Menu

Home
Artigos
Literaturas
Revistas
Vídeos

Expediente

Quem Somos?
Saiba mais...

Em que Cremos...
Saiba mais...

Contato, Dúvidas e mais Informações?
Clique aqui...

Revista Cristã Última Chamada. Todos os direitos reservados.
Sistema de busca interna
Artigos
Saiba Mais Sobre Arrebatamento,
21 de Maio e o Fim do Mundo

Por Audrey Barrick *
_________



Agora que Harold Camping foi provado falso novamente com o vai e vem de 21 de maio e não há sinais de qualquer julgamento ou arrebatamento, o mundo fica pensando o que os Cristãos realmente acreditam sobre o fim dos tempos.

Ligonier Ministries, uma organização educacional proeminente Reformada, lançou uma série de ensinamentos sobre o assunto dos últimos dias para trazer alguma clareza em meio a aparente confusão.

"Há todos os tipos de debate sobre o que realmente vai ter lugar no arrebatamento e outra vez quando o arrebatamento tiver lugar," disse o proeminente teólogo Dr. RC Sproul, fundador da Ligonier.

O que Sproul expõe em suas palestras são as várias posições que os Cristãos têm em relação ao fim dos tempos.

O que o público pode estar mais familiarizado, após a proclamação de Camping do Dia do Julgamento, é o chamado pré-milenismo dispensacionalista. Os adeptos desta visão teológica esperam que o arrebatamento terá lugar, onde a Igreja será arrebatada ao encontro de Jesus no ar, logo antes de um período de grande tribulação. Depois disso, Jesus voltará com os santos para a sua manifestação final e reinará por mil anos.

"Esse esquema tem dois retornos de Jesus no fim dos tempos: um... só para os seus santos e depois do seu regresso definitivo após a tribulação," resumiu Sproul.

Discordando dessa visão, Sproul apontou para a imagem que o Apóstolo Paulo usou em seu testemunho do arrebatamento no livro 1 Tessalonicenses do Novo Testamento.

"O objetivo das imagens aqui ecoa e reflete algo que era comum no mundo contemporâneo em que Paulo escreveu - ou seja, o padrão e a prática do retorno triunfal a Roma dos exércitos romanos," declarou o teólogo reformado.

Depois de vencer uma batalha, os exércitos Romanos acampariam fora da cidade e mandariam um mensageiro anunciar a sua chegada. A cidade passaria então a ser preparada com uma decoração e um arco de triunfo. Em um momento pré-arranjado, um sinal seria feito através de trombetas para que fosse destruído. Ou seja, quando os exércitos marchariam em triunfo na cidade.

"Mas antes de começarem a marcha ao sinal da trombeta, todo mundo que era um cidadão real de Roma seria convidado para vir para fora da cidade para participar do desfile de marcha de volta através do arco do triunfo com o exército vitorioso," disse Sproul.

Com isso, o nativo de Pittsburgh concluiu: "O que eu ouço que Paulo está dizendo é que quando Jesus voltar, ele vai voltar a esta terra com toda a sua Igreja, a Igreja será arrebatada para encontrá-lo enquanto ele descer e vai continuar a descer junto com sua comitiva inteira dos crentes."

Mais especificamente, citando os ensinamentos de Paulo, Sproul afirmou que aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e serão levados para o ar e os que estão vivos na segunda vinda de Cristo também serão levados para o encontro com o Senhor enquanto ele descer.

Sobre quando tudo isso ocorre, isto é desconhecido.

Sproul descreveu outras posições escatológicas que os Cristãos possuem:

Pré-milenismo histórico

Esta visão sustenta que o arrebatamento, junto com a ressurreição dos santos e o julgamento, terá lugar após a grande tribulação todos num piscar de olhos, explicou Sproul.

Estes adeptos acreditam que a era da Igreja do Novo Testamento é a fase inicial do reino de Cristo e que a Igreja vai conquistar vitórias ocasionais na história, mas que fracassaram em sua missão, Sproul afirma. A Igreja vai ficar corrompida ao ponto de apostasia e, em seguida, passarão por um momento sem precedentes da tribulação. Isso vai ser seguido por volta de Cristo para arrebatar a sua Igreja, a batalha do Armagedom, o reino terrestre de 1000 anos de Cristo, outra rebelião em massa de Satanás após ser solto, Deus intervém e resgata a Cristo e os santos, e depois a ressurreição final e julgamento final.

Pós-Milenismo

Pós milenistas são os mais otimistas com relação à influência da Igreja na sociedade.

Eles acreditam que o poder do Evangelho e da Igreja se tornará maior e não menor. E enquanto a Igreja cumpre a Grande Comissão, haverá grande bênção no mundo. Após mil anos do presente, Jesus voltará com o juízo final.

Amilenismo

Amilenistas não crêem em um período literal de mil anos. Eles se apegam à visão de que o Reino de Deus começou com a primeira aparição de Cristo.

"A posição amilenista é baseada na convicção de que o Reino de Deus não é algo que está completamente lá, em algum lugar no futuro, mas que já começou. Ele ainda aguarda a consumação final," explicou Sproul.

Eles acreditam que o Senhor Jesus Cristo reina agora e que estamos na era do Reino Unido, mas ainda não foi consumada, elaborou ele.

Perto do fim dos tempos, de acordo com o amilenismo, a Igreja se tornará corrupta e terminará em um estado de apostasia radical. Isto irá resultar em grande tribulação. No final desse período, Cristo voltará e triunfará sobre o mal e terminará a obra da redenção que inclui a renovação de toda a criação com o Novo Céu e a Nova Terra.

Preterismo Completo

Os preteristas completos acreditam que todos os eventos específicos profetizados no Novo Testamento sobre o fim dos tempos já aconteceram no primeiro século. Isso inclui o retorno de Jesus, a grande ressurreição e do arrebatamento.

Denunciando essa posição, Sproul sustentou, "a fim de tomar a posição de que tanto a ressurreição e o arrebatamento aconteceram no primeiro século, é preciso espiritualizar o texto."

"é muito difícil de espiritualizar a ressurreição dos corpos dos santos, sem ao mesmo tempo, na verdade, negar a ressurreição dos corpos dos santos," argumentou.

Sproul afirma a crença, como encontrada no Credo dos Apóstolos, que na ressurreição, "teremos corpos glorificados."

"Nós não seremos espíritos desencarnados vagando pela eternidade naquele estado, pois vai chegar um momento em que nossas almas vão se reunir com nossos corpos. Nossos corpos serão ressuscitados e os novos corpos que nós apreciaremos serão incorruptíveis e imortais, falando deste modo. Essa sempre foi uma grande esperança da comunidade cristã, que estamos ansiosos para esse dia em que iremos participar na ressurreição do corpo."

Os preteristas completos argumentam que a ressurreição espiritual, silenciosa e invisível e o arrebatamento já ocorreram.

E para Sproul, isso "envolve uma séria de flexão das palavras deste texto (1 Tessalonicenses 4:13-18) para falar sobre um segredo que, de acordo com a linguagem do apóstolo, será o pior segredo guardado na história e um mal silencioso como se todo o céu fosse cair."


* Audrey Barrick é Repórter do The Christian Post
Site: www.portugues.christianpost.com
Acessado em 30/09/2012

_____________________________
Mais Informações:

Saiba tudo sobre Arrebatamento, Escatologia, Armagedom, Profecia Bíblica, Fim dos Tempos, Últimos Dias e a Volta de Jesus acessando o site da Revista Cristã Última Chamada. Site: www.revistacrista.org

Material recomendado
Clique aqui >>