Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Vida Eterna
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

   Nossa atitude para com a Palavra de Deus determina o lugar que Deus ocupa em nossa vida,diariamente. A Palavra é sempre a Trindade nos falando. Ela nunca deve ser vista como a mensagem de um livro comum.

   Antes de tudo, a Palavra é tão real a todos os que crêem, como foi bem real a presença de Jesus na vida dos seus discípulos, enquanto vivia aqui na terra. A Bíblia não é apenas um livro, é a Palavra escrita de Deus.

   A Trindade precisa falar conosco, tão pessoalmente, por meio da Palavra viva, como Jesus falava com os discípulos.Deus falou de muitas maneiras, ao povo de Israel, através dos profetas. Mas, chegou o momento em que a Deus veio nos falar na pessoa do Filho e essa linguagem é pessoal e conclusiva.

   Essa é a linguagem final do Pai aos seus filhos. Por isso, a Escritura do Novo Testamento, quando focaliza a pessoa do Filho, manifesta a mensagem consumada de toda revelação do Pai à sua família. É a linguagem do Verbo encarnado.

   Agora vem a Palavra escrita que foi dada pelo Pai, para falarem lugar do Filho, algum tempo depois da Sua ausência física. Primeiro, a Palavra foi só audível, mas algum tempo depois Ela foi escrita, revelando o Filho às Suas ovelhas, escolhidas pela graça.

   Quando Jesus diz: O Pai mesmo os ama, Jo 14:21,isto é uma mensagem ao coração dos Seus filhos! Bem pessoal. Ao dizer: se alguém me ama, guardará a minha Palavra, e o Pai e Eu o amaremos e faremos a nossa casa nessa pessoa, Jo 14:23de novo deve ser tão pessoal como se você fosse a única pessoa neste mundo a receber tal mensagem de afeto. Primeiro, Ela foi falada e depois escrita.

   A Palavra escrita, todavia, é como se você estivesse sentado aos pés de Jesus e Ele olhasse para o seu rosto e lhe dissesse ao seu ouvido: Eu e o Pai viremos fazer a nossa casa em você. Não tenha medo, porque Eu sou seu Deus. Eu sou a sua força. Eu vou dar-lhe a minha própria vida e capacidade.

   Mas, vamos entender melhor isto. Antes de Cristo se tornar a nossa força, Ele precisou nos esvaziar na cruz, pois, estávamos cheios de nós mesmos.

   Nós carecíamos, antes de tudo, seremos libertos do nosso orgulho existencial e, depois, sermos substituídos pela vida de Cristo ressuscitado. Sem este milagre Divino, não haverá a possibilidade de nova vida.

   Contudo, é bom reiterar que: isto é um milagre advindo através de um pacote soberano da Trindade, onde o Pai crucifica os seus eleitos, no corpo de Cristo Jesus, na cruz, e, além disso, os ressuscita com a vida eterna de Jesus Cristo; tudo realizado pela operação sobrenatural do Espírito Santo, agindo em nós e revelando a nós.

   Assim, quando vier a fraqueza, confira em seu íntimo que Cristo e o Pai são a força da sua nova vida movida pelo Espírito Santo. Eu e o Pai estaremos morando em seu novo ser e seremos a realidade viva que irá dar-lhe vitória por meio do Espírito Santo. Pense nisso: a Palavra Viva vive em você? Você é a habitação do Verbo?

   Quando você precisar de alguma coisa, lembre-se do que Jesus disse: Meu Pai sabe que você tem necessidade de todas essas coisas. Lc 12:30b. Você pode sussurrar em seu ser interior, onde o Pai mora, dizendo: Meu Pai suprirá todas as minhas necessidades. Ele conhece todas as minhas necessidades e me ama.

   A Trindade vive em mim e me supre com a Sua própria vida. Estou crucificado com Cristo e agora Cristo vive em mim. O Logos, Cristo, o Pai e o Espírito vivem em mim.

   A palavra do homem geralmente morre antes da editora concluir a sua obra. Poucas palavras dos homens vivem depois de uma geração, mas a Palavra de Deus é bem diferente. Ela encontra-se impregnada com a própria Vida de Deus, que é eterna.

   Hebreus 4:12-13 nos dá uma ilustração: O Logos de Deus é a realidade viva, ativa e ainda mais cortante do que qualquer espada afiada de dois gumes, uma vez que penetra na própria divisão da alma e do espírito, juntas e medulas, examinando os nossos próprios pensamentos e concepções do coração e nenhuma coisa criada Lhe é oculta; pois todas as coisas estão abertas e expostas aos olhos dAquele com quem temos de prestar contas. (Tradução de Moffatt)

   Esta é uma das mais estranhas declarações sobre a Palavra nas epístolas do Novo Testamento. Observe este versículo 13: Isso não é coisa criada e escondida dEle. De quem é que o texto está falando? A Palavra Viva - o Logos. E todas as coisas estão abertas e expostas aos olhos dAquele com quem temos de nos entender. A Palavra assume uma personalidade. É o próprio Cristo. Por isso, nosso contato com a realidade viva e espiritual do Senhor Jesus é através da Sua própria Palavra.

   E você notou "os olhos do Logos?" Então, a Palavra, o Logos tem olhos? Ela vê o nosso íntimo, a nossa atitude para com Ela mesma? A Palavra é a realidade viva da vida de Deus. Quão profundamente isto deveria nos impressionar. Precisamos ver e ouvir além da letra, pelo mistério da fé, Deus falando diretamente conosco.

   Tenho em minhas mãos um livro ou um texto com a própria vida de Deus nele. Tenho um compêndio que examina a minha vida, que me julga e, ao mesmo tempo, um escrito que me salva e nutre, alimentando o meu espírito com a própria vida de Cristo no homem interior de cada filho do Altíssimo. A Bíblia não é um mero livro, é Deus falando.

   A Palavra de Deus dá a fé ao meu espírito e constrói o amor em meu ser. O único meio de se chegar a Deus é através de Cristo, a Palavra Viva. Assim, a Palavra de Cristo torna-se uma realidade viva e vital, através da Escritura, revelada pelo Espírito.

   Tem sido bastante difícil para muitos de nós compreendermos que, durante todo o primeiro século, a Igreja Cristã não tinha essa coletânea escrita que formou o cânon do Novo Testamento, embora tivesse a Palavra falada, isto é, a Palavra de Cristo internalizada, agindo através dos seus instrumentos humanos.

   A primeira epístola de Paulo, no início da história da igreja, foi escrita 17 anos depois de sua conversão. Vejamos como ele a coloca: Por isso, também eu dou graças contínuas a Deus, porque, quando vocês me ouviram falar a Palavra de Deus, vocês a receberam não como palavra de homens, mas, como Ela é, na verdade, a Palavra de Deus, com a Qual, Ele vai operando eficazmente em todos vocês que foram, por Ela, levados à fé. 1 Tes 2:13. Paulo encarnava a Palavra de Deus e a pregava.

   Notem que foi "a Palavra Falada". Isso era tudo o que eles tinham, a Palavra Falada por Paulo, por Pedro, por João, ou qualquer um dos Apóstolos. Foi Deus falando através de lábios humanos. O Espírito Santo inspirava os seus vasos de barro e falava encarnando a Palavra em suas mentes e corações. Nesse tempo, a Palavra ainda não tinha sido posta na forma escrita. Não havia a Escritura do Novo Testamento, mas havia a Palavra viva e vivida em pele humana. Não era uma questão de simples "decoreba".

   Agora pode-se entender melhor Atos 19:20, dizendo: ah! o grande avivamento em Éfeso foi a expansão da Palavra Falada. Lucas sintetiza os fatos, sinalizando um dos mais interessantes da história da igreja: Assim crescia poderosamente a Palavra do Senhor e prevalecia. Era a Palavra Falada agindo na vida das pessoas que a ouviam.

   A revelação paulina só foi conhecida por aqueles que o tinham ouvido falar. Durante anos não houve escrito apostólico. A igreja nutria-se pela pregação promovida pelos apóstolos e eles compartilhavam o que o Espírito lhes dava cada dia para atender as emergências do momento, tendo como pano de fundo as Escrituras do Antigo Pacto.

   É fato inquestionável que o Cristianismo será sempre o que a Palavra diz sobre assuntos como: a Redenção, o Corpo de Cristo ou a Nova Criação. Tornamo-nos, pois, os participantes da suficiência de Cristo na medida em que a Palavra de Deus prevalece e age eficazmente em nós sob a revelação do Espírito Santo. Apesar da importância ímpar das Escrituras, - a Palavra, na verdade, é Cristo revelado em nós.

   A Palavra de Deus é presente conosco e em nós, falando a mensagem viva de Deus aos nossos corações com o sotaque de nosso Pai Amoroso. A Palavra foi, é e será sempre o Agora Divino. É a Sua Palavra para mim hoje. É Sua voz neste momento; a Sua última e atual mensagem para a minha vida agora e em cada momento da existência.

   Ela se torna uma realidade viva em meu coração como o motivo da minha existência em novidade de vida. Ela se torna uma expressão viva nos lábios de quem o Amor veio fazer morada. A Palavra não tem nenhum valor ou qualquer poder sobre os lábios daqueles cujas vidas estão fora da união com Cristo crucificado e ressurrecto e que vivem no reino finito da mera razão.

   A Palavra de Deus torna-se nossa missão ilimitada. Sua Palavra é o que Deus é. É a mente da Trindade em ação. É a Vontade do Deus único, Soberano, mas coletivo. Ela mostra o caminho da intimidade relacional com a Trindade. A Palavra é Deus falando conosco de modo pessoal e nos atraindo a Ele. E você deve perceber que isso é sempre no tempo presente, pois a eternidade é um presente continuo.

   Além disso, a Palavra de Deus é o Pão do céu que nos alimenta diariamente. É pão para os nossos espíritos. O homem não vive só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4:4. O texto não está dizendo: a palavra que procedeu da boca de Deus. Não é passado. É um presente contínuo. O maná guardado do dia anterior apodrecia. A Palavra de Deus é sempre nova e renovadora.

   Cristo é o Logos que se fez carne. É a Palavra que se humanizou para poder alcançar a humanidade alucinada com a ambição de ser como Deus. Nesta condição de carne, o Verbo foi até à cruz, a fim de crucificar o velho Adão, e, assim, tornar possível a encarnação da Palavra em cada um dos que vierem a crer por meio da Palavra. Portanto, não é uma questão de memorização da Bíblia, mas da incorporação da Palavra.

   Quando alguém confessar a Palavra, movido pelo poder do Espírito Santo: eu estou crucificado como Cristo; logo já não sou eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim, então, podemos admitir que houve uma real encadernação do Logos em pele humana. Não há como negar que, de algum modo, houve a incorporação do Verbo da vida Divina na biografia dos filhos de Deus.

   Aleluia, porque Cristo já me crucificou, para, em seguida, tornar-se a nova vida em mim. O Logos encarnado, encadernado em pele humana é Cristo vivendo em mim. E você? É assim que você crê? Cristianismo é a vida de Cristo em nós.

   Só para meditar. Alguém já disse: - talvez eu e você, que, pela graça do Pai, viemos a crer em Cristo como nossa morte e ressurreição, sejamos a única "Bíblia" que muitos irão ter contato. E aí! Como fica agora essa leitura? Age, ó Pai, em nós, por Tua eterna misericórdia, para que expressemos a vida do Teu Filho. Amém.

 

* Glenio Paranaguá é pastor na 1ª Igreja Batista de Londrina.

 

Site: www.piblondrina.com.br
Data: Quinta-feira, 11/12/2014

 

 

O Logos Encarnado,
Encadernado em Pele Humana

_________________

Por Glenio Fonseca Paranaguá