Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Preterismo Parcial
... Saiba mais...
Preterismo Completo
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

O Texto de Mateus 23.39 é um Problema para o Preterismo?
Por Kenneth L. Gentry, Jr.
________

 

Tradução e adaptação textual por
César Francisco Raymundo

 

 

...O texto de Mateus 23.39 muitas vezes confunde os evangélicos que estão considerando a abordagem preterista e pós-milenista. O texto parece afirmar que Israel um dia será convertido, e só então, a Grande Tribulação começará (de acordo com a ordem dos versos seguintes de Mateus 23.39). Esse versículo diz:

..."Por que eu digo que, de agora em diante vocês não me vereis até que digais: Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor!"

...Mas, esta afirmação não dá suporte a uma futura conversão de Israel que antecede a Grande Tribulação. Eu acredito que Israel um dia será convertido a Cristo. Afinal de contas, eu sou um pós-milenista que acredita que devemos fazer "discípulos de todas as nações" (Mateus 28.19). E estamos confiantes com segurança [na promessa de Jesus] que diz: "se eu for levantado atrairei todos a mim" (João 12.32). E, Israel será, certamente, uma das nações. Na verdade, Romanos 11.25 é uma declaração poderosa do Novo Testamento para esse fim.

...Assim, pois, a declaração do Senhor em Mateus 23.39 ensina que Israel será convertido antes da Grande Tribulação? Eu não acredito que este é o caso.

...A este respeito, note as seguintes observações rápidas:

...Em primeiro lugar, [há no texto a palavra grega "gar" que significa "para"]. Ela liga a afirmação [de Mateus 23.39] com o contexto anterior. O contexto anterior é uma denúncia implacável que termina com julgamento. A palavra "para" deve apresentar algo diferente de um louvor espiritual de Cristo pelos judeus, pois uma declaração tão súbita nesta passagem seria algo totalmente inesperado.

...A passagem é dominada pelos sete ais de Cristo contra os escribas e fariseus, que eram proeminentes líderes em Israel. E até o final da denúncia do Senhor - e pouco antes de Mateus 23.39 - Ele declara:

..."Portanto, eis que eu vos envio profetas e homens sábios e escribas; alguns deles vocês irão matar e crucificar, e alguns deles vocês irão açoitar nas suas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade, de modo que sobre vocês deve cair a culpa de todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o templo e o altar".
.....................................................................................
(Mateus 23.34-35)

...E, após isso, o Senhor lamenta:

..."Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes eu quis ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vocês não quiseram. Eis que a vossa casa ficará deserta".
...................................................................................
(Mateus 23.37-38)

...Estas declarações fortes não soam como uma condução para a salvação de Israel. E, especialmente, quando lemos o julgamento sobre o templo e Jerusalém no Sermão do Monte que se segue.

...Em segundo lugar, a frase "de agora em diante" (no grego, arti ap) é indefinida, estendendo única duvidosa possibilidade. Assim, ele não declara como uma questão de fato: "você vai me ver". Jesus está denunciando os judeus, não oferecendo-lhes esperança. Ele está prestes a ser crucificado por eles em meio a forte rejeição de Israel e sua afirmação de César: "Como resultado desta Pilatos fez esforços para libertá-lo, mas os judeus clamavam, dizendo: "Se você soltar esse homem, não és amigo de César; todo aquele que se faz um rei é contra César" (João 19.12).

...Em terceiro lugar, o louvor aqui ("Bendito seja Aquele que vem") não é necessariamente um voluntário , amoroso e humilde louvor. Poderia muito bem ser um constrangido louvor. A Escritura fala muitas vezes do louvor restrito do pecador a Deus. Vemos isso, por exemplo, em Filipenses 2.10-11:

..."Por esta razão, também, Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, daqueles que estão no céu e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai".

..."Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará a mim, e toda língua dará louvores a Deus" (Romanos 14.11).

...Consequentemente, dado o contexto, o louvor a ser proferido pelos judeus parece estar constrangido e com relutância. O que Jesus estava querendo dizer aos judeus naquele dia é que eles em breve O veriam em cadeias e, em seguida, pendurado em uma cruz para morrer. Eles logo iriam agredir e cuspir nele. Mas Ele não é o homem fraco que eles acreditam que Ele seja. Ele vai virar a mesa sobre eles no ano 70 d.C.

 

 


Fonte: www.postmillennialismtoday.com
Acessado Terça-feira, 11/08/2015