Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Profecia
... Saiba mais...
Segunda Vinda
de Cristo
...
Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

O Verdadeiro Relógio de Deus
Por Paulo Tiago
_________

 

 


...Afirmar que as noções temporais de Deus são distintas das noções temporais do homem tem há muito servido como válvula de escape para aqueles que negam o poder das palavras que o Livro de Apocalipse fornece para estabelecer a parousia de Cristo nos dias da igreja primitiva. (veja Ap. 1:1, 1:3, 3:11, 22:6, 22:7, 22:12, 22:20). Segundo o raciocínio destes, o fato de Deus estar acima do tempo infere diretamente no significado de termos relativos às indicações de tempo para o cumprimento da profecia. O apologista cristão Norman Geisler, numa tentativa de invalidar o Preterismo, usou as seguintes palavras para fundamentar a relatividade dos indicadores de tempo do Livro de Apocalipse:

...“Próximo (1.3) é traduzido da palavra engus, que significa “perto” ou “à mão”. Esta é uma palavra relativa, como curto e longo (demorado), o que nos leva a perguntar: Quão próximo? Em comparação com que? Avaliado por quem? O que é longo e demorado para nós é curto para Deus (2 Pe 3.8)” (Norman Geisler, Teologia Sistemática, livro 2, pg. 1020).

...Em suma, o que Geisler e demais defensores dessa linha de raciocínio estão dizendo é que, “quando está escrito Próximo, podemos entender como Distante”, ou, “quando está escrito Breve, podemos ler como Demorado”, “Deus é atemporal, ele está acima do tempo, milhares de anos pode ser breve para ele”.

...Por exemplo, o que está escrito assim: (ACF) Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está PRÓXIMO. (Ap. 1:3)

...Eles dizem que é permitido entender assim: (ACF) Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está DISTANTE. (Ap. 1:3)

...E o que está escrito assim: “(ACF) E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que hão de acontecer DAQUI A MAIS DE DOIS MIL ANOS hão de acontecer. (Ap. 22:6)

...Pode ser lido assim: (ACF) E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que EM BREVE hão de acontecer. (Ap. 22:6)

...Tal pensamento é geralmente fundamentado em 1 Pedro 3:8 (ver Salmos 90:40), como vimos nas palavras de Geisler. “(ACF) Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (2 Pedro 3:8).

...Não entrarei aqui na questão do sentido correto da passagem, todavia, pretendo mostrar como esta exegese (ou eisegese) que aplicam a 2ª Pedro 3:8 pode gerar destruição sem precedentes da Palavra do Senhor se aplicadas a outras passagens da Escritura de caráter semelhante. Será que é somente nas questões relacionadas com tempos que as noções de Deus diferem das noções dos homens?

...Vejamos outra declaração dos Salmos: (ACF) Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; (Salmos 139:12). O padrão é o mesmo de 2ª Pedro 3:8. Mil anos como um, e um dia como mil anos. Luz como trevas e trevas como luz.

...Agora, se o homem deve ler a Escritura de acordo com a mente de Deus, Podemos ler os seguintes versos como proposto abaixo?

...O que está escrito assim: (ACF) E, chegada a hora sexta, houve TREVAS sobre toda a terra até a hora nona. (Mc. 15:33)

...Podemos ler assim? (ACF) E, chegada a hora sexta, houve LUZ sobre toda a terra até a hora nona. (Mc. 15:33)

...E o que está escrito assim: “(ACF) E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é LUZ, e não há nele TREVAS nenhumas. (1ª João 1:5)

...Podemos ler assim? (ACF) E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é TREVAS, e não há nele LUZ nenhuma. (1ª João 1:5)

...Vejamos agora a declaração do profeta: (ACF) Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã. (Isaías 40:17). Vamos interpretar outro verso usando a exegese futurista? “Todas as nações são como nada perante ele”, portanto, se Deus mandou pregar o evangelho a todas as nações (Mt. 24:14, 28:19), será que não precisamos pregar a ninguém?

...(ACF) Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:9)

...“Deus não vê como o homem vê” se aplica a todas as coisas e não só as questões relacionadas ao tempo. Isso é amplamente testificado pelas Escrituras. Todavia, também é verdadeiro que o Deus da misericórdia sempre buscou comunicar-se com suas criaturas de forma que pudéssemos compreendê-lo, e isso também é verdadeiro quanto às indicações de tempo para cumprimento das profecias. Veja o julgamento da Babilônia histórica no tempo de Isaías. Deus disse que estava perto (Is. 13:6), e não demorou milênios para acontecer, o juízo veio logo. O julgamento de Edom predito por Obadias também estava perto (Obadias 1:15) e igualmente não demorou milênios para acontecer, aconteceu logo. Quanto a profecias para tempos longínquos o mesmo acontece. Veja a profecia das 2.300 tardes e manhãs que Deus afirmou que era para “dias mui distantes” (Dn. 8:26) e cumpriu-se em 1.150 dias[1]. Veja a profecia do cativeiro de 70 anos, Deus disse que ia durar “muito tempo” (Jer. 29:10, 28 comp. Hb. 10:37).

...As pessoas olham para Israel como relógio profético de Deus, todavia, o verdadeiro relógio de Deus está debaixo do nariz delas e elas não querem ver. Deus não deixou seu povo perdido no tempo, ele comunicou nas Escrituras tudo acerca do tempo da Segunda de vinda de Cristo. Está na hora de abrirmos os olhos e negarmos essa leitura insana que estão propondo. Substituindo palavras por seus antônimos e negando o que realmente está escrito. Por fim, encerro esta breve análise com as palavras do mesmo Norman Geisler citado anteriormente.

...O significado não é encontrado fora do texto (na mente de Deus), nem por debaixo do texto (na mente de algum místico), nem por detrás do texto (em alguma intenção não expressa pelo autor); ele é encontrado no texto (no significado expresso pelo autor). Por exemplo, a beleza de uma escultura não é encontrada por detrás dela, por baixo dela, ou além dela. Antes, está expressa na escultura. (Norman Geisler, teologia Sistemática, livro 1, pg. 162).

   Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org


Data:
28/08/2012

___________________
Nota:

[1] Os 1.150 dias fazem parte da interpretação mais popular das 2.300 tardes e manhãs. Adventistas afirmam se tratar de 2.300 anos, culminando em 1844, todavia, devido a revelação do Novo testamento de que toda a profecia seria consumada nos dias dos apóstolos, sabemos que tal interpretação não é válida.

__________________________
Nota Importante do Editor:


..."...a parousia de Cristo nos dias da igreja primitiva".
..."...tempo da Segunda de vinda de Cristo".
..."...devido a revelação do Novo testamento de que toda a profecia seria consumada nos dias dos apóstolos...".

...Os hiper-preteristas ou preteristas completos afirmam que a Segunda Vinda de Cristo, o Juízo Final, o Arrebatamento e a Ressurreição dos mortos ocorreram em 70 d.C., enquanto que os preteristas parciais afirmam que em 70 d.C. houve apenas uma vinda de Cristo em julgamento contra Israel, e que a Segunda Vinda ainda ocorrerá, embora ninguém saiba quando. O texto acima foi escrito por um Preterista Completo. Apesar de refutarmos o Preterismo Completo, podemos dizer que o texto acima é excelente em sua abordagem sobre o Relógio de Deus.
...Para maiores informações sobre Preterismo Parcial e Preterismo Completo, consulte a seção Preterismo clicando aqui.