Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Vida Eterna
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

   "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai".
                                                                                 (Mateus 24:36)

   A Bíblia deixa claro que Jesus é Deus e, por consequência, Ele é onisciente, ou seja, sabe de todas as coisas. Por isto, o apóstolo Paulo afirma que em Cristo "estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" (Colossenses 2:3).

   O Senhor Jesus Cristo não sabia a data da sua vinda** por causa de sua natureza humana que foi o resultado de seu esvaziamento.

   Paulo se refere a isto em Filipenses 2:5-9:

   "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz"

   Embora seja Deus, Jesus não se apegou a sua Divindade, mas vestiu a camisa humana. Ele não simulou que era humano, Ele tornou-se um de nós em tudo, menos no pecado. Jesus foi o perfeito homem em suas fraquezas e limitações enquanto na Terra.

   Isto é considerado o "grande mistério da piedade" conforme 1ª Timóteo 3:16:

   "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória".
                                                          (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

   Portanto, era de se esperar a sua limitação sobre saber de certos eventos futuros. Mas, a grande questão é: de tantas coisas que Jesus previu que estão descritas nos quatro evangelhos (inclusive a sua vinda em julgamento contra Israel descrita em Mateus 23 e 24 com os sinais), porque Ele estava privado de saber justamente o dia e a hora de sua vinda? E porque até mesmo aos anjos do céu não foi dado tal conhecimento?

   Proponho que o motivo de tal desconhecimento da data de sua vinda seja proposital. Não que o Filho iria trair o Pai e por fraqueza satisfazer as curiosidades dos discípulos. Isto jamais! Por ser Deus e um com o Pai, o Filho jamais iria pecar! Caso soubessem da data da vinda de Cristo, creio que os anjos eleitos jamais iriam se rebelar trazendo a revelação sobre a mesma, pois no passado já tiveram sua chance de seguir a Satanás e seus anjos em sua rebelião.

   Então, o porquê da importância do Filho e os anjos propositalmente não saberem tal data?

   Creio que a questão é muito simples! Preste atenção num detalhe; se tem uma coisa que tem gerado enormes confusões ao longo desses dois mil anos de cristianismo, é a questão da data da vinda de Cristo ou a data do fim do mundo. Pode notar que de todos os eventos escatológicos descritos na Bíblia, se tem um que tem sido o problema, é a questão da data da vinda de Cristo.

    E o principal de tudo é que apesar da Bíblia explicitamente dizer que não há como saber absolutamente nada a respeito das datas, mesmo assim, foi essa questão que na maior cara de pau foi muito explorada por falsos mestres e falsos profetas.

   Do começo do cristianismo até agora existem pelo menos 242 datas que marcam o fim do mundo ou a volta de Cristo. Todas elas baseadas em "revelações" ou "visões" particulares. Um leitor meu sugeriu que se dividirmos essas 242 datas por dois mil e dezesseis anos, teremos 1,2 ou 1,4 datas para cada dez anos. Baseado nesse cálculo, podemos dizer que desde Cristo até agora, nenhuma década ficou sem uma "revelação" ou "marcação de data" sobre o fim do mundo.

   Mesmo que Cristo disse que nem Ele sabia, houve todas essas datas falsas em seu Nome, e se caso Ele tivesse ficado em silêncio em relação a data (sem dizer se sabia ou não), acredito que o estrago poderia ter sido maior, pois muitos iriam achar uma brecha para dizer que receberam revelações diretamente dEle sobre o assunto.

   E em relação aos anjos, acredito que eles ficaram privados de saberem sobre tal evento por causa das supostas revelações que muitos poderiam dizer que vieram deles.

   E sobre esse assunto o apóstolo Paulo foi bem claro:

   "Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito!"                                                                                             (Gálatas 1:8)

   Portanto, ao dizer que nem os anjos sabem sobre o dia e a hora, fica fechado o caminho para qualquer um que diga que recebeu uma revelação dita angélica. Ainda que Cristo hoje saiba sobre a "data", após a sua ressurreição Ele assegurou a mesma ideia de que ninguém deve saber nada a respeito de datas específicas:

   "Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade...". 
                                                      
(Atos 1:6-7 - o grifo é meu)

   Observe que o Senhor muda seu discurso, pois ao invés de dizer que não "sabe", Ele acrescenta que não é da compentência dos discípulos "conhecer tempos ou épocas" dos planos de Deus. Assim, o padrão fica que Ele jamais revelará algo do tipo para quem quer que seja.

   Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org

.................
* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.    Saiba mais sobre o autor clicando aqui

_____________________________
Notas:

** De acordo com o contexto de Mateus 24:36, o "dia e a hora" da vinda ali descrito foi em relação ao dia de Sua vinda em julgamento contra Jerusalém que ocorreu no ano 70 d.C. O desconhecimento de datas por parte de anjos e homens vale também para o dia do arrebatamento e outros eventos finais.

 

 

 

 

Porque Jesus não sabia a data da sua vinda? Um novo olhar sobre o assunto!
_________________

Por César Francisco Raymundo*