Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Profecia
... Saiba mais...
Segunda Vinda
de Cristo
...
Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

O Uso da Segunda Pessoa do Plural na Profecia Bíblica
Por César Francisco Raymundo *
_____________




...Ao contrário do que muitos pensam, o evangelho de Mateus capítulo 24, Lucas 21 e Marcos 13 são capítulos inteiramente dedicados em falar da vinda de Jesus em juízo contra Israel e Jerusalém. Nesses capítulos não encontramos nada a respeito da Segunda Vinda de Cristo. Se quisermos saber sobre ela, outros textos bíblicos nos darão informações.

...Uma das provas de que esses textos tratam da vinda de Cristo em juízo dentro daquela geração é o constante uso da segunda pessoa do plural "vós". É possível rastrear a segunda pessoa do plural nos três evangelhos que falam sobre o sermão do monte. Veja um exemplo no evangelho de Marcos 13.7, 9, 11-16:

..."Quando, porém, ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim".

..."Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho".

...Jesus chega até mesmo advertir para que os seus discípulos não se preocupem sobre como responderão perante os tribunais:

..."Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo".

...Tudo isto quanto Jesus falou cumpriu-se à risca na vida dos discípulos.Eles viram guerras, revoluções e foram duramente perseguidos. O livro de Atos dos Apóstolos comprova isto.

...Talvez, o leitor fará uma objeção e dirá que Jesus também usou a segunda pessoa do plural ao mandar seus discípulos amar uns aos outros (João 13.34), portanto não seria esse mandamento somente para os de sua época? O amor ao próximo e ainda outras questões que possam parecer que foram exclusivas para os discípulos e sua época, não dá suporte a tal objeção, pois há várias Escrituras em toda a Bíblia que afirma que os cristãos devem amar uns aos outros e obedecer aos mandamentos de Deus. A profecia só tem duplo cumprimento ou uma aplicação a mais quando outra Escritura dá suporte a isto (ver meu artigo "O Que é a Teoria do Duplo Cumprimento da Profecia?").

...No caso do Sermão do Monte descrito em Mateus 24, Lucas 21 e Marcos 13, o contexto e a segunda pessoa do plural sugerem fortemente que esse sermão se cumpriu no primeiro século, no 70 d.C. Isto fica mais forte ainda quando Jesus conclui uma parte do sermão com a frase: "Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça". (Mateus 24.34)

...Certamente não há necessidade de interpretar este versículo de outra maneira. A expressão "esta geração" aparece quatorze vezes nos Evangelhos e sempre se aplica para os contemporâneos de Jesus.

...Se não crermos assim, certamente procuramos em vão pela realização dos eventos descritos além da geração abordada.

...As evidências bíblicas são claras e não podemos fechar os olhos para não ver que o uso de "vós" refere-se à pessoas com quem Jesus falava, não a um grupo futuro sem especificação.

   Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org

...............
* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.
...Site: www.revistacrista.org
...E-mail: ultimachamada@bol.com.br