Menu

Home
Artigos
Literaturas
Revistas
Vídeos

Expediente

Quem Somos?
Saiba mais...

Em que Cremos...
Saiba mais...

Contato, Dúvidas e mais Informações?
Clique aqui...

Revista Cristã Última Chamada. Todos os direitos reservados.
Sistema de busca interna

 

 

Artigos

A Medida em que a Maldição
é Encontrada


Por John Crawford
*
________________


Tradução e adaptação textual por
César Francisco Raymundo


...Em um artigo anterior, mencionei que "antes que possamos discutir o evangelho do pacto, precisamos esclarecer algumas questões preliminares importantes". São às questões tratadas com a aplicação da lei de Deus a todos os povos e nações. Com essas questões, eu gostaria de brevemente apresentar algumas reflexões sobre pregar todo o Evangelho de Cristo, à luz desta época do Natal. Permita-me começar com a letra de um hino de Isaac Watts que é tão freqüentemente cantado e comentado nesta época do ano.

...Alegria para o mundo, o Senhor está vindo!
...Deixe a terra receber seu rei ...

...Alegria para a Terra, o Salvador reina! ...

...Não mais deixará os pecados e tristezas crescer,
...nem espinhos infestarem a terra;

... Ele vem para fazer Suas bênçãos fluir
...Lançará longe a maldição quando for encontrada,
...e distante ficará a maldição quando for encontrada,
...a medida em que, tanto quanto, a maldição for encontrada.

...Assim, a pergunta é: o quão longe está a maldição quando for encontrada? São as consequências da maldição limitada à depravação dos corações dos homens? Claro que não. Toda a criação caiu devido ao pecado de Adão. Não há uma área em toda a vida que não tem sofrido as consequências da queda. Outra questão relacionada com o hino acima seria se existe alguma área em toda a vida sobre o qual Cristo não reina? A resposta é a mesma. Claro que não.

...As conseqüências da queda atingiram todos os cantos dessa coisa que chamamos vida. Cristo reina atualmente como Rei sobre esta mesma extensão abrangente. Este reinado se manifesta na história através do poder do Espírito Santo. No entanto, muitos de nossos esforços missionários têm um alcance limitado. Eles trabalham para ver as almas dos homens convertidos, mas param de fornecer orientação bíblica para mudar toda a sociedade em torno deles. O que a sua conversão significa para sua família? E sobre os seus negócios? Seu lazer? Sua comunidade? Questões políticas locais e nacionais? Muitas vezes, somos informados de que a Bíblia não trata especificamente dessas chamadas áreas seculares da vida.

...Talvez, esse alcance limitado é um resultado direto do entendimento de que a igreja irá falhar na história. A maioria dos cristãos evangélicos acreditam que o mundo como o conhecemos vai continuar se degradando até a hora em que Jesus vem para resgatá-lo. Se esta é a crença da igreja hoje, então a conseqüência natural é um evangelismo que busca resgatar tantas almas quanto possível até o dia do julgamento.

...Poucas coisas nesta vida têm mais influência sobre nossas ações no presente do que a nossa visão do futuro. O que acreditamos sobre o futuro acabará por guiar nossas ações no presente. Em grande parte do mundo evangélico de hoje, isso é exatamente o que estamos testemunhando em termos de esforços missionários. Nós estamos pregando um evangelho que acreditamos que pode mudar a alma de um homem, mas, em seguida, chega a permitir que a alma convertida pare de influenciar todas as áreas do mundo que a rodeia. É tempo de desafiar tanto a teologia bem como a lógica dessa posição.

..."Temos pregado um evangelho resumido. Temos descontado o poder do Espírito Santo, deste lado do céu. O que precisamos é o evangelismo de alta potência que leva todo o evangelho ao mundo. Sem todo o evangelho e uma compreensão do crescimento institucional e sucesso provocado pela obediência ao pacto, inerentemente iremos dizer que os pagãos herdarão a terra ao longo do tempo até ao tempo de julgamento final, quando Cristo vier para efetuar o que o Espírito Santo não poderia através de sua igreja".[1]

...A questão é que a obra do Espírito Santo na história é tão abrangente quanto o reinado de Cristo. Eles são abrangentes por causa da extensão da queda, pois o pecado tocou em tudo. Por sua vez, a redenção de Cristo também toca em tudo. Isso acontece no tempo e no espaço. Isso acontece na história.

..."Como isso acontece? Nós suspeitamos que é assim: a igreja evangeliza, o Espírito Santo convence do pecado, e as pessoas são convertidas. Com o tempo, essas pessoas buscam definir as regras de suas casas para refletir o caráter de Deus, e trabalham em sua igreja para fazer o mesmo. Mas elas não param por aí, pois procuram fazer o mesmo em sua comunidade. Elas trabalham dentro das hierarquias estabelecidas em cada área da vida para trazê-los ao senhorio de Cristo".[2]

____________

Poucas coisas nesta vida têm mais influência sobre nossas ações no presente do que a nossa visão do futuro. O que acreditamos sobre o futuro acabará por guiar nossas ações no presente.

_____________

 

...Especificamente, isso acontece por meio das instituições ordenadas por Deus, ou seja, para a família, a igreja e o estado. Quer conscientemente ou não, um missionário procura fazer uma nação cristã para fora do país em que está ministrando. Enquanto ele ensina a palavra de Deus para os convertidos, eles trabalham sua salvação em todas as áreas de suas vidas. Assim eles vivem uma vida diferente no trabalho. Eles votam de forma diferente. Eles alocam seu tempo e dinheiro de forma diferente. Simplificando, eles governam a si mesmos de acordo com a lei da aliança de Deus. Eles mudam a maneira como eles governam suas famílias. Com o tempo, a obediência de uma multidão de convertidos traz mudanças na lei civil. Em última análise, não vemos nada menos do que os indivíduos, igrejas, famílias e até mesmo nações que operam em aliança com Cristo.

..."Deixe a terra receber seu Rei". Se alguém reconhece ou não, Cristo é o Rei de toda a criação. Ele é Rei sobre todos os homens. Os esforços missionários espalham o evangelho de Jesus Cristo, a fim de ver os homens reconhecerem abertamente ou professarem a realeza de Cristo sobre eles. Isto é o que os missionários alegam. Ao fazerem isso, eles mudam suas famílias, comunidades e, finalmente, suas nações através do poder do Espírito Santo. Através de seus representantes e instituições. O reinado de Cristo sobre toda a criação se manifesta pactualmente na história. Esta manifestação histórica traz bênçãos que fluem à medida em que a maldição seja encontrada. Esta manifestação vai continuar até que todos os Seus inimigos forem postos debaixo de seus pés (1ª Coríntios 15:25). Esta vitória ocorreu definitivamente na cruz. Ela ocorre progressivamente na história. Acontecerá final e perfeitamente no final do tempo. "E não haverá mais maldição, mas o trono de Deus e do Cordeiro estará nela, e os seus servos o servirão" (Apocalipse 22:3).

_____________

Nós estamos pregando um evangelho que acreditamos que pode mudar a alma de um homem, mas, em seguida, chega a permitir que a alma convertida pare de influenciar todas as áreas do mundo que a rodeia. É tempo de desafiar tanto a teologia bem como a lógica dessa posição.

___________

...Portanto, neste ano, você tem a oportunidade de cantar frequentemente a canção [de Isaac Watts], e de contemplar o poder abrangente do evangelho para mudar tudo. Permita uma paixão sincera surgir da pura confiança no trabalho do Espírito Santo, deste lado do céu. Alegria para o mundo, o Senhor está vindo!

 

Fonte: www.americanvision.org
Acessado dia 06 de Janeiro de 2014


* Saiba mais sobre John Crawford clique aqui

_____________________________
Notas:

1. John Crawford, o Batismo não é suficiente: Como Entendimento Aliança de Deus explica tudo (Powder Springs, GA Americana Visão Press, 2013)., 136

Ibid, 34.

_____________________________
Mais Informações:

Saiba tudo sobre Arrebatamento, Escatologia, Armagedom, Profecia Bíblica, Fim dos Tempos, Últimos Dias e a Volta de Jesus acessando o site da Revista Cristã Última Chamada. Site: www.revistacrista.org

Artigos relacionados:

O "agora" e o "ainda não" da ...Escatologia Bíblica

Apesar de Tudo Cristo ...Triunfará

Material recomendado:

t

Tópicos relacionados:

Escatologia

Fim do Mundo

Geração, Última

Preterismo

Reflexões Escatológicas

Segunda Vinda de Cristo