8) 

   Até quando Jesus se manteve como homem? Veremos o que o Preterismo Completo tem a dizer na declaração a seguir.

Declaração

   “A VERDADE ABSOLUTA É QUE JESUS NÃO PERMANECEU E NEM PERMANECE EM UM COPO FÍSICO NOS CÉUS!”
   O Apostolo Paulo fala algo importante. "Portanto, de agora em diante, a ninguém conhecemos segundo a carne, embora também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, mas agora nós não conhecemos desse modo mais ", 2 Coríntios 5:16).

Refutação

   Aqui começa o emaranhado de implicações dos ensinamentos do Preterismo Completo. Quanto mais tentam justificar suas posições, mais precisam fazer adaptações com o tempo. Não é à toa que o Preterismo Completo Norte Americano já está dividido em dezesseis facções, fenômeno este extraordinário pelo fato de tal sistema moderno de interpretação ser tão recente, pelo menos umas quatro décadas. Falo do Preterismo Completo moderno, entendam! Pois há outros resquícios pequeninos de Preterismo Completo um pouquinho mais antigos.

   Uma vez que “JESUS NÃO PERMANECEU E NEM PERMANECE EM UM COPO FÍSICO NOS CÉUS”, então, Ele deve ter "descartado" Seu corpo físico, ou o "destruído" em Sua subida na Ascensão. Seja lá o que o Senhor fez de Seu corpo, o fato é que - segundo dá para se entender do ensino do Preterismo Completo – o Senhor Jesus se “separou” de Seu corpo físico para voltar a ser o Logos Divino, como no princípio da criação (João 1:1).

   Sabe-se no estudo da teologia que a palavra “morte” significa “separação”. Quando o Senhor Jesus na cruz, entregou Seu espírito ao Pai, foi o momento em que Ele morreu. A morte acontece quando o espírito se separa do corpo. Teria Jesus morrido uma segunda vez na Ascensão? Embora jamais poderia morrer após ter ressuscitado, mas o fato de descartar Seu corpo físico implica entre separação de espírito e corpo, em outras palavras, morte.

   Sobre a questão de 2ª Coríntios 5:16 sobre não conhecermos mais a "Cristo segundo a carne", Paulo não estava negando a continuidade do Jesus homem, no Céu. Conhecer a Cristo “segundo a carne” é conhece-lo de forma natural, ou como o caso daqueles que conhecem apenas o Jesus histórico. Precisamos nascer de novo para conhecer o Filho de Deus pelo espírito.    

Declaração

   “Para corroborar o acima exposto de Atos 1:11, onde a frase "assim virá de modo que o vistes subir" não se refere em tempo nenhum a aparência corporal de Cristo, João estava presente quando Jesus subiu. Ele, juntamente com os outros apóstolos viram a aparência física de Cristo, quando ele ascendeu ao céu. No entanto, cerca de trinta anos mais tarde, escreve ele, "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.” (1 João 3:2).

   Se Atos 1:11 se referisse mesmo ao corpo físico de Jesus faria a Bíblia de contraditora e os Apóstolos de mentirosos inspirados escritores".

Refutação

   Quando se diz em Atos 1:11 "assim virá de modo que o vistes subir", fica a pergunta: “Como os discípulos o viram subir?" A resposta é que eles O viram subir literalmente, desafiando as leis da gravidade. O próprio articulista do blog Escatologia Plena, como vimos acima, reconheceu essa literalidade ao dizer que Jesus estava “indo NAS NUVENS Ele retornaria NAS NUVENS!”

   Na ida ao Pai o articulista provavelmente entende literalmente (a não ser que ele entenda como alguns preteristas completos estão atualmente entendendo, isto é, dizendo que a Ascensão de Cristo foi apenas uma espécie de transfiguração).

   O problema é que ao mesmo tempo em que se tem em mente que Cristo subiu ao Céu literalmente, o retorno é espiritualizado e confundido com o do ano 70 d.C.

   Sobre Atos 1:9-11 tratei em meu e-book intitulado “Ano 70 d.C., Segunda Vinda e Mateus 24", com as seguintes palavras:

   “Primeiro, porque precisou dos “dois varões vestidos de branco” acrescentar o fato de que Jesus voltaria? Ora, os discípulos já estavam bem cientes de que Jesus voltaria ainda naquela geração, para julgar e punir Israel (Mateus 16:27-28; 21:40-41, 43-45; 24:30). Então, a fala dos dois varões vestidos de branco trata-se de algo novo que até então os discípulos não conheciam.

   Outro detalhe, porque os dois varões vestidos de branco precisariam acrescentar detalhes sobre como essa vinda seria, ao dizerem: “virá do modo como o vistes subir”?

   No grego é literalmente “na maneira em que”, “como”, “tal como”, ou seja, a ideia que o texto dá é a de um efeito reverso. Na narrativa Cristo está subindo, na volta, Ele faz o caminho inverso, pois estará descendo do céu. Ao subir ao céu, vai com um corpo físico glorificado, na volta, vem com o mesmo corpo e cheio de glória”.[2]

   Fica claro, então, que se em Atos 1:9-11 “os dois varões vestidos de branco” precisaram dar explicações sobre esse retorno de Cristo, é de se esperar que a natureza de tal evento seja diferente da do ano 70 d.C.

Declaração

   “Infelizmente os Parciais Preteristas não se convencem e usam dois textos que pra eles comprovam que Jesus esteja pra vir em um corpo físico:

1º) Colossenses 2:9 “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; ”
   O Apostolo Paulo está provando que Jesus está nos céus em um corpo físico aqui? Não!

   Essa carta foi inscrita em 61 d.C, muito antes de 70 d.C E o que está em questão aqui é que a igreja de Colossenses estava sendo influenciada por ensinos filosóficos do gnosticismo o qual pregava culto aos anjos! E com isso contrariava a fé cristã entre eles. O que Paulo fez foi mostrar que Cristo é superior a qualquer criatura na terra como no céu, pois era o próprio Deus vivo! (Col 2:4-10). A questão foi apresentar que o Cristo que ele pregara era divino e único digno de culto e reverencia”.

Refutação

   Há algo curioso no comentário de nosso articulista! É o fato de que ele se limita a dizer “que a igreja de Colossenses estava sendo influenciada por ensinos filosóficos do gnosticismo o qual pregava culto aos anjos”, mas omite, ou se esquece, de que os gnósticos acreditavam “que o corpo físico de Jesus Cristo não era real, mas apenas “aparentava” ser físico e que o seu espírito descera sobre Ele no seu batismo e o abandonara bem antes de sua crucificação”.[3]

   Ora, para combater os gnósticos que atormentavam a vida dos Colossenses, Paulo foi sabiamente oportuno quando escreveu que em Cristo “habita CORPORALMENTE toda a plenitude da divindade”. Em outras traduções, como a da Bíblia Vida, temos que “em Cristo reside tudo de Deus em um corpo humano”.

   Por que Paulo precisou usar a palavra "corporalmente" se Jesus está somente em espírito no Céu? Espírito não tem corpo! Não era mais fácil e claro dizer que em Seu espírito habita toda a plenitude da divindade?

   Vamos continuar este assunto no próximo tópico.

Declaração

2º) I João 4:2 “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; ”

   Primeira de João foi inscrita em 60-65 d.C. Antes de 70 d.C e o texto não comprova que Jesus esteja nos céus no corpo físico aqui.

   Assim como Paulo o Ap. João estava enfrentando ataques terríveis de ensinos gnósticos que negava a divindade de Cristo dizendo que era impossível que um ser divino como Deus pudesse habitar em um corpo humano. João por sua vez advertiu a igreja a não aceitar qualquer tipo de ensino, quem negasse em seus ensinos que Jesus fosse Deus encarnado rejeitasse esse tal profeta. Mas se ele ensinasse em Cristo, esse era um ensino verdadeiro”.

Refutação

   O apóstolo João não estava apenas advertindo a igreja acerca de falsos profetas que negassem “em seus ensinos que Jesus fosse Deus encarnado”, mas a forma em que o texto grego foi escrito dá suporte a ideia de que Jesus continua em carne. Veja o comentário do ex-preterista completo Samuel Frost:

   “O que é digno de nota é que o verbo grego para “veio” está no tempo perfeito. Isso significa que não só Ele veio em carne, mas Ele permanece na carne. PODE-SE REFERENCIAR QUALQUER COMENTÁRIO ACADÊMICO OU GRAMÁTICA SOBRE ESTE PONTO”.[4] (o grifo é meu)

Declaração

   “Vocês vejam que eles usam de textos insolados, sem nenhum fundamento para criar suas doutrinas. Em lugar nenhum da Bíblia há legitimidade de que Jesus esteja nos céus em um corpo físico. Acreditar que Jesus esteja realmente de forma física nos céus, ainda que seja na mais boa intensão é andar contrário a Bíblia.

   “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.  João 4:24”

Refutação

   O apóstolo Paulo escreveu em 1ª Timóteo 3.14-15 que a igreja é a “coluna e fundamento da verdade”. Não que a igreja seja a própria Verdade ou que ela seja o Fundamento. Tanto a Verdade como o Fundamento é Cristo! Uma coluna serve para dar sustentação a um edifício ou corpo. Cristo escolheu a Sua igreja para que no mundo ela sustentasse a Verdade das Escrituras através das eras. Este é um fato de EXTREMA IMPORTÂNCIA que não pode ser negligenciado. A igreja carrega em si mesma o Sola Scriptura (Somente a Escritura) preservando em unidade às verdades sobre Cristo. 

   Quando me refiro à igreja, me refiro a toda a universal assembléia dos santos que viveram em todas às épocas, especialmente nesses últimos dois mil anos de Fé Cristã. Não podemos ignorar o fato de que o Espírito Santo tem trabalhado nesses dois mil anos de história.

   Portanto, caso seja incompetente em transmitir a Verdade, o Espírito de Cristo teria fracassado em manter a unidade da fé em todo esse tempo, até hoje. E todos os que morreram antes de nós, ou antes do advento do Preterismo Completo, estão perdidos por acreditarem na mentira.

   É verdade que houve diversas distorções no cristianismo, coisas horríveis e horripilantes, mas, o tesouro da fé foi preservado na igreja visível. Não é possível que depois de milhões de análises e estudos todo mundo tenha praticado a heresia em todo esse tempo, desde a era apostólica.   

   O que compromete mais ainda a interpretação do articulista do blog Escatologia Plena é a declaração de que “em lugar nenhum da Bíblia há legitimidade de que Jesus esteja nos céus em um corpo físico”. Peço ao articulista que me mostre QUAL TEXTO QUE PROVA que Jesus esteja nos céus SEM um corpo físico.

   Ao contrário do articulista aqui refutado, e além do que mencionei acima, tenho outras passagens que provam claramente “Jesus esteja nos céus em um corpo físico”. Veja que o apóstolo Paulo sempre considerou Cristo como homem depois da Ascensão, ao mesmo tempo que O considerava como Deus:

   “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: O HOMEM CRISTO JESUS...”.
                                                                 (1ª Timóteo 2:5 - o grifo é meu)

   “Jesus Cristo É O MESMO, ontem, hoje e para sempre”.
                                                                 (Hebreus 13:8 - o grifo é meu)

   Sobre este último texto acima, devemos lembrar que no passado Cristo “era o Verbo” (João 1:1), depois, também passou a ser o homem Jesus (João 1:14). Se o homem Jesus Cristo “é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”, isto significa que Ele continua sendo homem, ao mesmo tempo que continua sendo Deus. A igreja cristã sempre ensinou isto, ou seja, que Jesus Cristo é Deus e homem ao mesmo tempo, duas naturezas em uma só Pessoa.

   Mas, o texto que acho mais esclarecedor, é o de Apocalipse 1:17-18:

    “Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.
   Sou aquele que vive.
Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades”.
                                                                                      (o grifo é meu)

   A frase “estive morto” refere-se aos três dias em que Ele esteve na sepultura. E a frase “mas agora estou vivo para todo o sempre”, fortemente sugere que Ele não morre mais, ou seja, não se separa de Seu corpo físico nunca mais. Ele é Alguém que está vivo atualmente. Seu corpo é a prova incontestável de Sua ressurreição.  

   Mas não para por aí! Há mais argumentos bíblicos a esse respeito. A seguir, passo a citar o argumetno de Samuel M. Frost, que é um dos principais especialistas em profecia, apocalipticismo e teologia preterista da América do norte e ex-preterista completo, veja abaixo:

É minha afirmação, e a contenção da ortodoxia, que a ressurreição dos mortos é exibida pela primeira vez na ressurreição do próprio Jesus. De fato, Paulo observa isso no 1ª Coríntios 15 quando ele começa sua discussão sobre esse assunto nesse capítulo. Lá ele chamou Jesus de, "as primícias dos mortos" (1ª Coríntios 15:20). Em outro lugar, Jesus é chamado de, "o primogênito dos mortos" (Colossenses 1:18). Ainda em outro lugar, Jesus é "o primeiro a ressurgir dos mortos" (Atos 26:23). O que isso significa é que Jesus, o homem, o ser humano, "morreu" e "foi sepultado" (1ª Coríntios 15:3). Sobre a Sua ressurreição "no poder" (Romanos 1:4), o homem, Cristo Jesus, ressuscitou para que, "sabemos que Cristo ressuscitado dentre os mortos nunca mais morrerá; a morte já não tem domínio sobre ele" (Romanos 6:9). Para Jesus, a morte é "destruída" (2ª Timóteo 1:10), isto é, não tem mais domínio sobre Ele. Hebreus o descreve como tendo agora uma "vida indestrutível" (Hebreus 7:16). Isto é, então, bastante distinto de todos os milagres anteriores nas Escrituras que atestam ressurreições, incluindo o milagre da ressurreição de Lázaro. Lázaro morreu novamente, eventualmente, assim como todos os outros. Conhecemos isso, deduzindo dos textos que Jesus é chamado de, "o primeiro".  Jesus é o primeiro homem a ser ressuscitado dentre os mortos e a permanecer ressuscitado dentre os mortos por toda a eternidade (esta é realmente a força do verbo, "ele foi ressuscitado" - que é uma forma perfeita na língua grega de Paulo, enfatizando o ato passado com a continuidade presente).[5]

Conclusão

   Espero que os preteristas completos não me levem a mal, mas que procurem reavaliar o seu sistema de interpretação. As implicações de um erro doutrinário são seríssimas e trazem consequências eternas. Abraçar o Preterismo Completo não é apenas uma questão de adotar apenas mais uma posição teológica. O Preterismo Completo é de fato uma heresia que compromete outras doutrinas das Escrituras.  

   No Preterismo Completo sempre haverá a necessidade de se fazer adaptações quando a doutrina não condiz com a lógica. Exemplo, foi necessário reinterpretar a ideia que a igreja sempre defendeu de Cristo continuar tendo um corpo no Céu, para que eles, posteriormente, pudessem também afirmar que a volta de Cristo será apenas espiritual.

   Assim também será com a ressurreição do corpo! O apóstolo Paulo deixou claro que qualquer ensinamento errado em relação a ressurreição dos cristãos, afetará diretamente a ressurreição de Cristo (1ª Coríntios 15:13). Se a ressurreição dos cristãos tem ligação direta com a ressurreição de Cristo, então, esta última futuramente vai ter que ser mudada. Ou seja, para manter uma ressurreição apenas espiritual dos cristãos terão que argumentar que Cristo ressuscitou apenas espiritualmente, assim como ensinam as Testemunhas de Jeová.        

   Quando o articulista do blog Escatologia Plena escreveu que os preteristas parciais “usam de textos insolados, sem nenhum fundamento para criar suas doutrinas”, ele está sendo ingrato para com eles, pois o Preterismo Completo deve grande parte de seus fundamentos aos preteristas parciais, os quais escreveram sobre o assunto desde os tempos da igreja primitiva.

   Por favor! Vamos parar com essa ideia de que quem estuda às Escrituras, ou analisa as línguas originais da Bíblia, seria uma pessoa não-espiritual. Muitos preteristas completos estão se comportando como pessoas esotéricas, que possuem uma verdade escondida que só eles depois de dois mil anos puderam entender.

   É verdade que algumas pessoas não compreenderam sobre certas falas de Jesus, porque eram verdades espirituais. Mas é verdade também que um estudo geral mostrará que o Novo Testamento é muito claro sobre determinadas questões importantes. E o Espírito Santo é blasfemado se for tratado como Aquele que não conseguiu transmitir o ensinamento cristão para a igreja nesses dois mil anos de Cristianismo.

   Por isto, senhores preteristas completos, abandonem o pecado da heresia, deixem de ser rebeldes e blasfemos contra o nosso Senhor! Não poderemos estender a mão de comunhão para vocês enquanto continuarem no erro.    

   No amor de Cristo!
  

......................
* César Francisco Raymundo é editor
da Revista Cristã Última Chamada.
Saiba mais sobre o autor clicando aqui

Este artigo foi ampliado Terça-feira, 20 de Março de 2018.

___________
Notas:

1. PARCIAL PRETERISMO E O RETORNO DE CRISTO NO CORPO FÍSICO. Publicado DOMINGO, 4 DE MARÇO DE 2018
http://escatologiaplena.blogspot.com.br

2. Ano 70 d.C., Segunda Vinda e Mateus 24, pág. 69, César Francisco Raymundo, www.revistacrista.org

3. Artigo: O que é o Gnosticismo Cristão?
Fonte: https://www.gotquestions.org/Portugues/Gnosticismo-Cristao.html Acessado Sábado, 10 de Junho de 2017

4. Por que Abandonei o Preterismo Completo - O testemunho de Samuel M. Frost – pág. 67, www.revistacrista.org

5. Critique of Stevens’ View of Resurrection. By Samuel M. Frost, Th.M - https://bookofjobblog.wordpress.com/2018/01/23/critique-of-stevens-view-of-resurrection/

 

 

 

 

 

Equívoco do Preterismo Completo sobre o Preterismo Parcial e o Retorno de Cristo no Corpo Físico
_________________

Por César Francisco Raymundo*