Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Vida Eterna
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
   Uma acusação frequentemente feita pelos modernos e iluminados intérpretes das Escrituras, é a de que os preteristas selecionam arbitrariamente aquilo que é "literal" ou "simbólico" no texto de Mateus capítulo 24. Além de ser uma acusação falsa, demonstra a falta de conhecimento no assunto por parte desses intérpretes. Eles mesmos não são coerentes com seu ensino escatológico.

   É impossível evitar a linguagem literal misturada a linguagem simbólica no sermão profético de Mateus 24. As duas aparecem no texto e não são os intépretes que a definem, mas sim, as Escrituras, pois a Bíblia interpreta a própria Bíblia. Como profeta que foi, o Senhor Jesus Cristo também falou no mesmo espírito dos profetas do Antigo Testamento, só que com um detalhe; suas palavras e ações foram mais claras, pois Ele é o Verbo divino, a Palavra de Deus encarnada.

   Antes de continuar, vamos relembrar o que significa as palavras "literal" e "simbólico" de acordo com o dicionário:

Literal - Que acompanha rigorosamente a letra dos textos; que atende com rigor à sequência natural e imediata das palavras e frases...

   Que se prende estritamente ao significado próprio, etimológico das palavras, desconsiderando seu sentido figurado, metafórico; exato, restrito, rigoroso...

Simbólico - Relativo a símbolo.

Símbolo - Qualquer coisa usada para representar ou substituir outra, estabelecendo uma correspondência ou relação entre elas.

   Ser, objeto ou imagem ao qual se pode atribuir mais de um significado.**

   Muitos dos atuais intérpretes literalistas, afirmam que todo o capítulo 24 de Mateus deve ser interpretado literalmente. O grande problema é que quando chegam em Mateus 24:34 - em que Cristo disse a respeito da "geração" que não passaria sem ver todos os acontecimentos apocalípticos - o literalismo deles simplesmente cai por terra.

   Se a frase "esta geração" fosse realmente interpretada literalmente, eles seriam obrigados em admitir que a geração que veria o Apocalipse seria a dos discípulos, e não uma geração num futuro distante e desconhecido.

   Na verdade, os preteristas não selecionam arbitrariamente o que é simbólico e o que é literal. É o próprio texto por si mesmo que mostra a presença do tipo de linguagem. Quando o Senhor fala sobre "guerras", "terremotos", "pestes", "perseguições" etc., de fato não podemos entender tudo isso de forma simbólica, pois há uma clareza didática nas passagens. E um outro detalhe que reforça isto, o Senhor adverte para que os discípulos não se assustem com as guerras e rumores de guerra que haveriam de vir. Então, claramente se vê que tais eventos podem ser considerados literais.

   Mas, porque não deveríamos interpretar literalmente aquela parte que diz que o Sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade e as estrelas cairão do céu (Mateus 24:29)? Não podemos interpretar literalmente justamente por causa da correspondência com outras partes das Escrituras. Quando Jesus se pronunciou sobre esses eventos do Universo em colapso, Ele estava falando de uma linguagem muito conhecida do Antigo Testamento, na qual os profetas a usavam para profetizar sobre a queda de uma nação que estava sob o julgamento Divino (Juízes 5:19-20; Isaías 13:10; Isaías 34:4; Ezequiel 32:7; Amós 8:9). Os discípulos ao ouvirem tais palavras não tiveram dúvidas sobre o significado de seu simbolismo.

   Em relação a "geração" que veria o cumprimento do sermão profético, o Senhor usa a frase "esta geração" que aparece constantemente nos evangelhos, e toda vez ela diz respeito a geração dos discípulos. A presença da palavra "esta" que é um pronome demonstrativo próximo reforça isto.

   Alguém já disse que por ser profético, "esta geração" deveria ganhar um outro significado. O problema é que existem outros textos proféticos nos evangelhos que claramente referem-se a geração contemporânea de Jesus. Nesses textos Jesus fala de sua morte e ressurreição e diz que seria rejeitado por aquela geração (Lucas 17:25). Também há o texto profético que diz que a geração contemporânea de Jesus sofreria a destruição por ter rejeitado a palavra de Deus (Mateus 23:36). Se o critério de texto profético fosse aplicado em ambos os textos citados, os discípulos teriam direito de imaginar que Jesus seria rejeitado e morreria em outra geração futura, ou que Jerusalém seria destruída também numa outra geração num futuro incerto.

   Além de todos esses argumentos descritos aqui, o intérprete deve obrigatoriamente respeitar todo o contexto de Mateus 24, palavra por palavra, levar em consideração a gramática do texto e o contexto histórico cultural da época dos discípulos. O intérprete deve se colocar no lugar dos primeiros ouvintes e se perguntar: "Como é que eles entenderam isso dentro de sua geração?"

   Tenho visto que os atuais intérpretes estão perdidos na questão da interpretação dos textos proféticos. O pré-milenismo dispensacionalista fez um grande estrago no meio cristão com o ensinamento de um literalismo extremo. As pessoas simplesmente perderam a noção de como se deve entender os pronunciamentos proféticos de Jesus.

   Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org

..................
* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada. Saiba mais sobre o autor clicando aqui

** Dicionário Michaelis
    http://michaelis.uol.com.br/

 

 

 

 

 

O Literal e o Simbólico nas Profecias de Cristo. Aprendam de uma vez por todas!
_________________

Por César Francisco Raymundo*