Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Preterismo Parcial
... Saiba mais...
Preterismo Completo
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

Equívocos do Preterismo Completo (Parte 2):
Os Crentes não Entenderam sobre
a Ressurreição do Corpo?
Por César Francisco Raymundo*
________________


 



...A ressurreição dos mortos não é um assunto qualquer. Trata-se de um assunto de grande importância. Não é uma questão secundária em que posso discordar de outros crentes em Cristo, por exemplo, questões sobre como o batismo deve ser realizado, se com pouca água (aspersão) ou muita água (imersão em rio ou piscina). Tais questões sobre o batismo não afeta de maneira alguma a salvação da pessoa. Mas, ensinar a respeito da ressurreição afeta sim a salvação, pois qualquer ensinamento errado acerca da nossa ressurreição futura afetará diretamente a Ressurreição de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo expressou isto quando escreveu:

..."...se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou.
...E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam.
...Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
...E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados"
. (1ª Coríntios 15.13-17 - o grifo é meu)

...A ressurreição dos mortos em Cristo na segunda vinda de Cristo é um dos ensinamentos centrais da igreja cristã desde o seu nascimento. Por ser um assunto de fundamental importância, ela está intimamente ligado com outras doutrinas importantes da Bíblia. É muitíssimo e seriamente importante que ensinemos corretamente sobre a ressurreição dos mortos. Na verdade, a maioria das passagens do Novo Testamento sobre a ressurreição dos mortos, não são passagens difíceis. Elas não são o que alguns chamam de “passagens problemáticas”. Os comentários de estudiosos gregos e exegetas sobre essas passagens estão em completa harmonia.

...Poderia um assunto tão importante como a ressurreição não ter sido entendido pelos cristãos nesses dois mil anos de cristianismo? Embora na maioria esmagadora das vezes sempre houve consenso sobre o assunto, o preterismo completo ensina que os cristãos e os judeus, não entenderam o que de fato é a ressurreição dos mortos.

...Os preteristas completos afirmam "que a ressurreição foi e é não-física, que consiste no espírito, não no corpo do homem".[1] Afirmam também que aqueles que acreditam em uma ressurreição física na verdade possuem uma visão carnal do Reino de Deus. Existem pelo menos três visões diferentes a respeito da ressurreição no preterismo completo, são elas:

1ª – Alguns preteristas completos definem cada menção de uma ressurreição futura em termos de uma ressurreição espiritual (por exemplo, a regeneração);

2ª - Outros vêem a ressurreição como uma libertação das almas do Hades no ano 70 dC.;

3ª - Outros ainda acreditam que uma ressurreição corporal ocorreu em 70 dC, mas isso envolveu a criação de novos corpos completamente espirituais que substituíram os corpos deixados a se decompor para sempre na terra. Eles alegam que todos os que morrem depois do ano 70 d.C. recebem seus novos corpos ressuscitados imediatamente após a morte.

...Se o preterismo completo estivesse certo, então todos aqueles que morreram crendo em uma ressurreição física, estariam perdidos para sempre. Como o preterismo completo está errado, todo o defensor de suas idéias está praticando heresia e consequentemente estão negando a ressurreição de Jesus Cristo.

...Para defender uma ressurreição espiritual, os preteristas completos insistem em dizer que as pessoas têm certa dificuldade de entender as coisas do Espírito de Deus conforme 1ª Coríntios 2.14 que diz: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente".

...Tenho observado na literatura do preterismo completo que eles tentam nos convencer de que a Bíblia é enigmática, obscura, misteriosa (como se fosse um livro esotérico). Não é errado se pensarmos que o preterismo completo é um sistema neo-gnóstico. Eles frequentemente acusam os cristãos de terem uma visão carnal a respeito do Reino Deus, mas se esquecem que sua constante espiritualização das passagens bíblicas tende a demonstrar sua afinidade com o gnosticismo. Assim sendo, o conhecimento da Bíblia torna-se algo que somente os "espirituais" têm acesso.

...O que Paulo escreveu em 1ª coríntios 2.14 não significa que as coisas do Espírito de Deus sejam "enigmáticas". Outro texto que os preteristas completos usam para ensinar que o sentido das Escrituras seria oculto é 1ª Coríntios 2.6, 7 que diz: "Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória...".

...Ao comentar este versículo Werner de Boor escreveu:

..."Agora temos o privilégio de conhecer o mistério. Um mistério, no entanto, não é um enigma. Um enigma é totalmente incompreensível até que seja solucionado, depois do que estará completamente esclarecido. Em contrapartida, um mistério certamente pode ser comunicado e experimentado, mas mesmo depois de percebido e reconhecido ele continua tendo uma profundidade inesgotável e transcende qualquer possibilidade de previsão e lógica".[2] (o grifo é meu)

...Os preteristas completos usam o diálogo de Jesus com Nicodemos para tentar provar o quanto as pessoas entendem de maneira carnal as coisas espirituais, e que por ser assim, os cristãos também teriam entendido errado acerca da ressurreição ensinando que a mesma será no corpo físico. Quando confrontado com a verdade sobre o novo nascimento, Nicodemos disse: "Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?" (João 3.4)

...O problema aqui é que os defensores do preterismo completo não contam a história inteira. Por se tratar de um assunto de grande e fundamental importância, Jesus não iria permitir que Nicodemos saísse daquele diálogo sem entender a respeito do novo nascimento. O restante do capítulo 3 do evangelho de João é prova disto!

...Em outro exemplo - diante das palavras de Jesus - os discípulos não compreendiam qual era Sua missão. Eles - na sua visão carnal do Reino - esperavam que o Messias derrubaria o império romano e se tornaria rei de Israel naqueles dias. Observe:

..."...porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará.
...Eles, contudo, não compreendiam isto e temiam interrogá-lo"
. (Marcos 9.31-32 - o grifo é meu)

..."Eles, porém, não entendiam isto, e foi-lhes encoberto para que o não compreendessem; e temiam interrogá-lo a este respeito". (Lucas 9.45 - o grifo é meu)

...Como sempre os discípulos não ficaram sem ter entendimento das Escrituras, pois "lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia..." (Lucas 24.45, 46 - o grifo é meu).

...Para aqueles que têm fé, o Senhor deixa resplandecer mais e mais a luz do entendimento. Isto se torna evidente que após ser rejeitado, o Senhor falava em parábolas para que os incrédulos não viessem mais a entender o que antes Ele falava às claras, veja:

..."E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear.
...Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?
...Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem
. (Mateus 13.3, 10, 13)

..."Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido". (Mateus 13.11)

...Certamente há alguns pontos difíceis de se entender nas Escrituras Sagradas, mas estes pontos não são questões que afetam diretamente a salvação. Mas, mesmo esses pontos difíceis da Bíblia, só não são entendidos por culpa própria daqueles que os deturpam. "...ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles". (2ª Pedro 3.16)

...Por ser um assunto de fundamental importância, a ressurreição do corpo não faz parte daqueles assuntos difíceis de se entender das Escrituras Sagradas. As passagens que falam da ressurreição são simplices e didáticas. Até mesmo um incrédulo pode entendê-las, mas devido a sua incredulidade poderá negá-las. Note, quando explicado ao incrédulo, ele "entende" o sentido das Escrituras, mas a sua mente carnal o nega. Portanto, não se trata da Escritura ser um livro enigmático que somente os mais "espirituais" poderiam entender. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos". (Salmo 119.105)

...Há muitos outros textos citados pelos preteristas completos para dizer que as pessoas entendem de maneira carnal as coisas espirituais, mas creio que aqui temos o suficiente para ver que o preterismo completo não é completo para contar a história toda. A Escritura Sagrada não é um enigma que somente os modernos gnósticos (preteristas completos) podem entender.

...É incrível, além da lógica e do bom senso que alguém possa crer que nesses dois mil anos de cristianismo ninguém de fato entendeu a doutrina da ressurreição do corpo e que somente o preterismo completo veio salvar esta verdade nos últimos trinta anos.


...............
* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.
Site: www.revistacrista.org
E-mail: ultimachamada@bol.com.br


_____________________________
Notas:

1. Artigo: A Ressurreição da Carne
...Autor: Kurt Simmons
...Site: www.profetaseprofecias.blogspot.com.br
...Acessado na Terça-feira, 30 de Julho de 2013.

2. Artigo: CARTAS AOS CORÍNTIOS - 1Coríntios COMENTÁRIO ESPERANÇA
...Autor: Werner de Boor
...Editora Evangélica Esperança
...Site: www.esperanca-editora.com.br