Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Reino de Cristo
... Saiba mais...
Segunda Vinda
de Cristo
...
Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

Dispensacionalista Confessa:
Deus está no Exílio!

Por
Dr. Joel McDurmon
____________

 


Tradução e adaptação textual
por César Francisco Raymundo

 

 

...Um amigo postou-me ontem uma citação de um autor e líder dispensacional descrevendo o "reino dos céus". Sua visão do presente reinado de Cristo é realmente muito surpreendente. Ele escreve:

..."A terceira fase pode ser referido como o interino reino, o reino que resultou por causa da rejeição do Rei de Israel. O rei voltou para o céu e Seu reino na Terra agora existe apenas em uma forma de mistério. Cristo é o Senhor da terra, no sentido de ser Ele o Criador e seu governante final; mas Ele atualmente não exercer sua plena vontade divina sobre a terra. Ele é, por assim dizer, um exilado voluntário no céu até o momento em que voltar novamente".

...Primeiro de tudo, não há nenhuma surpresa aqui, exceto, talvez, que o escritor era anormalmente consciente e sincero das implicações de seus pontos de vista. Esse é o dispensacionalismo clássico, talvez apenas com as cortinas puxadas para trás mais do que o normal. O que é chamado de "terceira fase" ou reino "interino", aqui é nada menos que o clássico dispensacionalista que ensina sobre a "era da igreja", no qual o verdadeiro programa do reino é colocado em espera até Jesus voltar, literalmente.

...Em segundo lugar, no entanto, a sinceridade pode ser uma coisa prejudicial para posições teológicas. Quanto mais algumas pessoas tentam explicar, mais problemas criam para sua posição. Neste caso, o autor acaba expondo o ensinamento do dispensacionalismo[1] clássico sobre a "era da igreja" como um tempo em que Deus é dono de tudo, mas ao mesmo tempo é um clássico "proprietário ausente". Este é o Santo em hiato, Cristo em repouso sabático, Deus exilado.

...A afirmação acima pode incluir que o serviço de Cristo como Senhor é apenas de palavra, mas na prática o tira de seu poder. Esse não seria um governante sob cujos pés todas as coisas têm sido submetidas. Esse não seria um governante que tem todo o poder no céu e na terra. Esse seria um Rei apenas de nome-somente. Como tal, qualquer ponto de vista do Reino "interino" ou o que vier a partir dessa perspectiva só será tão limitado, ou mesmo incoerente.

...Sobre a visão do autor de que o reino atualmente existe apenas "em uma forma de mistério", esta visão de "mistério" do reino me parece estar em desacordo com as Escrituras. Paulo diz que, enquanto o reino havia sido mantido um mistério até os seus dias, o mistério é agora revelado a todos:

..."A mim, que sou menos do que o mínimo de todos os santos, foi dada esta graça, que eu deveria pregar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo; E para tornar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde o começo do mundo esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas por Jesus Cristo" ( Efésios 3:8-9; cf. Colossenses 1:26-27; 2:2; 4:3).

...Nosso autor vai mais longe ao dizer que seu "Ausente Deus" está literalmente em um "exílio" auto-imposto. É ruim o suficiente que os amilenistas fingiram sobre o motivo do "exílio" para descrever a natureza dos cristãos neste mundo. Agora, os dispensacionalistas/pré-milenistas fizeram de Deus um "exilado". Talvez se possa argumentar em defesa de que este é apenas um exílio auto-imposto temporário. Mas mesmo isso tem sérias implicações.

...Assim, em terceiro lugar, considere que essa visão faz com a doutrina de Deus, especialmente sua soberania e providência, sejam rebaixadas. O autor afirma que, durante este presente "interino" exílio não-reino, Cristo "não exerce atualmente sua plena vontade divina sobre a terra". Esse é um Cristo que não é mais interessado ou envolvido na história do que o Deus dos deístas sempre foi.

...Pior ainda, essa visão realmente colide com o resto do que as Escrituras ensinam sobre a Divina Providência. Quando Cristo tinha ressuscitado, ele anunciou sua recepção e seu poder total no céu e sobre toda a terra (Mateus 28:18-20). Em seguida, ele nos deu a Grande Comissão, à luz desse fato. Quando subiu, Ele não abandonou, o seu poder, a sua vontade, o seu governo, a sua autoridade, ou qualquer outra coisa de qualquer maneira. Ele permaneceu o mesmo Criador Onipotente Divino Governante como descrito, por exemplo, na Confissão Batista de Londres (ou de sua controladora, a Confissão de Fé de Westminster):

..."Deus, o bom Criador de todas as coisas, em Seu poder e sabedoria infinita, sustenta, dirige, dispõe e governa todas as criaturas e as coisas, do maior ao menor, por sua providência mais sábia e santa, para o fim para o qual foram criadas" (5.1).

...Essa é a doutrina das Escrituras: se Cristo está presente fisicamente ou não, Ele governa em Sua vontade plena de tal forma que nada cai fora dela. Como as confissões vão dizer, o alcance desta regra divina é total e absoluta, estendendo-se a tudo: "não há nada que acontece por acaso, ou sem a Sua providência... ".

...Do ponto de vista da teologia reformada, o ensino de alguns dispensacionalistas torna-se insustentável. Quero dizer, eu só posso ouvir um batista reformado como John MacArthur gemer de frustração quando um companheiro dispensacionalista deixa seus pressupostos escatológicos ajustar sua doutrina de Deus de forma tão violenta, não pode?

...Sou testemunha do que acontece quando a escatologia impulsiona uma teologia. Não é uma visão bonita. Mesmo os professores geralmente fundamentados podem acabar fazendo afirmações teológicas absurdas ao seguir uma escatologia ruim às suas conclusões lógicas.

...Neste caso, você acaba em algo como um deísmo, ou maniqueísmo em relação às doutrinas de Deus e da providência. No entanto, é o dispensacionalismo clássico que está fora da linha: para eles, Cristo não tem reino aqui na terra, só nos corações privados de seus fiéis. Não pode haver nenhuma expressão exterior do reino até que Cristo retorne fisicamente.

...Mas o que aconteceu com Seu poder e autoridade nesse meio tempo? Cadê o Cristo atualmente reinante à mão direita da Majestade no alto, e, atualmente, "sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder" (Hebreus 1:3)? É este o "exílio voluntário no céu"? E o que dizer da promessa de Cristo de estar sempre conosco em toda a Grande Comissão (Mateus 28:20 )? O incentivo é para que a tarefa de discipular as nações se lhe tomou o seu "todo o poder no céu e na terra" para o exílio voluntário no céu? A Sua promessa é algum tipo de piada?

...Eu prefiro reconhecer que Cristo está reinando assim como Ele alegou, e que estamos sentados e reinando com Ele, assim como Paulo ensinou (Efésios 2:5-7). E enquanto o mal ainda existe nesta terra, também tenho a certeza de que Cristo já triunfou sobre ele, e exerce o controle total sobre cada detalhe da história segundo a Sua vontade. Nós vivemos pela fé, sabendo que Ele vai manifestar o seu reino, como Ele quer, e que Ele irá realizar toda a Sua vontade, não deixando o trono celestial até que o último inimigo seja destruído.

...Gente, é uma subida longa, morro acima da nossa perspectiva, mas isso não é motivo para desistir no meio do caminho, ou para afirmar que Cristo abandonou o mundo e o deixou para o diabo. É verdade que a vontade inescrutável de Deus é um mistério para nós quando olhamos para a frente, mas o fato é que Seu reino não é nenhum mistério. É aqui, e ele está aqui para ficar.

 

Título original: Dispensationalism confesses: God is in “exile”
Site:
www.americanvision.org
Acessado Sábado, 15 de novembro de 2014

 


_____________________________
Notas:

1. Dispensacionalismo - o Dispensacionalismo é uma doutrina escatológica que.afirma que ....a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo.físico, envolvendo o
....arrebatamento e um período de sete anos de tribulação,.após o qual ocorrerá a batalha do ....Armagedon e o estabelecimento do reino de Deus na Terra.