Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Geração, Última
... Saiba mais...
Ressurreição
... Saiba mais...
Segunda Vinda
de Cristo
...
Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

Nossos Corpos
Ressuscitarão? Como?

Por César Francisco Raymundo *
________

 

 

 

...Quando o Senhor Jesus Cristo foi sepultado, o seu corpo não experimentou a decomposição. Há várias passagens nas Escrituras que mostram que o corpo de Jesus não deveria sofrer a corrupção (Atos 2.27, 31; 13.34-37). Ao comparar o rei Davi com Jesus, sobre Davi se diz que que ele serviu "à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção. Porém aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção". (Atos 13.36-37 - o grifo é meu)

...Com exceção daqueles que estiverem vivos no dia da volta de Jesus, o corpo de todos nós passará pela decomposição, e esse mesmo corpo será ressuscitado. Mas, em pleno século 21, uma mente científica vai querer fazer alguns questionamentos a respeito dessa ressurreição.

...O bispo Hermes C. Fernandes expôs muito bem essas questões que muitos poderiam fazer:

..."O credo apostólico é claro quanto à crença cristã histórica na ressurreição, tanto de Cristo, quanto de todos os homens. Nele se afirma que Jesus Cristo foi “morto e sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos .” Além de chancelar a crença “na ressurreição do corpo e na vida eterna.” Mas como isso se dará?

...O que dizer de corpos que foram reduzidos a nada? Seus átomos se espalharam pelo ar e hoje fazem parte de outros corpos e até de objetos inanimados. Como reagrupá-los? Que Deus é onipotente, todos concordamos sem titubear. Todavia, se um átomo que antes pertencia a um corpo, agora pertence a outro, a qual deles ele se ajuntará na ressurreição? E no caso de um órgão que tenha sido doado, em que corpo ressuscitará, no que doou ou no que recebeu?"[1]

...Para por mais lenha na fogueira, veja o que ciência diz a respeito de nosso corpo físico:

..."Cada vez que inspiramos recebemos do meio 1022 átomos e uma parte significativa dessa enorme quantidade de material entra no nosso corpo para formar as células do coração, do cérebro, dos rins, dos neurônios e etc.

...Cada vez que aspiramos retiramos de nosso corpo a mesma quantidade de átomos. Nós literalmente aspiramos pequenas partes do nosso cérebro, do nosso coração e de nossos rins.

...Podemos concluir que a cada segundo, nosso corpo está se renovando, transformando-se mais rapidamente do que quando trocamos de roupa. De certa forma, podemos dizer que ninguém pode apoiar-se duas vezes sobre a mesma carne e ossos. Nas últimas 3 semanas 1015 átomos têm fluido através do nosso corpo para ir para corpos de outras espécies neste planeta. Estudos com isótopos radioativos mostram, com grande elegância, que trocamos 98% dos átomos de nosso corpo em menos de um ano e todos os átomos em dois anos e meio.

...Nós desenvolvemos um novo fígado a cada 6 semanas, uma nova pele uma vez por mês, um novo revestimento do estômago a cada 5 dias, um novo esqueleto a cada três meses. Mesmo as nossas células do cérebro com as quais pensamos, que são constituídas de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, não são as mesmas do ano passado. Portanto, nosso corpo atual não é o mesmo que utilizamos enquanto aprendíamos a andar. A cada sete anos todos as células do nosso corpo são repostas.

...Em todo o tempo, compartilhamos intimamente o nosso corpo com outros corpos à nossa volta. Já dizia o poeta americano Walt Whitman: "Todos os átomos que pertencem a você também pertencem a mim". Embora se trate de poesia, esta afirmação não é apenas metafórica. Estudos com isótopos radioativos têm mostrado que, neste instante de nossa existência possuímos um milhão de átomos que poderiam ter pertencido um dia ao corpo de Eisnten, de Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Napoleão Bonaparte. Simplesmente não podemos nos separar fisicamente de nada e de ninguém que já tenha passado por este mundo. E isso inclui... JESUS!"[2]

...Uma vez que "a cada sete anos todas as células do nosso corpo são repostas", e uma vez que "nosso corpo atual não é o mesmo que utilizamos enquanto aprendíamos a andar", podemos concluir, por exemplo, que uma pessoa que viveu setenta anos, teve pelo meno umas dez renovações em seu corpo ou dez corpos diferentes. Uma vez que é assim, com qual corpo ela deveria ressuscitar? O dos primeiros sete anos da infância? O da adolescência? O da fase adulta? Ou o último que teve no exato momento da morte?

...Um internauta ao comentar sobre este assunto, acertadamente escreveu algo muito interessante:

..."Para mim a ressurreição do corpo e, consequentemente, da carne seria a maior demonstração do poder de Deus, pois, além de Senhor da vida, também demonstraria ser o Senhor da morte, expressando de forma magnífica sua onipotência.

...Não tenho dúvida de que Ele pode reagrupar minhas células, partículas e átomos, mas até que ponto isso é importante para que eu seja considerado ressuscitado?

...“Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio.”

...“...tudo passa tudo sempre passará...”

...O primeiro trecho é uma adaptação de um fragmento de texto do filósofo grego Heráclito e o segundo é um trecho de música cantada pelo Lulu Santos. Os dois, separados por 2500 anos, transmitem a ideia de constante mutação de todas as coisas em nosso mundo e realmente essa é uma das poucas características observáveis em qualquer setor da natureza: um punhado de carbono pode chegar a ser um diamante, frutos se decompõe para liberar sementes que se destroem para germinar uma nova planta. A cada dia aquilo que parecia ser uma realidade está só se negando para dar origem a outra realidade.

...Nós nunca somos os mesmos, pois os alimentos, a luz do sol, a água renovam nossas células. Nada do que existia em nós no momento da concepção é o mesmo no nascimento e, durante toda a vida, cada tecido, célula ou átomo será trocado inúmeras vezes, logo, como podemos morrer e retornar a vida sem modificações, se somos modificados o tempo inteiro?

...Podemos crer que a restauração do corpo só precisa ser da essência, aquilo que não deixe dúvida de quem está ali. Não nos esquecendo que a própria essência desse mundo é a mudança e que a imutabilidade só ocorrerá quando estivermos na eternidade. Lá a nossa corruptibilidade deixará de existir e toda degradação que este mundo tenha nos imposto será retirada: doença e velhice no corpo e angustia, medo, insegurança, solidão, todas as doenças da alma. Seremos eternamente perfeitos e felizes desfrutando da plenitude da comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo".[3]

...Diante desses questionamentos, quando o assunto é a ressurreição dos mortos, devemos ter muito cuidado para não expor "a autoridade bíblica ao desprezo de muitos desnecessariamente".[4]

...Mas, o que a Bíblia ensina sobre o assunto? Como os mortos ressuscitarão? Como uma mente científica poderá entender sobre a ressurreição? A Bíblia não entra em assuntos científicos, e nem nos explica como será o reagrupamento dos átomos de nosso corpo. De fato, a ressurreição futura será o reagrupamento dos átomos. O corpo da ressurreição também conhecido como "corpo espiritual" será tangível, material, mas não mais sujeito ao desgaste do tempo e à morte.

...A Bíblia não diz se Deus vai reagrupar exatamente os mesmos átomos. O importante é que do pó da terra seremos levantados. Muitos têm difículdade para crer na ressurreiação porque acham algo grandioso demais um corpo ser levantado do pó da terra. Por não crer no poder de Deus, o espirita Allan Kardec disse que "o certo seria crer em reencarnação, visto ser impossível reagrupar nossos átomos após o corpo se decompor".[5]

...O pior é que ao crer na reencarnação, Kardec confiou em algo sem base alguma. A ressurreição, pelo contrário, tem base sólida porque se baseia na ressurreição de Jesus Cristo. Apesar da dificuldade que muitos têm em crer, saiba, a criação do Universo em si já é algo maravilhoso e complexo demais. E o mais interessante é que Deus trouxe tudo isto do nada. Não crer na ressurreição é duvidar do poder de Deus e, pior, é não crer que um dia Cristo ressuscitou.

..."...o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas".
............................................. (Filipenses 3.21 - o grifo é meu)
...Note que o reagrupamento de átomos está ligado ao poder de Cristo que "pode subordinar a si todas as coisas". Átomos, moléculas, células, cada detalhe do Universo está sob o controle de Cristo. É aqui que preciso esclarecer outra coisa. O dia da ressurreição não será apenas o dia da ressurreição dos corpos dos mortos, pelo contrário, será a ressurreição de toda a criação. Todos os elementos da criação foram afetados pelo pecado e precisam ser ressuscitados.

...Veja o que o pastor Glênio Fonseca Paranaguá diz sobre isso:

..."- Sim. Com a queda espiritual houve uma queda na estrutura atômica. Assim, a matéria passou por um desequilíbrio. A natureza física entrou em contorções. Veja como a Bíblia descreve esse estado de perda de energia: Pois sabemos que toda a criação vem gemendo e sofrendo dores até agora, como uma mulher que está prestes a ter um filho. (Carta aos Romanos 8:22 VFL).

...- Então, a natureza pós pecado não é a mesma? O que você está dizendo é que o pecado danificou de fato e completamente a estrutura da matéria? Vivemos num mundo em agonia? O corpo humano sendo feito da matéria também está corrompido?

...- Sim. Não sou eu quem diz isso. É a Bíblia. A ciência também diz que há um aniquilamento de energia na matéria. A segunda lei da termodinâmica, a lei da entropia, mostra a perda natural de energia no átomo. A matéria envelhece paulatinamente. Toda natureza pós pecado é uma estrutura decadente. O caos e a morte dão as cartas neste mundo. Tudo aponta para o pecado como um acidente cósmico que danificou tudo.

...- O pecado então atingiu em cheio toda criação? Então, vivemos a ditadura do caos e da morte? O que você está me dizendo é que o pecado contaminou a natureza?

...- Sim. Depois da queda a matéria ficou conspurcada pelos efeitos do pecado. Tudo no universo, a partir do pecado, encontra-se em decadência".[6]

...Por isto, a redenção de toda a natureza está ligada a redenção de nosso corpo físico:

..."Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
...E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo".

............................................................. (Romanos 8.22, 23)

 

De onde virão os ressuscitados?

 

..."Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo". (João 5.28, 29)

...Se os mortos sairão dos túmulos, uma pessoa que foi cremada e teve as suas cinzas espalhadas pelo mar e pela terra, de onde virá seu corpo uma vez que ela não teve sepultura?

...Sobre o que Jesus disse no texto acima "repare que em momento algum Ele diz que os mortos sairão dos seus respectivos sepulcros. O que é afirmado ali é que aqueles cujos corpos estavam nos sepulcros naquele momento, um dia ouviriam a sua voz e ressuscitariam.

...Se devêssemos fazer uma leitura literal, como ressurgiriam os que não houvessem sido sepultados? O que dizer dos que foram cremados? E os que foram vítimas da explosão de uma bomba? E os que tiveram seus corpos lançados ao mar e foram devorados por peixes?[7]

...Estas questões demonstram o quão é absurdo crer que a ressurreição tenha a ver somente com a reanimação de corpos que estão dentro de seus respectivos túmulos.

...No dia da ressurreição, seremos trazidos por Cristo (Judas 1.14). Ainda em 1ª Tessalonicenses 4.14, Paulo diz que “aos que em Jesus dormem, Deus os tonará a trazer com ele”. Sendo assim, os santos de todas as eras virão juntamente com Ele em seus corpos glorificados.

...O apóstolo Paulo "compara nosso corpo atual a uma tenda portátil, chamada ali de tabernáculo, enquanto nosso corpo celestial seria um edifício, reservado no céu para nós. As moradas a que Jesus se refere como estando sendo preparadas para nós não são mansões literais, mas nossos novos corpos.

...Tão logo deixamos este corpo, somos remetidos ao último dia, recebendo de imediato um corpo glorioso e imperecível, de modo que, jamais viveremos sem um corpo. Leia atentamente e confira se não é isso que Paulo nos garante:"[8]

...“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Pois neste tabernáculo nós gememos, desejando muito ser revestidos da nossa habitação que é do céu, se é que, estando vestidos, não formos achados nus. Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.”
........................................................................... 2 Coríntios 5:1-4

...Provavelmente "o texto mais esclarecedor sobre o assunto, encontra-se na primeira epístola enviada por Paulo a esta mesma igreja, no capítulo 15. Ali, ele oferece resposta a várias questões relativas ao tema".[9]

...“Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.” 1 Coríntios 15:35-38

...Por fim, o bispo Hermes C. Fernandes nos diz que "apesar de espiritual, ainda assim, será corpo. Não será uma fumacinha. Nem uma energia sutil. Mas, corpo tangível, tal qual o do Cristo ressurreto, que não apenas pôde ser tocado por Tomé e pelos demais discípulos, mas também processou alimento e conservou várias das características físicas, inclusive as cicatrizes.[10]

...Mesmo que possa não ser exatamente o mesmo corpo com exatamente os mesmos átomos (Deus o sabe, pois Ele dá "o corpo como quer"), tenho o mesmo pensamento do bispo Hermes quando disse:

..."...creio que nosso corpo espiritual guardará várias de nossas características físicas, sobretudo, as fisionômicas. É como se Deus guardasse nos arquivos celestiais um backup com a sequência exata de nosso DNA, acrescido do código de nossa consciência, que preservará intacta a memória de todas as nossas experiências. Nada se perderá! A única coisa que será removida de nossa natureza será o pecado, causador da morte. Seremos nós, nosso código genético, nossa personalidade, nossa fisionomia, porém, aperfeiçoados, sem enfermidades ou deformações, sejam de caráter físico ou psicológico. Talvez, apenas algumas cicatrizes que serão como troféus, marcas de uma vida dedicada à causa do reino de Deus e de Sua justiça.

...E quanto aos que estiverem vivos no momento em que Jesus Se manifestar em glória? Segundo Paulo, “num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1 Co. 15:51-53)".[11]

...E ainda: "fique tranquilo, que certamente nos reconheceremos lá, mesmo com as eventuais correções em nossa aparência. Nossa personalidade, e, por conseguinte, nossa memória serão preservadas. Nossa história jamais será esquecida. Caso contrário, não seríamos nós, mas outros. E não haveria qualquer razão para ações de graça. Como agradecer por algo de que não temos qualquer lembrança? Como poderemos louvar ao Cordeiro, senão nos lembrarmos dos nossos pecados que O levaram à cruz?

...Quando a Bíblia diz que não haverá mais lembranças das coisas passadas, não é no sentido de que seremos submetidos a uma espécie de amnésia. Mas no sentido de que não serão mais essas lembranças que determinarão nossa vida. Assim como Deus diz não se lembrar dos nossos pecados. Todavia, ninguém deduz daí que Ele sofra de alguma amnésia".[12]

...Em resumo, no dia da ressurreição, quando a Glória de Deus se manifestar, toda a estrutura atômica do Universo será afetada e promoverá a ressurreição de tudo.

 

* César Francisco Raymundo é editor da
Revista Cristã Última Chamada

 

_______________
Notas:


1. Artigo: Nossos Corpos Ressuscitarão? Como?
...Autor: Hermes C. Fernandes
...Site: www.hermesfernandes.com
...Acessado Domingo, 8/3/2015

2. Artigo: Por que celebrar Seu Nascimento, e não somente Sua Morte?
...Autor: Hermes C. Fernandes
...Site: www.hermesfernandes.com
...Data: sexta-feira, dezembro 14, 2012

3. Comentário de rodapé do texto "Nossos Corpos Ressuscitarão?
...Como? do bispo Hermes C. Fernandes.
...Autor do comentário: Kilson Tadeu Peixoto
...Site: www.www.hermesfernandes.com
...Acessado Domingo, 1/2/2015

4. Idem nº 1.

5. Artigo: Reencarnação x Ressurreição
...Site: www.falhasespiritismo.org/tag/ressurreicao/
...Acessado Domingo, 8/3/2015

6. Artigo: A Natureza Terrena e a Tentação de Jesus.
...Autor: Glênio Fonseca Paranaguá.
...Site: www.piblondrina.com.br
...Acessado Domingo, 1/2/2015

7. Idem nº 1.

8. Idem nº 1.

9. Idem nº 1.

10. Idem nº 1.

11. Idem nº 1.

12. Idem nº 1.