Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Vida Eterna
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
   Recentemente, conheci um cidadão que parecia ter uma altissíma erudição bíblica. Confesso que fiquei empolgado de ver como ele falava de maneira bem profunda a respeito das Escrituras. Não demorou muito, ele lançou sua primeira "pérola" que logo em seguida iria fazer desmoronar toda aquela aparente sabedoria. Na verdade, ele fez um questionamento a respeito da ressurreição do corpo. Ele disse que tinha dificuldades de acreditar na ressurreição física do último dia porque, segundo ele, devido ao espaço físico o Planeta Terra não iria poder comportar trilhões e trilhões de pessoas ressuscitadas.

   Quando fiquei sabendo dessa declaração, a primeira coisa que me veio a mente foram os dois textos a seguir:

   "A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir.
   Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
   Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.
   Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal"
.
                                                                                   (Hebreus 5:11-14)

   "Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.
   Isso faremos, se Deus permitir"
.
                                                                                   (Hebreus 6:1-3)

   Acredito, que o cidadão em questão, se encaixa perfeitamente nos versículos acima. A grande aparência de erudição na verdade demonstra que a pessoa em questão é "criança" e ainda precisa de leite. O pior de tudo é saber que tal pessoa a quem me refiro se enquadra no texto de Hebreus também em relação "ao tempo decorrido" na fé, o qual foi suficiente já para ser um "mestre".

   O mais interessante é que o autor do livro de Hebreus foi taxativo dizendo que só iria ensinar "os princípios elementares da doutrina de Cristo" se "Deus permitir". Seguindo esse mesmo padrão, também não irei aqui perder tempo ensinando detalhes a respeito da ressurreição dos mortos para pessoas que já deveriam estar inteiradas no assunto. O que chamo a questão aqui é que existem muitos crentes nessa situação. Eles simplesmente nunca entenderam a questão da ressurreição do corpo físico, achando até mesmo que a ressurreição seria somente uma mera animação de cadáveres.

   E ainda para lançar mais lenha na fogueira, uma heresia chamada Preterismo Completo (também conhecida como Hiper-preterismo, Escatologia realizada, Escatologia plena ou Escatologia consumada) apareceu no cenário brasileiro a pouco tempo, ensinando que a ressurreição dos mortos é de natureza espiritual, ou seja, quando as pessoas morrem elas recebem um corpo espiritual para morar no Céu, e o corpo físico que elas tiveram na Terra, jamais será resgatado.

   Essa heresia do Preterismo Completo é a mesma heresia de Himineu e Fileto, os quais ensinavam que a ressurreição já havia acontecido:

   "Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. 
   Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns"
.
                                                                   (
2ª Timóteo 2:17-18)

   No Preterismo Completo também se ensina que a ressurreição já aconteceu. Os defensores do Preterismo Completo ensinam que a ressurreição dos mortos do "último dia" ocorreu no ano 70 d.C., quando a cidade de Jerusalém foi destruída. Segundo eles, as almas que estavam no Hades ou Seio de Abraão foram transferidas para o Céu e receberam corpos espirituais. A partir do ano 70 d.C. em diante todo cristão que morre recebe um corpo espiritual ao entrar no Céu. Vale lembrar que o termo "último dia" no Preterismo Completo é uma referência ao último dia da era judaica, o dia em que o Templo e a cidade de Jerusalém foram destruídos.

   Essa heresia tem contaminado e corroído como câncer aqui em território brasileiro. Ela é um caminho alternativo para quem não consegue crer na ressurreição do corpo físico. O problema é que o apóstolo Paulo sempre tratou a ressurreição como coisa seríssima ao ponto de argumentar que qualquer doutrina que nega a ressurreição do corpo acaba por negar a ressurreição de Cristo também (1ª Coríntios 15).

A natureza da ressurreição

   Quem quiser saber como será o futuro, deve olhar para a ressurreição de Jesus Cristo. O relato da ressurreição de Cristo não é uma simples narrativa, mas elas contém detalhes impressionantes sobre a natureza do corpo ressurreto e o que Cristo é capaz de fazer com esse corpo. A ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo não foi uma simples reanimação de cadáver como muitos pensam. Também o corpo do Senhor não desapareceu ou se dissolveu em gases como argumentam alguns incrédulos da religião.

   Muito pelo contrário, pois O MESMO corpo do Senhor que esteve na cruz, o qual derramou todo o sangue, foi o mesmo corpo que repousou três dias na sepultura. Seu Espírito voltou ao seu corpo físico e o Senhor ressuscitou. Seu corpo continou sendo de carne e ossos:

   "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. 
   Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés"

                                                                         (Lucas 24:39-40)

   Apesar de ser o mesmo corpo, na ressurreição ele foi glorificado, tornou-se assim, um corpo também sobrenatural. Observe que ao mesmo tempo em que continuou sendo de carne e ossos, o Senhor tinha capacidade de atravessar paredes, de aparecer e desaparecer quando quisesse:

   "E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.

   
Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!"
                                                                    
(Lucas 24:30-31, 36)

   "Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 
   
E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado"

                                                           
(João 20:19-20 - o grifo é meu)

   O Novo Testamento ensina que o nosso corpo será semelhante ao de Cristo:

   "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas".
                                                                      
(Filipenses 3:20-21)

   "Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é".
                                                                                            (1ª João 3:2)

   Ao contrário do que muita gente pensa, a ressurreição não será somente de pessoas que morreram, mas toda a criação será ressuscitada:

   "Pois a criação foi sujeita à vaidade {não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou}, todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
   Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia.
   Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo"
.
                                                                                         (Romanos 8:20-23)

   A lei da entropia em que toda a matéria está sujeita ao desgaste, envelhecimento e morte, será revertida no dia ressurreição. A glória de Cristo dominará o mundo físico, então, tempo e eternidade, o material e o espiritual, estarão unidos para todo o sempre. Ora, uma vez que Jesus tem um corpo sobrenatural e físico ao mesmo tempo, corpo este que supera o espaço e o tempo, porque deveríamos duvidar que trilhões e trilhões de pessoas poderão ressuscitar ao mesmo tempo e se encontrar com Cristo entre as nuvens, sem ter problemas em relação ao espaço e o tempo? Esta questão nunca foi um problema para Jesus!

 

............................
* César Fransisco Raymundo é editor da
   Revista Cristã Última Chamada.
   Saiba mais sobre o autor clicando aqui.

 

 

 

 

 

Como trilhões de pessoas ressuscitadas caberão no Planeta Terra no dia da Ressurreição?
_________________

Por César Francisco Raymundo*