Menu

Home
Artigos
Literaturas
Revistas
Vídeos

Expediente

Quem Somos?
Saiba mais...

Em que Cremos...
Saiba mais...

Contato, Dúvidas e mais Informações?
Clique aqui...

Revista Cristã Última Chamada. Todos os direitos reservados.
Sistema de busca interna
Artigos
O Escapismo dos Crentes e à Atitude
dos Personagens Bíblicos

Por César Francisco Raymundo*
________________



...Recebi um e-mail de um conhecido o qual dizia que não estava muito bem, mas que esperava ansiosamente pelo "tão esperado arrebatamento". A partir desta declaração decidi escrever este artigo para denunciar o escapismo dos crentes evangélicos.

...Não é a primeira vez que ouço pessoas dizerem que esperam ansiosamente pelo arrebatamento. Mas toda a vez em que elas tocam no assunto é no sentido de escapar deste mundo. Muitos pregadores dizem que Jesus virá em breve para que não tenhamos que morrer - e quem ficar - sofrerá nas mãos do Anticristo e na Grande Tribulação, ou seja, na hora em que o mundo mais precisaria da igreja, a mesma teria sido arrebatada.

...Na verdade, o que ensinaram a muitos de nós nos círculos evangélicos é uma espécie de escapismo através do arrebatamento. Cristo supostamente apenas virá para nos tirar deste mundo em um futuro próximo.

...Por isto, "desde que surgiu o boato de que o mundo estaria prestes a acabar, a Igreja cruzou os braços, e entregou às baratas. E o pior é que esse “boato” se tornou doutrina e ortodoxia. Longe de nós discordarmos da doutrina que ensina o retorno glorioso de Cristo. O que questionamos é o escapismo adotado por muitos em resposta à essa doutrina. Que Jesus virá em glória, não resta dúvida. Porém isso não nos serve de álibi para nossa inércia. Espero que quando Ele vier, nos encontre de mangas arregaçadas, trabalhando pela transformação do Mundo".[1]

...Como bem disse o bispo Hermes C. Fernandes que "a proposta do Evangelho não é a fuga da realidade, ou qualquer tipo de escapismo ou alienação; mas é que o homem busque na Palavra de Deus, a solução para os seus problemas atuais, encarando-os, solucionando-os na força do Espírito Santo. João 17:15 (Um exemplo da atuação da Igreja na solução de problemas cotidianos está em Atos 6:1-3; Gl.2:10; 2 Co.8)".[2]

...Eu também por um bom tempo endossei esta perspectiva escapista do arrebatamento, mas como cristãos precisamos crescer e amadurecer na fé. A seguir vou mostrar alguns exemplos de como se comportaram os personagens bíblicos sobre este tema. Vamos começar por Noé.

...Antes do dilúvio a terra estava assim:

..."Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração". (Gênesis 6.5, 6)

..."A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.
...Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra"
. (Gênesis 6.11, 12)

...Ao invés de promover um meio de escape imediato para Noé, Deus mandou que ele construísse uma arca (o que demorou algum tempo). Enquanto a arca não estava terminada Noé não foi retirado do meio daquela geração perversa. Por isto, que a respeito dele se diz: "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé". (Hebreus 11.7)

...A postura de Noé de não querer escapar daquela geração antes que viesse o dilúvio torna-se mais evidente ainda se levarmos em consideração a possibilidade do dilúvio ter sido local e não global. Caso o dilúvio tenha sido local era muito mais cômodo para Noé e sua família migrarem para outra região em que o dilúvio não alcançaria. Pelo contrário, Noé construiu a arca conforme a recomendação de Deus.

...Outro exemplo é a respeito de Ló. Ele vivia dentro da cidade de Sodoma atormentando sua alma justa por causa da perversidade daquela gente, mas nem por isto se apegou à algum meio de escapismo. "...e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles), é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores..." (2ª Pedro 2.6-10).

...Como último exemplo, temos o apóstolo Paulo. Ele escreveu:

..."Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
...Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher.
...Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
...Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.

...E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé, a fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco"
. (Filipenses 1.21-26 - o grifo é meu)

...Há muitos outros exemplos dentro da Bíblia, mas creio que somente esses três são necessários para nos alertar sobre o escapismo dos crentes. Todos eles tiveram as desvantagens de suas épocas. No tempo de Noé o mundo de ímpios foi destruído pelo dilúvio. Na época de Ló as cidades de Sodoma, Gomorra e circunvizinhanças foram destruídas. E finalmente, no tempo do apóstolo Paulo, aquela geração estava ruindo culminando na destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.

...E para nós o que o futuro reserva? Diferente dos exemplos citados, ao invés de destruição, o futuro nos reserva que o Reino de Deus irá conquistar as nações até a restauração de tudo. "...ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade". (Atos 3.21)

...Para a igreja resta pregar o evangelho a toda criatura discipulando as nações (Mateus 28.19). O mandamento não é apenas para pregar, mas discipular as nações, e isto demanda tempo.

...Ao invés de esperarmos um escapismo através do arrebatamento, devemos trabalhar arduamente na pregação e discipulado das nações a fim de que chegue o tempo em que se cumprirá essas profecias:

..."Lembrar-se-ão do SENHOR e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações". (Salmos 22.27 - o grifo é meu)

..."As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória". (Apocalipse 21.24 - o grifo é meu)


...............
* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.
Site: www.revistacrista.org
E-mail: ultimachamada@bol.com.br

_____________________________
Notas:

1. Artigo: A nova dívida que adquirimos ao sermos salvos pela graça.
...Autor: Hermes C. Fernandes
...Site: www.hermesfernandes.com
...Data do artigo: Terça-feira, 28 de Setembro de 2010.

2. Artigo: Por que crer que Cristo reina agora?
...Autor: Hermes C. Fernandes
...Site: www.hermesfernandes.com
...Data do artigo: Segunda-feira, 25 de Setembro de 2006.

_____________________________
Mais Informações:

Saiba tudo sobre Arrebatamento, Escatologia, Armagedom, Profecia Bíblica, Fim dos Tempos, Últimos Dias e a Volta de Jesus acessando o site da Revista Cristã Última Chamada. Site: www.revistacrista.org

 

 

Artigos relacionados:

Escatologia

Pós-Milenismo

Preterismo

Reino, Reino de Deus, Reino dos Céus

Segunda Vinda de Cristo

Material recomendado: