Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Vida Eterna
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
   Você não precisa esperar pelo fim. Eu, aqui e agora, sou a Ressurreição e a Vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viverá. Qualquer um que vive crendo em mim não irá morrer em definitivo. Acredita nisso?João 11:26.

...Jesus disse que Ele é a ressurreição e a vida, quando colocou na frente da vida, a ressurreição, isto significando que houve uma morte antes, uma vez que, a ressurreição é um fato que procede da morte. Não há ressurreição, sem morte, nem morte, sem vida.

...Ser cristão é uma questão de vida, morte e vida. Precisamos, antes de tudo, que nasçamos, neste mundo, para que possamos ser gente. Embora, toda gente nasça neste mundo portando uma vida bios, isto é, a vida do corpo, bem como a vida psique, ou seja, a vida da alma, porém, estas vidas encontram-se maculadas pelo pecado. Portanto, para que possamos nascer de novo, é preciso que a vida psique ou a vida da alma morra.

...A matéria encontra-se contaminada pela queda, e a alma, escrava do pecado. A vida bios vai continuar sob os efeitos da queda até a regeneração do corpo, quando o Senhor retornar para buscar os Seus, mas a vida psique precisa morrer sob os efeitos do sacrifício de Cristo Jesus crucificado. Não há lugar para a alma caída na Casa de Abba.

...O velho homem, o escravo do pecado, se nutre desta tal vida psique. Talvez, por isso, Jesus tenha dito com o sotaque dessa paráfrase: se você amar a sua psique, você vai se perder eternamente, mas se perder a sua vida psique, você vai ser realmente preservado por meio da vida zoe eterna. João 12:24. É uma questão de troca de vida.

...A vida da alma ou a vida do ego precisa ser extinta juntamente com Cristo na cruz e, em seguida, ganharmos a nova vida por meio da ressurreição com Cristo. Todavia, todo aquele que crer, continuará vivendo no corpo movido a bios, sujeito aos efeitos da queda.

...Há três palavras gregas para vida na Bíblia: bios, a vida física; psique, a vida da alma e zoe, a vida que dá vida ao espírito que encontrava-se morto por causa do pecado. Portanto, para alguém ser transformado em um cristão é preciso primeiro morrer com Cristo na cruz, perdendo a vida psique, e, em seguida, ser ressuscitado, pelo poder do Espírito Santo, com a vida zoe de Cristo ressurrecto.

...A ordem então, é: nós nascemos com as vidas bios e psique, depois pela obra de Cristo, morre a psique na cruz e renascemos com a zoe. Bios + psique = homem natural. Bios - psique + zoe = homem espiritual. Há uma substituição da vida psique pela zoe.

...O velho homem, o escravo do pecado, foi crucificado com Cristo, mas o nosso corpo, isto é, a nossa natureza terrena, também denominada de carne, permanece viva. É neste campo que, mediante a ação do Espírito Santo, nós, que fomos regenerados pela graça, podemos mortificar os feitos da carne. Se vocês se apegarem essa parte carnal e pecadora, vão morrer espiritualmente. Mas se, pelo poder do Espírito, vocês mortificarem essas ações pecadoras do corpo, vocês vão viver. Romanos 8:13.

...Alguns defendem: uma vez regenerados, nunca mais estamos sujeitos a pecar. Outros, que nada entendem da graça de Deus, argumentam: “Se Deus é misericordioso, então, devemos continuar pecando para recebermos mais e mais graça. ”Nem uma coisa, nem outra. O pecado é algo seríssimo e deve ser tratado pela raiz, na cruz, com Cristo.

...Aqueles que confiaram em Cristo e foram identificados com Ele na cruz, em Sua morte, sepultamento e ressurreição, pelo poder do Espírito Santo, como retratado através do ato do batismo, têm a sua velha vida já enterrada. Neste caso pode-se contá-los como mortos que andam em novidade de vida, ou seja, andam com a vida da ressurreição.

...Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo mostra que ser cristão é uma questão de escravidão ou liberdade. Quem é o seu senhor, Jesus Cristo ou a antiga pisque? É certo que você não está sob a autoridade da lei de Moisés, mas isso não significa que você tem liberdade para quebrar a lei moral de Deus.

...A sua existência no espírito pressupõe um câmbio de senhorio. A vida do ego foi substituída pela vida de Cristo. Ainda que você e eu tenhamos uma vida biológica que dá fôlego ao nosso corpo, quem governa o nosso modo de ser é a vida da ressurreição.

...Você e eu, que cremos no Senhor, por meio da graça, estamos entregues ao Seu senhorio. O Senhor pagou duramente a nossa conta, para sempre, e nos tornou, para sempre, Seus escravos, porém, essa escravatura só promove a liberdade. Ser cristão é uma questão perfeita e plena de liberdade. Não somos mais escravos do pecado.

...Deus não nos criou para o pecado, nem nos salva para que vivamos no pecado. Embora Deus perdoe os pecados de Seus filhos, Ele não faz parar as consequências dolorosas do pecado em suas vidas. Os prazeres do pecado nunca são compensados pelo salário do pecado. O pecado não vale a pena!

...Gosto da maneira como Eugene Peterson traduz esse texto de Paulo da carta aos Colossenses, na Mensagem: a velha vida de vocês está morta. A nova vida é a vida real — ainda que invisível aos espectadores — com Cristo em Deus. Ele é a vida de vocês. Quando Cristo, a verdadeira vida, aparecer de novo aqui na terra, o ser verdadeiro e glorioso de vocês vai se manifestar também. Enquanto isso, estejam contentes com a obscuridade, como Cristo. Colessenses 3:4.

...Fica claro que não foi bios, a vida que morreu, mas, a que perdemos na cruz com Cristo foi a psique que nos tornava independentes de Deus. Agora que a psique encontra-se morta para o pecado, pela morte de Cristo e nós vivos para Deus, pela zoe de Cristo, podemos mortificar os feitos da carne, levando o morrer de Jesus em nossos corpos.

...Para o apóstolo Paulo, na versão, A Mensagem, a coisa fica claríssima: Mais claro que isso, impossível. Nosso velho modo de viver foi pregado na cruz com Cristo, um fim decisivo para aquela vida miserável de pecado.

...Não estamos mais à mercê do convite do pecado! Cremos que, se estamos incluídos na morte de Cristo, que venceu o pecado, estamos incluídos também em sua ressurreição, que nos traz vida.

...Sabemos que, quando Jesus foi levantado dos mortos, isso foi um sinal de que a morte não seria mais o destino final. Nunca mais ela terá a última palavra. Quando Jesus morreu, ele levou o pecado consigo. Agora vivo, ele traz Deus a nós.

...De agora em diante, devemos pensar assim: o pecado fala uma língua morta que nada significa para nós; Deus fala a nossa língua materna, e entendemos cada palavra. Vocês estão mortos para o pecado e vivos para Deus. Foi o que Jesus fez. Romanos 6:6-11. Será que temos algo mais claro do que o Evangelho de Cristo?

...A ilustração mais vívida de Romanos 6 é a de Lázaro, em João 11. Jesus o levantou dentre os mortos, restituindo a bios, e, em seguida, disse: Solta-o e deixai-o ir, João 11:44. Lázaro saiu da sepultura, se livrou das vestimentas, e começou uma nova história, ainda que ele tivesse continuado com a vida psique. O seu caso não foi de ressurreição, mas de ressuscitação. Todavia, ele é um tipo de vida restaurada.

...O povo de Deus tanto está ”morto” para o pecado, como está ”vivo” para Deus, pela fé na Palavra. Trata-se, portanto, de uma existência de morte e vida num processo de restauração. Enquanto levamos o morrer de Jesus em nossos corpos, a Sua vida vai se manifestando em nossos espíritos regenerados.

...Todavia, há uma coisa que precisamos entender: os nossos corpos ainda não foram regenerados. Eles pertencem à natureza que encontra-se caída. A matéria, ainda que não seja má em si mesma, ela está sujeita às influências do pecado. Por isso, temos uma natureza terrena que precisa ser mortificada, todavia, somente a nova criatura pode, pelo Espírito, fazer isto. O velho homem nunca fará morrer quem o financia.

...Adão tinha uma natureza terrena perfeita, antes do pecado, mas pecou. Dai em diante, ele passou a ter um ser pecaminoso, chamado de velho homem, habitando em um corpo portador de uma natureza caída. Depois do pecado de Adão todos nós já nascemos neste mundo com uma natureza caída, habitada pelo velho homem, o servo do pecado.

...Quando Cristo se encarnou no Jesus histórico, Ele veio pela fecundação do óvulo da mulher, que fazia parte da natureza caída, mas não era portador do velho homem, uma vez que, sua encarnação não dependeu do esperma de Adão. Mas quando Cristo foi para a cruz, Ele atraiu o velho homem dos Seus eleitos e assim o crucificou com Ele.

...Todos os filhos de Deus têm o seu velho homem crucificado com Cristo, embora continuem com uma natureza terrena caída e sujeita à tentação, podendo ainda cair em pecados. Todavia, estas e somente estas novas criaturas podem, pelo Espírito de Deus, fazer morrer a natureza terrena, pois a vida ressurrecta que está nelas, habilita-as, pela graça, a mortificar os feitos do corpo.

...Assim, mortos para o pecado juntamente com Cristo, tendo o nosso velho homem crucificado, podemos fazer morrer a nossa natureza terrena, levando sempre o morrer de Jesus em nossos corpos mortais, para que a vida de Jesus se manifeste em nosso modo de viver diário. Repetindo: só a nova criatura pode mortificar a natureza terrena. Amém.

 

 

Site: http://www.palavradacruz.com.br
Data: 06/07/2014

 

 

 

Uma questão de Morte e Vida
_________________

Por Glenio Fonseca Paranaguá