Menu

Home
Artigos
Literaturas
Revistas
Vídeos

Expediente

Quem Somos?
Saiba mais...

Em que Cremos...
Saiba mais...

Contato, Dúvidas e mais Informações?
Clique aqui...

Revista Cristã Última Chamada. Todos os direitos reservados.
Sistema de busca interna

 

 

Artigos

O Cristão não Acredita na Imortalidade da Alma?*

Por Pr. Ed René Kivitz **
________________

 


O homem

.. Levei um tempo para me dar conta de que o cristão, ao contrário dos espíritas e hindus, não acredita na imortalidade da alma. O cristianismo não ensina a imortalidade da alma, ensina a ressurreição. O que não morreu, não pode ressuscitar. Quem acredita na ressurreição, necessariamente deve acretidar na realidade da morte.

...A ideia da imortalidade da alma não é cristã, é grega. É a crença no dualismo espírito-matéria que compreende o corpo como “prisão da alma”, como acreditava Platão. O corpo é o invólucro da pessoa, cuja essência é o espírito. Nessa compreensão, na morte, o espírito se desprenderia do corpo e poderia, então, caminhar rumo à sua plena realização. O espiritismo vai pegar essa ideia e dizer que a reencarnação do espírito é o caminho do aperfeiçamento.

...Mas a Bíblia ensina diferente. A antropologia bíblica, entretanto, apresenta o ser humano como uma unidade corpo/espírito, que atende pelo nome de alma vivente. A alma não é um terceiro elemento, como café (corpo), leite (espírito) e canela (alma). A alma é o nome do conjunto corpo (café) e espírito (leite). A alma é o café com leite, misturados originalmente com intenções definitivas.

..."Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente". [Gênesis 2.7]

...A morte é a separação entre corpo e espírito e, justamente por isso, é a destruição da pessoa. A Bíblia não considera que “o espírito é a pessoa”, e que quando o corpo morre a pessoa continua viva, pois o espírito se desprende do corpo e atinge sua plenitude. A Bíblia não considera que exista pessoa sem corpo. Na verdade, uma “pessoa sem corpo” é um defunto, está morta.

...A esperança cristã, portanto, não é a imortalidade da alma, mas a ressurreição. A ressurreição é a vitória total, a reintegração perfeita das facetas humanas que nunca deveriam ter sido separadas pela morte.

...Na ressurreição, a pessoa que estava morta voltará à vida. E esta vida não será apenas “em espírito”, pois terá um corpo – não existe pessoa sem corpo.

..."Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual [...] Eis que eu lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”. [1Coríntios 15.42-44, 51-54]

...A partir dessa concepção antropológica: o ser humano é uma unidade corpo-espírito, podemos concluir que não pode haver separação entre cuidar do corpo ou do espírito, pois cuidamos mesmo é da pessoa, que chamamos de “homem todo”. A ação que se destina apenas ao cuidado do espírito de um ser humano, na verdade é uma ação voltada ao não-homem, pois não existe “só o espírito”. Ou existe uma pessoa: unidade corpo-espírito, ou não existe pessoa, isto é, existe uma “não pessoa”, um “não-homem”, um “não-ser humano.

A salvação

...O conceito antropológico nos remete ao conceito bíblico de salvação. O que está sendo salvo? Será que a salvação é apenas para o espírito? Evidentemente que não. A salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo é para seres humanos, e seres humanos são a unidade corpo-espírito.

...Devemos concordar com Jung Mo Sung quando diz que “a espiritualidade cristã tem a ver com a vida concreta das pessoas. Se não tivesse, ela não teria utilidade para nós humanos, mas só para seres não-materiais [...]. Nós humanos somos seres corporais e, por isso, uma espiritualidade que não possa ajudar a viver uma vida feliz tem que ter relação com questões corporais e materiais.
......[Um caminho espiritual para a felicidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p.39]

...É isso o que quer dizer a expressão do hino em epígrafe:

...Meu Cristo veio prá nos remir
...O homem todo, sem dividir
...Não só a alma do mal salvar
...Também o corpo ressuscitar

...Parafraseando Ortega Y Gasset, podemos dizer que Jesus é Salvador do “homem e suas circunstâncias”, que engloba a vida em suas dimensões física, psico-emocional, espiritual, social, econômica, política e outras.

...É por esta razão que o Novo Testamento chama de salvação tanto a cura do corpo quanto o perdão para os pecados [Mateus 9.1-8]; tanto a ressurreição do corpo [João 11] quanto a superação do poder do dinheiro [Lucas 19.1-10]; tanto a libertação do cativeiro dos espíritos diabólicos quanto a reintegração social [Marcos 5.1-20].

...A salvação, portanto, não se resume à experiência do céu após a morte. Jesus não convocava pessoas para que se credenciassem para o céu após a a morte, mas para que se comprometessem com o reino de Deus de imediato, antes mesmo da morte [Mateus 6.33; Mateus 13; Marcos 1.14,15]. A salvação é a experiência da rendição da vida toda à
autoridade de Jesus Cristo, o Senhor [Romanos 10.9,10]. A vida sob a autoridade e senhorio de Jesus Cristo implica a transformação de todas as dimensões da existência humana a partir de agora e aqui na terra.

 

* O título é do editor da Revista Cristã Última Chamada.

** Saiba mais sobre Ed René Kivitz clique aqui

Fonte: Vinho Novo, Odres Novos - Guia de Estudo 06, IGREJA BATISTA DE ÁGUA BRANCA, pg. 02 - © 2010 Ed René Kivitz.

 

_____________________________
Nota do Editor:

Nós da Revista Cristã Última Chamada cremos na existência da alma (parte imaterial do homem = espírito e alma) após a morte, mas não chamamos isto de "imortalidade da alma". Chamar a existência continuada da alma após a morte de "imortalidade da alma" é um uso descuidado e antibíblico da palavra "imortal". Sugerimos a leitura do texto em nossos arquivos chamado A Imortalidade da Alma escrito pelo Rev. Ronald Hanko.

_____________________________
Mais Informações:

Saiba tudo sobre Arrebatamento, Escatologia, Armagedom, Profecia Bíblica, Fim dos Tempos, Últimos Dias e a Volta de Jesus acessando o site da Revista Cristã Última Chamada. Site: www.revistacrista.org

Artigos relacionados:

Porque não Creio em um "estado intermediario" entre a Morte e a Ressurreição?

Imortalidade da Alma ou Ressurreição da Vida?

Do Estado do Homem depois da Morte e da Ressurreição dos Mortos

A Parábola do Rico e Lázaro e as Almas Debaixo do Altar

Algumas Passagens Ensinam que os Mortos estão Inconscientes?

t supo