Menu

Home
Artigos
Literaturas
Revistas
Vídeos

Expediente

Quem Somos?
Saiba mais...

Em que Cremos...
Saiba mais...

Contato, Dúvidas e mais Informações?
Clique aqui...

Revista Cristã Última Chamada. Todos os direitos reservados.
Sistema de busca interna
Artigos

Tradição, Analfabetismo Funcional e Fim dos Tempos: Existe uma Conexão entre Eles?

Por César Francisco Raymundo *
_______________

 

...Antes de aprofundar neste artigo é bom definir alguns termos. Segundo o dicionário Michaelis, "tradição" significa: "1 Ato de transmitir ou entregar. 2 Comunicação ou transmissão de notícias, composições literárias, doutrinas, ritos, costumes, feita de pais para filhos no decorrer dos tempos ao sucederem-se as gerações. 3 Notícia de um feito antigo transmitida desse modo. 4 Doutrinas, costumes etc., conservados num povo por transmissão de pais para filhos. 5 Conjunto de usos, ideias e valores morais transmitidos de geração em geração".[1]

...O chamado "analfabetismo funcional" é definido assim:

.. "Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade".[2]


...Usei o termo "fim dos tempos" porque muitas pessoas não sabem o que é "escatologia". Mas tenha em mente que "escatologia é o ramo da teologia que estuda as "últimas coisas" (do grego eschatos, "útimo" e logos, "estudo"). Mais popularmente, este estudo focaliza a profecia, os tempos finais, e coisas do gênero". [3]

...Pois bem, o que a tradição, o analfabetismo funcional e o fim dos tempos (escatologia) têm em comum? Que conexão existe entre eles?

...Antes do século 19, a quase totalidade das denominações religiosas eram preteristas e interpretavam o reino de mil anos de Cristo como simbólico. Na certeza de que Cristo não viria em seu tempo de vida, os cristãos trabalharam e construíram em prol do Reino de Deus. Eles tinham uma visão sadia a respeito da escatologia bíblica e do futuro.

...Foi após o século 19 que doutrinas sensacionais sobre o Arrebatamento Secreto, Anticristo e Grande Tribulação começaram a ter maior circulação.

...Surgiu neste cenário a Bíblia de estudo Scofield. Foram os comentários de rodapé dessa Bíblia que dissiminaram o Dispensacionalismo, que hoje é aceito como uma interpretação 100% confiável das Escrituras.

...Para quem ainda não sabe o "dispensacionalismo é uma interpretação escatológica que afirma que a Segunda Vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o arrebatamento e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra".[4]

...Infelizmente, recebemos essa tradição dispensacionalista que está na grande maioria das igrejas evangélicas. Seja um assembleiano, Quadrangular, Deus é amor ou qualquer outro ramo do pentecostalismo e neopentecostalismo, praticamente todos são dispensacionalistas, muito embora não o digam explicitamente.

...O Senhor Jesus Cristo nos ensina claramente que a tradição invalida a Palavra de Deus. "Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? [...] E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição". (Mateus 15.3, 6)

...Aliado a tradição, as pessoas em geral também são analfabetas funcionais, ou conforme já vimos, embora saibam ler e escrever, elas não entendem o que lêem. E como também vimos acima, é possível encontrar analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.

...De acordo com o site Planeta Educação "no Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo".[5]

...Uma vez que 68% da população brasileira é analfabeta funcional - isto inclui também os evangélicos em geral - podemos acrescentar o fato de que muitos evangélicos não conseguem entender o que está escrito na Bíblia. Assim, a união de analfabetismo funcional, mais a falsa tradição escatológica, faz com que as pessoas creiam nas interpretações sensacionais e fantasiosas dos pregadores de escatologia de nossos dias.

...É por isto que vemos tanta gente dependente de homens para interpretar o puro e simples texto bíblico! Mas, analfabetismo funcional não é desculpa! Tenho visto que grande parte do problema está na dureza dos corações que não querem aceitar o preterismo parcial claramente ensinado na Bíblia.

...Na verdade não gosto muito de usar o rótulo chamado "preterismo parcial", pois dá a entender um partido ou mais uma linha de pensamento disputando com outras. Mas, mesmo assim, é fato que a grande maioria das profecias bíblicas foram cumpridas no primeiro século, entre as quais destaco a Grande Tribulação que foi a "vinda" de Jesus em julgamento contra Jerusalém no 70 d.C.

...Enquanto nosso povo chamado cristão não se conscientizar de que o Reino de Deus foi implantado no primeiro século - nos dias de Jesus - e que a pior parte da história já passou, ainda vamos ver um grande atraso na pregação e discipulado das nações.

...Não fomos chamados somente para pregar o evangelho a toda criatura, mas também para discipular todas as nações. "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século". (Mateus 28.19, 20)

...Uma interpretação sadia em matéria de escatologia, produzirá um povo triunfante com esperança para o futuro. Enquanto muitos esperam pela Grande Tribulação, Anticristo e Arrebatamento Secreto, ainda teremos uma falta de progresso na conquista deste mundo para Cristo.

...O mundo de tal maneira será conquistado pelo evangelho que chegará ao ponto em que Cristo na Sua Segunda Vinda, encontrará apenas o último inimigo, a morte. (1ª Coríntios 15.24-26)

...Portanto, abandonemos a tradição e procuremos através da constante leitura, nos livrar cada mais do analfabetismo funcional. Só assim teremos uma interpretação sadia a respeito da escatologia ou fim dos tempos.

.....................
* César Francisco Raymundo é Editor da Revista Cristã Última Chamada.
E-mail: ultimachamada@bol.com.br
Site: www.revistacrista.org


_____________________________
Notas:

1. Michaelis. Dicionário de Português Online. Site: www.michaelis.uol.com.br

2. Wikipédia. Site: www.pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional

3. Escatologia. Ver nosso glossário de palavras usadas na escatologia bíblica: www.revistacrista.org/glossario.htm

4. Dispensacionalismo. Ver nosso glossário de palavras usadas na escatologia bíblica: www.revistacrista.org/glossario.htm

5. Analfabetismo Funcional - Uma triste realidade de nosso país...
Autor(a): Andréa Cristina Sória Prieto
Site: www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=700
Acessado: 12/06/20
13

_____________________________
Mais Informações:

Saiba tudo sobre Arrebatamento, Escatologia, Armagedom, Profecia Bíblica, Fim dos Tempos, Últimos Dias e a Volta de Jesus acessando o site da Revista Cristã Última Chamada. Site: www.revistacrista.org

d

Artigos relacionados:

Anticristo

Arrebatamento

Dispensacionalismo

Preterismo

Segunda Vinda de Cristo