Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Preterismo Parcial
... Saiba mais...
Preterismo Completo
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

Equívocos do Preterismo Completo (Parte 1):
Onde estão os comentaristas de
João 21.22-23? Estamos aqui!
Por César Francisco Raymundo*
_____________

 




..."Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.
...Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?"
.................................................................................... (João 21.22, 23)

...Este artigo é uma resposta ao desafio feito por um defensor do preterismo completo. Tal desafiante escreveu um artigo intitulado "Onde estão os comentaristas de João 21:22-23?".[1] Em resposta, e em nome de todos os amantes da verdade da Escritura Sagrada, acrescento que "Estamos aqui" para responder a esse desafio.

...Em relação a João 21.22, 23, nosso desafiante disse que "os comentaristas fogem desse texto de forma impressionante!".[2] Observe o que ele comentou a respeito desse texto de João:

..."Pedro diante do exposto no mínimo assustado procurou saber a respeito de João (O discípulo a quem o Senhor amava), sobre como seria a sua morte. Então o Senhor faz uma revelação bombástica que tem contrariado muitos futuristas/amilenistas e dispensacionalistas. “Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.” O texto é claro! O Senhor disse que João não morreria antes de sua vinda na consumação do século. Isso é tão claro que o verso 23 repete a declaração, pois a sensação entre os discípulos foi que o Senhor tinha dito que João não morreria nunca, então o Senhor os corrigem: “não lhe disse que (João) não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?”.
...E agora futuristas/Amilenistas/Dispensacionalistas? João o discípulo amado, teria ficado vivo na segunda vinda do Senhor Jesus ou não?
...Esse texto é bastante intrigante não é? Se você responder que não, você terá que dar conta de João ainda vivo! Se você responder que sim terá que largar ligeiramente a sua tese literalista de escatologia. Temos portanto dois caminhos: O da tola rebeldia ou do contentamento submisso".[3]

...O que mais me deixou perplexo no texto citado a pouco é a interpretação do autor ao dizer que: "O texto é claro! O Senhor disse que João não morreria antes de sua vinda na consumação do século". Ora, Jesus não disse que João não morreria! O nosso desafiante se esqueceu do ponto de interrogação quando Jesus disse: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?

...No caso em questão, o Senhor Jesus apenas faz uma pergunta mostrando assim para Pedro que qualquer que fosse o destino do discípulo amado, isto era assunto exclusivo do Mestre e não da conta de Pedro. Alguém propôs uma explicação bem mais simplista e interessante, veja:

..."Pedro, ainda que eu quisesse que João ficasse até o meu retorno - pois eu poderia fazer isso - o que te importa se isto acontecesse? Não seria este um plano meu e do meu Pai para com ele, com propósitos diferentes para o que temos contigo?"

...Com relação a questão da "vinda" descrita nesse texto de João, muitos preteristas completos gostam de criar caso em torno dela. Particularmente, não tenho nenhum problema com a questão dessa "vinda". Se ela se refere a "vinda" em juízo contra Israel - dentro daquela geração - e se Jesus quisesse que João ficasse vivo até esse evento, tudo isto estaria dentro da realidade, pois muitos realmente não morreram e viram Jerusalém ser destruída no 70 d.C. conforme Jesus mesmo profetizou em Mateus 16.28: "Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino".

...Se a "vinda" em questão for a Segunda Vinda no fim dos tempos também não vejo problemas, pois o Senhor poderia fazer João viver milhares de anos para estar presente nesse evento final. Aquele que tomou Enoque para si - para não ver a morte - assim como levou Elias, também não poderia permitir que João vivesse tanto tempo (Gênesis 5.24; Hebreus 11.5)?

...Eu não creio que Jesus fez isto com João, pois o que Jesus disse para Pedro apenas foi uma pergunta, não uma declaração de que João de fato não morreria. "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?" (João 21.22). O que Jesus faria de João era assunto exclusivo dEle!

...Mais uma vez, os defensores do preterismo completo perderam a chance de ficarem calados. Não citei o nome do desafiante porque minha intenção é combater idéias e não pessoas.



...............
* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.
Site: www.revistacrista.org
E-mail: ultimachamada@bol.com.br


_____________________________
Notas:

1. Artigo: Onde estão os comentaristas de João 21:22-23?
...Autor: Erivelto Soares
...Site: www.escatologiaplena.blogspot.com.br
...Data do artigo: Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2012.

2. Idem nº 1.

3. Idem nº 1.